Boletim Informativo nº 05/2025

No Perímetro Monárquico de Nabucodonosor
“Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano.”
Daniel 3:24-25
Quando saíram da fornalha, a cúpula monárquica se juntou ao redor deles “e viram que o fogo não os havia tocado. Nem um fio de cabelo na cabeça deles estava chamuscado, e suas roupas não estavam queimadas. Nem sequer tinham cheiro de fumaça” (Daniel 3:27, NVT). O povo de Deus canta: “Esta paz que eu sinto em minha alma, não é porque tudo me vai bem. Esta paz que eu sinto em minha alma, é porque eu sirvo a quem me é fiel.” É a paz do Senhor Jesus Cristo, que tem dito ao seu povo: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27). E o Mestre também nos adverte sobre a realidade das aflições neste mundo: “No mundo, passais por aflições” (João 16:33). À semelhança dos companheiros de Daniel, muitas vezes nos vemos dentro das fornalhas das aflições, em circunstâncias extremamente adversas. Mas o que importa para nós nestas ocasiões não é a mudança da situação, mas sim, o que Deus fará no meio dela. Importa também a nossa reação diante dela e o que faremos no epicentro dela. Nabucodonosor baixou um decreto em que quem não se prostrasse diante da imagem de ouro que levantara, seria jogado na fornalha de fogo (Daniel 3:10-11). Os companheiros de Daniel não se dobraram. Desafiaram firmemente o poderoso monarca, dizendo: “Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Daniel 3:16-18). Professaram lealdade absoluta a Deus. Furioso, o monarca ordenou que os servos do Deus Altíssimo fossem lançados “na fornalha de fogo ardente” (Daniel 3:20). Mas o poder de Deus os acompanhou e sua poderosa mão extinguiu a violência do fogo. Se Deus quiser mudar a circunstância, Ele muda, mas o que importa não é exatamente a mudança, mas a maneira como reagimos e agimos diante das adversidades. Açoitados e presos, Paulo e Silas cantavam louvores em Filipos. E Deus, por meio de um terremoto, abalou os alicerces da prisão, abriu “todas as portas, e soltaram-se as cadeias (correntes) de todos, e abalou também o coração do carcereiro que se entregou ao Salvador, “e ele e toda a sua família se alegraram por crerem em Deus” (Atos 16:26 e 34, ARA e NVT). Não olhe as circunstâncias, olhe firmemente para Jesus, “o Soberano dos reis da terra” (Apocalipse 1:5).
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar: 1) Agradecendo as bênçãos recebidas; 2) Intercedendo pelos pastores, missionários, presbíteros, diáconos, lideranças e professores da igreja; 3) Intercedendo pelas famílias, pelos enfermos, pelos que enfrentam problemas, pelos fracos na fé; 4) Pedindo direção para os projetos pessoais, pelos projetos da igreja como reformas e pelo Colégio Simonton; 5) Suplicando por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
À partir das 20h00 estudo bíblico com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster. Na próxima terça-feira o tema será a pergunta nº 03 do BCW.
Quinta-Feira
À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Ainda não temos local para o dia 06/02. Dia 27/02 será na casa dos irmãos Sérgio e Thaís. Restam abertas as datas de 06, 13 e 20/02. Pode ser na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Fale com o presbítero Jorge Marques ou pelo telefone da igreja – números de contato na página 01 do boletim.
Domingo
Às 9h00 Escola Bíblica. Classes para adultos, jovens, adolescentes e crianças – cada um com seu curriculum e com aulas em sua própria linguagem. Hoje nossa Escola Bíblica já seguirá os novos parâmetros (abertura às 9h00, início das aulas às 9h15 e retorno para encerramento no templo às 10h00). Excepcionalmente os adolescentes permanecerão com os jovens neste domingo.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o tema será “A Firmeza do Crente Diante das Adversidades” – Daniel 6.15). Este domingo temos Santa Ceia: prepare-se para este importante momento de comunhão com o Senhor e com a igreja. Reserve um tempo pessoal com Deus antes de vir para o culto. Ore ao Senhor por discernimento pessoal e venha comer do pão e beber do cálice!
