Boletim Informativo nº 10/2025

A Aliança da Graça
“Por obras da lei, ninguém será justificado.”
Gálatas 2:16
Não conseguimos guardar a lei, por isso ela nos condena. Lemos em Tiago 2:10: ‘Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos’. Não tropeçamos em um só ponto, mas em todos eles; tropeçamos no que diz respeito ao amor para com Deus e também no que diz respeito ao amor pelo próximo. O nosso problema é tão sério que muitas vezes tropeçamos, caímos e sequer percebemos. Por isso, a Bíblia nos ensina a orar: ‘Absolve-me das faltas que me são ocultas’ (Salmos 19:12). O onisciente Legislador resumiu seu conjunto de leis dizendo: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo’ (Mateus 22:37-39). E acrescentou: ‘Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas’ (Mateus 22:40). Mas quem teria competência ou habilidade para estas coisas? ‘Por obras da lei, ninguém será justificado’ (Gálatas 2:16) diante de Deus. É por isso que não confiamos na lei como instrumento de justificação, confiamos no Autor da lei, confiamos no sapientíssimo, onipotente e onipresente Legislador, pois perante a lei não há esperança para o ser humano. Perante as tábuas da santa Lei de Deus exclamamos: ‘Desventurado homem que sou’ (Romanos 7:24). E com o salmista, erguemos as nossas vozes em retumbante brado: ‘Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?’ (Salmos 121:1). E a resposta inequívoca é: ‘O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra’ (Salmos 121:2), vem dAquele ‘que habita em luz inacessível’ (1 Timóteo 6:16), que tem ‘a sua fortaleza nos espaços siderais’ (Salmos 68:34), dAquele ‘que está assentado sobre um alto e sublime trono’ (Isaías 6:1). Sim, meu querido leitor e dileta leitora, o nosso socorro, a nossa justificação, vem dAquele que, lá na cruz, derramou o sangue da ‘nova aliança’, da aliança da graça, o sangue que nos redime de todo mal. Portanto, encerramos em brado de louvor dizendo com o apóstolo Paulo: ‘Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor’ (Romanos 7:25).
No poder do sangue de Jesus,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar: 1) Agradecendo as bênçãos recebidas; 2) Intercedendo pelos pastores, missionários, presbíteros, diáconos, lideranças e professores da igreja; 3) Intercedendo pelas famílias, enfermos, pelos que enfrentam problemas, pelos fracos na fé; 4) Pedindo direção para projetos pessoais e projetos da igreja como reformas e pelo Colégio Simonton, especialmente captação de novos alunos; 5) suplicando por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
À partir das 20h00 estudo bíblico com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, pergunta Nº 08.
Quinta-Feira
À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Quinta-feira passada foi na casa da irmã Isabel Borges. Dia 13/03 será na casa do diácono Manoel; dia 20/03 na casa do Mário e Carmen; e dia 27/03 na casa do Gilson e Cida. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Fale com o presbítero Jorge Marques ou pelo telefone da igreja – números de contato na capa do boletim.
Domingo
Às 09h00, Escola Bíblica. Classes para adultos e jovens com o tema “Creio em Jesus Cristo, o Filho Deus”. Adolescentes e crianças possuem seu próprio curriculum e com aulas em sua própria linguagem. O Departamento Infantil poderá estenderá o horário de aulas até 10h15 para melhor atender às necessidades das crianças.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o tema da mensagem será “O Melhor Tempo de Agir é o Tempo De Deus” – Neemias 1.1-4. O presbítero Paulo será o pregador na Congregação da Expansão – 429.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
152. Qual é o alcance dos pecados que violam os Dez Mandamentos? Todo pecado que viola qualquer um dos Dez Mandamentos abrange não apenas o ato expressamente proibido ou ordenado, mas também todos os pecados da mesma natureza ou espécie, bem como todas as causas, meios, ocasiões, aparências e provocações relacionadas a esses pecados. Mateus 5:21-22; Mateus 15:19; Gálatas 5:19-21; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 5:22; Judas 1:23.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Sociedades Internas
FEMODF: no próximo sábado receberemos a presença da Federação de Mocidades do Presbitério do Distrito Federal em nossa igreja. Agende-se para esta bênção. Convocação especial para a UPA se fazer presente.
FEUPA: a Federação de Adolescentes se reunirá aqui em nossa igreja à partir das 17h00.
Mutirão: convocamos todos os irmãos que tiverem disponibilidade de tempo para este sábado, à partir das 08h30. Precisamos de toda ajuda para preparar a casa para o departamento infantil e o gabinete pastoral.
Congregação: dia 22, sábado, teremos uma programação especial na nossa congregação. Você está convidado. E se conhece alguém que mora nas proximidades, convide-o para um culto em louvor ao Senhor.
UPA: dia 29 os adolescentes terão mais um Cinema em Casa. Agende-se!
Escala da Junta Diaconal
Semana de 10 a 16/03
- Terça, 11/03: Manoel
- Quinta, 13/03: Samuel
- Visitas, 10/03 a 16/03: Raphael e Thiago
- Domingo, 16/03: Manoel e Dênis
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Carlos Moreschi
- Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 27:1-4
- Oração de invocação (dirigente)
- Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 27:5-6
- Louvor – Hino nº 42
- Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 27:7-10
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino nº 67
- Oração intercessória – 27:11-14
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças
- Pregação pelo reverendo Marthon Mendes – tema: “O Melhor Tempo de Agir é o Tempo De Deus” – Neemias 1.1-4
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (09 a 15/03)
Dia 14 Irani Angélica de Oliveira
Dia 15 Vinícius Aragão Costa
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro usando o QR code ao lado.
País de Oração da Semana: Malawi
Oremos por Malawi, onde a fé cristã enfrenta desafios sutis. Segundo o Portas Abertas, embora não esteja na Lista Mundial da Perseguição, a harmonia religiosa é frágil, com tensões entre cristãos e muçulmanos em áreas rurais. O site Reformed Church in America destaca a pobreza extrema, afetando a obra missionária. Ore pela Igreja em Malawi, para que permaneça firme na pregação do Evangelho, pela provisão às comunidades carentes e por sabedoria aos líderes cristãos diante das pressões sociais e econômicas.
Fonte: Portas Abertas e Reformed Church in America
