Boletim Informativo nº 09/2025

Deus – O Nosso Gracioso Justificador
“A lei foi concedida para que todos percebessem a gravidade do pecado. Mas, à medida que o pecado aumentou, a graça se tornou ainda maior. Portanto, assim como o pecado reinou sobre todos e os levou à morte, agora reina a graça, que nos declara justos diante de Deus e resulta na vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.”
Romanos 5:20-21, NVT
Lemos em Salmos 19:7 que “a lei do SENHOR é perfeita”. Sendo a lei perfeita, qualquer transgressão dessa lei exige uma justiça perfeita para que ela seja devidamente honrada. Logo, o ser humano não se qualificaria, pois, como dizem as Escrituras, “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia” (Isaías 64:6). Precisamos de um Justificador gracioso! Cristo é o nosso Justificador todo suficiente, pois a essência do seu Ser é composta por justiça perfeita e amor eterno. A justiça, em todas as suas dimensões, encontra em Cristo a sua perfeição absoluta. Presto vem a hora em que todos aqueles que morreram com Cristo (pois, como está escrito, “um morreu por todos; logo, todos morreram” – 2 Coríntios 5:14-15) serão saciados em sua “fome e sede de justiça” (Mateus 5:6). Em Cristo, a justiça de Deus se manifestou, “para Ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26). Todas as exigências de Deus no que diz respeito à penalidade do pecado, Cristo, o nosso gracioso Redentor, pagou. O hino “A Chegada do Messias” diz em sua segunda estrofe: “Satisfez a justiça e o sangue verteu!” Satisfez a justiça com sua morte e, ao verter seu sangue, demonstrou a graça de Deus em favor dos pecadores, harmonizando amor e justiça, que, por meios humanos, não seriam harmonizáveis, pois o supremo Juiz diz: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). O nosso gracioso Justificador morreu a nossa morte (2 Coríntios 5:14b), e por isso proclamamos com júbilo: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Está tudo pago, não há necessidade de o pecador acrescentar coisa alguma, não precisa realizar nenhuma tarefa para obter os benefícios da justificação, só precisa crer no Justificador. A graça maravilhosa do Justificador torna a vida eterna disponível até mesmo para o pior dos pecadores (1 Timóteo 1:15). A justiça de Cristo é o eterno alicerce da esperança cristã. A síntese do Evangelho é Cristo, sua vida e obra, conforme 1 Coríntios 15:3-4: “Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou, segundo as Escrituras”. Encerro em 1 Timóteo 1:17: “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar: 1) Agradecendo as bênçãos recebidas; 2) Intercedendo pelos pastores, missionários, presbíteros, diáconos, lideranças e professores da igreja; 3) Intercedendo pelas famílias, enfermos, pelos que enfrentam problemas, pelos fracos na fé; 4) Pedindo direção para projetos pessoais e projetos da igreja como reformas e pelo Colégio Simonton, especialmente captação de novos alunos; 5) suplicando por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
À partir das 20h00 estudo bíblico com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, pergunta Nº 07.
Quinta-Feira
À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Quinta-feira passada foi na casa dos irmãos diácono Sérgio e Thaís. Dia 06/03, Isabel Borges; dia 13/03, diácono Manoel e dia 20/03, Mário e Carmen. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Fale com o presbítero Jorge Marques ou pelo telefone da igreja – números de contato na capa do boletim.
Domingo
Às 09h00, Escola Bíblica. Classes para adultos e jovens com o tema “Creio em Jesus Cristo”. Adolescentes e crianças possuem seu próprio curriculum e com aulas em sua própria linguagem. O Departamento Infantil poderá estenderá o horário de aulas até 10h15 para melhor atender às necessidades das crianças.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o tema da mensagem será “A Herança Eterna dos crentes é garantida pelo caráter fiel de Deus” (Daniel 9.3-19). O diácono Edmar será o pregador na Congregação da Expansão – 429.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
151. Quais são as circunstâncias agravantes que tornam alguns pecados mais odiosos do que outros? Alguns pecados se tornam mais agravantes: 1º Em razão dos ofensores, se forem pessoas de idade mais madura, de maior experiência ou graça; se forem eminentes pela vida cristã, dons, posição, ofícios; se forem guias para outros e pessoas cujo exemplo será, provavelmente, seguido por outros. Jeremias 2:8; Jeremias 5:4-5; 1 Reis 11:9; 2 Samuel 12:7; 2 Samuel 12:9; 2 Samuel 12:14; Ezequiel 8:11-12; Lucas 12:47; João 3:10; 1 Coríntios 5:1; Tiago 4:17; Romanos 2:21-22; Romanos 2:24; Gálatas 2:14; 2 Pedro 2:2.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Sociedades Internas
Dia de Lazer: nesta terça, dia 03/03, a Mocidade promoverá um dia de lazer para adolescentes e jovens no Colégio Presbiteriano Simonton, das 09h00 às 18h00.
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Henrique Marques
- Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 2.10-12
- Oração de invocação (dirigente)
- Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 2
- Louvor – Hino nº 5
- Leitura bíblica (responsiva) – Atos 13.26-39
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino nº 110A
- Oração intercessória – Salmo 3
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos – Deuteronômio 14.22-26
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças
- Pregação pelo reverendo Marthon Mendes – tema: “A Herança Eterna dos crentes é garantida pelo caráter fiel de Deus” (Daniel 9.3-19)
- Santa Ceia
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (02 a 08/03)
Dia 04/03 Paulo Rodrigues Pereira
Dia 06/03 Gabriel de Miranda Veiga
Dia 08/03 Romilda e José Loures (casamento)
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro.
País de Oração da Semana: Madagascar
Madagascar enfrenta desafios que clamam pela intercessão da igreja cristã protestante reformada. Ore pela proteção dos cristãos contra a perseguição de grupos animistas e pela ousadia na proclamação do Evangelho, apesar da pressão social. Peça a Deus que fortaleça as igrejas reformadas locais, como as da Igreja de Jesus Cristo em Madagascar (FJKM), para serem luz em meio à pobreza e instabilidade. Ore também pela sabedoria dos líderes cristãos e pela provisão divina às comunidades afetadas por desastres naturais frequentes, que testam a fé e a resiliência do povo.
Fonte: Portas Abertas e Reformed.org