Catecismo Maior de Westminster
148. Quais são os pecados proibidos no nono mandamento? Os pecados proibidos no nono mandamento são tudo o que prejudica a verdade, ou a boa reputação do nosso próximo, ou a nossa própria, especialmente em julgamentos públicos; dar falso testemunho, suborno, perjúrio, chamar falsidade de verdade ou verdade de falsidade, falar injustamente contra alguém, caluniar, detratar, murmurando ou escarnecendo, provocação ao próximo, julgar mal, suspeitar falsamente, espalhar rumores ou acusações falsas, encobrir a verdade, permanecer calado quando a verdade deveria ser dita, e falar a verdade injustamente ou fora de contexto; mentir, bajular, vangloriar-se, difamar, zombar, insultar, menosprezar, ou prejudicar a reputação do próximo; esquecimento da boa reputação alheia, e falta de interesse nela; interpretação maliciosa de intenções, palavras e ações; comportamento imprudente ou sem fundamento; tratar os outros injustamente, rejeitar e relutar em ouvir uma defesa justa, e castigar os inocentes. Êxodo 20:16; Levítico 19:11; Mateus 7:1; Mateus 12:36; Lucas 3:14; João 8:44; Atos 23:5; Romanos 1:29; 1 Coríntios 13:5; Efésios 4:25; Colossenses 3:9; 2 Timóteo 3:3; Tiago 4:11; Tiago 5:12; 1 Pedro 2:1.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Sociedades Internas
A diretoria da UPA informa que: haverá programação na casa do Isaque no sábado – maiores informações serão passadas pela diretoria. Convocação: todos os adolescentes estão convocados para reunião plenária dia 09/02, após a escola bíblica, para elaboração da agenda de 2025 e eleição de membro para ocupar a 2ª secretaria. Não falte.
A diretoria da SAF convoca todas as sócias para reunião plenária dia 09/02, às 17h00, na igreja. Também haverá departamental dia 21/02 na residência da irmã Verônica. Endereço será informado via WhatsApp.
A diretoria da UMP convoca todos os jovens para culto de abertura dos trabalhos de 2025 no dia 15/02, às 19h com o tema “Cancelamento e Cultura de Ódio: Como o Cristão Deve Responder?” O convite para o culto é extensivo a todos os membros da igreja.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 03 a 09/02
- Terça: Raphael.
- Quinta: Edmar.
- Visitas: Dênis e Thiago.
- Domingo: Samuel e Manoel.
Liturgia do Culto Noturno
- Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 8.
- Oração de invocação (dirigente).
- Leitura bíblica (todos) – Salmo 19
- Louvor – Hino nº 11.
- Leitura bíblica (responsiva) – Tiago 4.1-10.
- Oração de contrição (confissão de pecados).
- Louvor – Hino nº 71.
- Leitura bíblica (responsiva) – Tiago 5.13-15.
- Oração intercessória (pastor).
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos – Deuteronômio 14.22-25.
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças.
- Pregação pelo reverendo Marthon Mendes – Tema: “A Firmeza Do Crente Diante Das Adversidades” – Daniel 6.15.
- Louvor – Hino nº 303.
- Oração final e despedida.
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (02 a 08/02)
Dia 03/02 Carlos Henrique Moreschi de Carvalho.
Dia 03/02 Jorge Afonso Marques de Souza.
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro usando o QR code ao lado.
País de Oração da Semana: Liechtenstein
Embora Liechtenstein seja um país predominantemente católico, há uma presença de cristãos protestantes reformados que buscam viver e compartilhar sua fé. Oremos para que esses irmãos sejam fortalecidos em sua caminhada espiritual e que suas comunidades cresçam em número e fé. Peçamos a Deus que abra portas para o diálogo inter-religioso, promovendo compreensão mútua e respeito entre diferentes tradições cristãs. Que o Senhor conceda sabedoria às lideranças protestantes reformadas locais, capacitando-as a testemunhar o amor de Cristo de maneira relevante e eficaz. Intercedamos também pelas autoridades governamentais, para que garantam liberdade religiosa plena a todos os cidadãos.
Fonte: Fundação Pontifícia ACN
