Boletim Informativo nº 10/2024

Versão para impressão: pdf logo

A Complexidade do Ser Humano
“E Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Gênesis 1:26-27

Na KJV o final de Gênesis 1:27 é: “macho e fêmea os criou”. Ao criar o homem e a mulher, Deus os dotou com capacidade para pensar, somos seres racionais, embora muitas vezes, no que diz respeito a funcionalidade, agimos como irracionais, pois o pecado desfigurou a imagem de Deus em nós. Deus nos deu capacidade para compreender, mas o pecado estragou tudo de tal maneira que agora, diz o apóstolo Paulo, “nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir” (Romanos 7:15). Um dos grandes males procedentes do pecado é a ansiedade tresloucada. Outro é a cobiça. E o cobiçante, para ser feliz, está sempre querendo mais um milhão. O milhão chega, e ele, em vez de ser feliz, se desespera em busca de outro milhão. Os milhões vão chegando um após outro, e o cobiçante não alcança a sonhada felicidade, confirmando o que a Bíblia diz sobre o amor ao dinheiro: “Quem ama o dinheiro jamais deles se farta” (Eclesiastes 5:10). “Todos os seres viventes criados por Deus vivem um dia de cada vez, exceto os seres humanos feitos à imagem de Deus! As pessoas vivem numa rotina frenética, sempre planejando descansar, mas aparentemente nunca cumprindo seu plano. Alguém disse que a maiorias das pessoas em nosso mundo está sendo ‘crucificada entre dois ladrões’: os arrependimentos de ontem e as preocupações de amanhã, por isso não consegue desfrutar o dia de hoje.” (Warren W. Wiersbe, Comentário Bíblico Expositivo volume 1 – Pentateuco, página 21). E o sábio Salomão escreveu: “Deus criou o ser humano justo, mas este se deixou envolver por muitas astúcias e ilusões” (Eclesiastes 7:29, KJV). O pecado demudou a imagem de Deus no homem, e este se tornou um ser revestido e recheado de complexidade, pois é difícil compreender, como é que um ser dotado de inteligência chega ao ponto de aceitar uma coisa como “ideologia de gênero.” A meu ver, essa ideologia surgiu como resultado de uma indução cem por cento maligna. O texto de Gênesis 1:27 é claro: “macho e fêmea” foram criados, mas a depravação do ser humano é tal que Satanás conseguiu fazer muita gente acreditar nessa maligna “ideologia”. O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, se tornou muito complexo. MISERICÓRDIA! Mas, no poder dAquele que em Cristo restaurará a imagem de Deus em nós, pois está escrito “que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele” (1 João3:2).
Reverendo José Loures Rosa

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 105. Quais são os pecados proibidos no primeiro mandamento? Os pecados proibidos no primeiro mandamento são – o ateísmo, negar ou não ter um Deus; a idolatria, ter ou adorar mais do que um Deus, ou qualquer outro juntamente com o verdadeiro Deus ou em lugar dele; o não tê-lo e não confessá-lo como Deus, e nosso Deus; a omissão ou negligência de qualquer coisa devida a Ele, exigida neste mandamento; a ignorância, o esquecimento, as más concepções, as falsas opiniões, os pensamentos indignos e ímpios quanto a Ele; o pesquisar audaz e curioso dos seus segredos; toda a impiedade, todo o ódio de Deus, egoísmo, espírito interesseiro e toda a aplicação desordenada e imoderada do nosso entendimento, vontade ou afetos e outras coisas e o desvio destes de Deus, em tudo ou em parte; a vã credulidade, a incredulidade, a heresia, as crenças errôneas, a desconfiança, o desespero; a resistência obstinada e a insensibilidade sob os juízos de Deus; a dureza de coração; a soberba; a presunção; a segurança carnal; o tentar a Deus; o uso de meios ilícitos, a confiança nos lícitos; os deleites e gozos carnais; um zelo corrupto, cego e indiscreto; a tibieza e o amortecimento nas coisas de Deus; o alienar-nos e apostatar-nos de Deus; o orar ou prestar qualquer culto religioso a santos, anjos ou qualquer outra criatura; todos os pactos com o diabo; o consultar com ele e dar ouvidos às suas sugestões; o fazer dos homes senhores da nossa fé e consciência; o fazer pouco caso e desprezar a Deus e aos mandamentos; o resistir e entristecer o seu Espírito; o descontentamento e impaciência com as suas dispensações; acusá-lo estultamente dos males com que Ele nos aflige, e o atribuir o louvor de qualquer bem que somos, temos ou podemos fazer à fortuna, aos ídolos, a nós mesmos, ou a qualquer outra criatura. Salmo 14:1; Efésios 2:12; Jeremias 2:27-28; 1 Tessalonicenses 1:4; Salmo 81:11; Isaías 43:22-23; Jeremias 4:22; Oseias 4:1-6; Jeremias 2:32; Atos 17:23,29; Isaías 40:18; Salmo 50:21; Deuteronômio 29:29; Tito 1:16; Hebreus 12:16; Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2; Filemon 2:21; 1 João 2:15-16 e 4:1; Hebreus 3:12; Gálatas 5:20; Atos 26:9; Salmo 78:22; Gênesis 4:13; Jeremias 5:3; Isaías 43:25; Romanos 2:5; Jeremias 13:15; Salmo 19:13; Sofonias 1:12; Mateus 4:7; Romanos 3:8; Jeremias 17:5; 2 Timóteo 3:4; Gálatas 4:17; Apocalipse 3:1 e 3:16; Ezequiel 14:5; Isaías 1:4-5; Oseias 4:12; Apocalipse 19:10; Colossenses 2:18; Romanos 1:25; Levítico 20:6; Atos 5:3; 2 Coríntios 1:24; Deuteronômio 32:15; Provérbios 13:13; Atos 7:51; Efésios 4:30; Salmo 73:2-3; Josué 1:22; Lucas 12:19; Daniel 5:23; Deuteronômio 8:17; Habacuque 1:16.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Cestas Básicas Querida Igreja, a Junta Diaconal está arrecadando materiais para confecção de cestas básicas. Caso você queira contribuir, procure um diácono!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Aniversariantes (24 a 30/3)

Dia 27 Kawan Fillipe da Silva Rodrigues.
Dia 27 Raquel Gomes Ribeiro Marinho.
Dia 29 Samuel Mendes.

Posts Relacionados