Boletim Informativo nº 08/2025

O perdão de Deus
“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.”
Isaías 1:18 (ARA)
O meu objetivo com a presente mensagem é mostrar que o perdão de Deus se aplica a qualquer pecado ou pecador. O perdão divino é suficiente para o mentiroso, como exemplificado pela conduta de Abraão (Gênesis 12:11-13; 20:2). Aquele que é “Santo, santo, santo” chamou Abraão de “meu amigo”, e lemos a seu respeito: “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo. Ele até foi chamado amigo de Deus!” (Isaías 41:8, ARA; Tiago 2:23, NVT). O perdão de Deus também se estende aos assassinos e adúlteros, como na história de Davi em 2 Samuel 11. Em 2 Samuel 12:13, lemos que Davi reconheceu seu pecado, e, através do profeta Natã, Deus lhe disse: “O SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.” O próprio Deus afirma sobre Davi: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (Atos 13:22). Cito ainda os facínoras e malfeitores, como o ladrão da cruz (Lucas 23:39-43), que pediu a Jesus que se lembrasse dele, e o bondoso Redentor lhe respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23:43). O perdão de Deus também se aplica ao “blasfemo, perseguidor e insolente” (1 Timóteo 1:13), referindo-se ao apóstolo Paulo, que se considerava o pior dos pecadores (1 Timóteo 1:15, NVT). Deus não apenas o perdoou, mas o transformou em um monumento à obra missionária, um dos maiores plantadores de igrejas da história do cristianismo e um modelo de redenção para os demais. Se Deus perdoou “o principal” dos pecadores, Ele pode perdoar qualquer um (1 Timóteo 1:16). No entanto, é fundamental lembrar que os perdoados são chamados à santidade, a um viver irrepreensível perante Deus (Efésios 1:4). Após conceder o perdão, Deus apresenta ao pecador uma solene advertência: “Vai e não peques mais.” (João 8:11). Encerro destacando uma característica extraordinária do perdão de Deus. Você se lembra que, anos atrás, o Presidente da República concedeu indulto a um Deputado, mas uma corte o revogou. O perdão de Deus, contudo, é absolutamente irrevogável. O inferno, com todas as suas tropas, jamais foi capaz de anular qualquer decreto divino! Lemos em Romanos 11:29: “As bênçãos de Deus e o seu chamado jamais podem ser anulados.” (NVT). Ou, conforme a NTLH: “Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem Ele escolhe e abençoa.” O perdão de Deus é irrevogável. Os agraciados por Ele entram em uma união indissolúvel com Cristo. O inferno, com todo o seu poder, jamais poderia produzir uma única gota de solvente capaz de ameaçar essa união. Nada nem ninguém pode dissolvê-la. Fundamentado no eterno amor de Deus, escrevi estas linhas para você.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar: 1) Agradecendo as bênçãos recebidas; 2) Intercedendo pelos pastores, missionários, presbíteros, diáconos, lideranças e professores da igreja; 3) Intercedendo pelas famílias, enfermos, pelos que enfrentam problemas, pelos fracos na fé; 4) Pedindo direção para projetos pessoais e projetos da igreja como reformas e pelo Colégio Simonton, especialmente captação de novos alunos; 5) suplicando por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
À partir das 20h00 estudo bíblico com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, pergunta Nº 06.
Quinta-Feira
À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Quinta-feira passada foi na casa da irmã Francy, e na próxima quinta, 27/02, será na residência do diácono Sérgio e sra. Thaís. No dia 03/03 será na residência da irmã Isabel Borges, enquanto que no dia 13/03 será na residência do diácono Manoel. Estamos preparando a agenda de março (dias 20 e 27), e um dos encontros pode ser na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Fale com o presbítero Jorge Marques ou pelo telefone da igreja – números de contato na capa do boletim.
Domingo
Às 09h00 Escola Bíblica. Classes para adultos e jovens com o tema “Creio em Deus, criador do céu e da terra”. Adolescentes e crianças possuem seu próprio curriculum e com aulas em sua própria linguagem. O Departamento Infantil poderá estender o horário de aulas até 10h15 para melhor atender às necessidades das crianças.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o tema da mensagem será “A Bênção de Conhecer Intimamente ao Senhor” (Daniel 9.3-19). O presbítero Paulo será o pregador na Congregação da Expansão – 429.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
150. Quais são as circunstâncias agravantes que tornam alguns pecados mais odiosos do que outros? Alguns pecados tornam-se mais agravantes: 1. Em razão dos ofensores, se forem pessoas de idade mais madura, de maior experiência ou graça; se forem eminentes pela vida cristã, dons, posição, ofícios; se forem guias para outros e pessoas cujo exemplo será, provavelmente, seguido por outros. Jeremias 2:8; 5:4-5; 1 Reis 11:9; 2 Samuel 12:7, 9, 14; Ezequiel 8:11-12; Lucas 12:47; João 3:10; 1 Coríntios 5:1; Tiago 4:17; Romanos 2:21-22, 24; Gálatas 2:14; 2 Pedro 2:2.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As respostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Sociedades Internas
Lazer UMP / UPA: no dia 03/03 a Mocidade promoverá um dia de lazer para adolescentes e jovens no Colégio Presbiteriano Simonton, das 09h00 às 18h00.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 24/02 a 02/03
- Terça, 25/02: Raphael.
- Quinta, 27/02: Raphael.
- Visitas, 24/02 a 02/03: Dênis e Thiago.
- Domingo, 02/03: Samuel e Manoel.
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Leone Braga
Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 33:1-12.
- Oração de invocação (dirigente).
- Louvor – Hino nº 17.
- Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 33:13-17.
- Oração de contrição (confissão de pecados).
- Louvor – Hino nº 79.
- Leitura Responsiva – Salmo 33:18-22.
- Oração intercessória – Deuteronômio 14:22-26.
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos.
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças.
- Pregação pelo reverendo Marthon Mendes – tema: “A Bênção de Conhecer Intimamente ao Senhor” – (Daniel 9.3-19).
- Oração final e bênção apostólica.
- Poslúdio e avisos.
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (23/02 a 01/03)
Dia 26/02 Áurea Almeida Soares
Dia 26/02 Glaucia Angelica de Almeida Marques
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro.
País de Oração da Semana: Macedônia do Norte
A Macedônia do Norte, localizada na Península Balcânica, é um país com rica herança cultural e histórica. Embora a maioria da população seja adepta da Igreja Ortodoxa, há uma presença significativa de muçulmanos e uma minoria de cristãos protestantes reformados. Esses irmãos enfrentam desafios como a marginalização social e a falta de recursos para a propagação do Evangelho. Ore para que Deus fortaleça a fé desses cristãos, conceda-lhes coragem e oportunidades para compartilhar sua fé e que haja unidade entre as diferentes denominações cristãs no país. Além disso, interceda para que as autoridades governamentais garantam liberdade religiosa para todas as comunidades.
Fonte: diversos
