Boletim Informativo nº 12/2022

Versão para impressão: pdf logo

A Formosura da Vida Cristã
“O objetivo desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia.”
1 Timóteo 1:5

A vida cristã é formosa porque “procede de um coração puro” – Este amor não é um produto humano, trata-se de uma virtude produzida pelo Espírito Santo; é o primeiro “gomo” do fruto do Espírito (Gálatas 5:22). É este amor que regulamenta a vida na família cristã e promove a unidade entre os filhos de Deus. “Coração puro” quer dizer a manifestação do ser que foi purificado, perdoado e está apto a perdoar, “assim como o Senhor” perdoa (Colossenses 3:13). Esta formosura é própria de um ser transformado “de glória em glória” na imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18). O fluir do genuíno amor procede de um vaso puro. Escrevo estas linhas fazendo votos no sentido de que os meus leitores e leitoras conheça esse amor “de Cristo, que excede todo entendimento, para que” sejam “tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19). Fora desse maravilhoso parâmetro não há como adquirir a plenitude de Deus. A transformação na imagem de Cristo nos ensina a amar como Ele nos ama (João 13:34). Outra causa da formosura da vida cristã é que ela procede “de uma boa consciência” – “Uma boa consciência” sabe discernir entre o bem e o mal, e é apta para escolher o que é moralmente certo. A consciência é boa porque age em conformidade com a bondade, outro gomo do fruto do Espírito (Gálatas 5:22). A “boa consciência” se preocupa em agir honradamente, não apenas diante de Deus, mas também diante dos homens (2 Coríntios 8:21). De acordo com o texto, a terceira causa da formosura da vida cristã, é que ela “procede de uma fé sem hipocrisia” – Fé sincera, fé sem fingimento. O hipócrita desempenha um papel religioso sem o ser; professa a fé cristã, mas sem Cristo no próprio coração. Sobre aqueles que praticam a fé com hipocrisia, o Senhor Jesus alerta seus seguidores: “Façam e observem tudo o que eles disserem a vocês, mas não os imitem em suas obras; porque dizem e não fazem” (Mateus 23:3). Depois o Mestre lança duros ais contra os tais: “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão” (Mateus 23:27-28). As atitudes e ações dos hipócritas negam tudo o que professam com a boca. Mas aquele que atenta para as instruções do texto no que diz respeito a um coração puro, boa consciência e fé sem hipocrisia, diz aqueles que são feitos discípulos de Cristo: “Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:9). Que o Espírito Santo nos ajude!

Reverendo José Loures Rosa


Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 19. Qual é a providência de Deus para com os anjos? Deus, pela sua providência, permitiu que alguns dos anjos, voluntária e irremediavelmente, caíssem em pecado e perdição, limitando e ordenando isso, como todos os pecados deles, para a sua própria glória; e estabeleceu os mais em santidade e felicidade, empregando-os todos, conforme lhe apraz, na administração do seu poder, misericórdia e justiça. Judas 6; Lucas 10:17; Marcos 8:38; 1 Timóteo 5:21; Hebreus 12:22; Salmo 103:20; Hebreus 1:14.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Reformas e reparos no templo O Ministério de Administração e Financias da 3ª IPT (MAF) está convidando nossos irmãos que tenham estas habilidades listadas a seguir para nos ajudar nas reformas e reparos do templo. Necessidades: elétrica, hidráulica, serralheria, pintura, marcenaria, gesso, serviços gerais, pedreiro, etc.
Acampamento Tema: “Fala, Senhor” (1 Samuel 3-1:4). Valores: R$ 60,00 para crianças de 6 a 11 anos e R$ 120,00 para maiores de 12 anos. Data: de 12 a 15 de novembro. O valor pode ser parcelado até o dia 10 de outubro. Participe!

Aniversariantes da semana (10 a 16/7)

Dia 10 Geomário Moreira Carneiro.

Posts Relacionados