Boletim Informativo nº 12/2023

Versão para impressão: pdf logo

O Rugir das Tentações
“Não nos deixes cair em tentação.”
Mateus 6:13

O “cair em tentação” significa consumar o pecado, “e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:15). A primeira estrofe do hino 313, do Hinário Evangélico, nos instrui salutarmente: “Da tentação sempre devemos fugir, pois ela ao pecado nos pode induzir”. A doutrina do pecado é uma das mais importantes da teologia cristã, pois mostra a condição das pessoas diante de Deus. O estudo sistemático desta doutrina mostra que não há nada que as pessoas possam fazer para alterar sua condição diante do Criador. A única solução é Jesus. O pecado é semelhante a “um abismo” que “chama outro abismo” (Salmo 42:7). Em Oséias 14:9 lemos: “Os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”. O desviar-se dos retos caminhos de Deus é como água morro abaixo, o ser humano não segura. Quando uma pessoa se desvia dos retos caminhos surgem circunstâncias que contribuem para agigantar o desvio. Ilustro com partes das histórias de quatro personagens bíblicos; Saul, Davi e Jônatas na rota da desobediência e Judas Iscariotes nos caminhos da desonestidade. O rei Saul, nos caminhos da desobediência, chegou ao ponto de consultar uma feiticeira, pedindo-lhe que invocasse o profeta Samuel dentre os mortos (1 Samuel 28), o que é categoricamente proibido por Deus, como você pode ver em Deuteronômio 18:11. Davi conhecia o mandamento de Deus, que diz: “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). Não obstante, em 2 Samuel 11:1-5 lemos a história de seu adultério com Bate-Seba. E nos versículos seguintes vemos o pecado produzindo pecado, pois, diante do desconforto da gravidez de Bate-Seba, ele se sente forçado a planejar a transgressão de outro mandamento que diz: “Não matarás” (Êxodo 20:13), e fez tudo de forma cínica, e ordenou o assassinato do marido de sua parceira de adultério. Meus irmãos e irmãs, que história triste na vida do afetuoso salmista de Israel! Verdadeiramente o pecado é enganoso. E no caso de Jonas é um abismo atraindo outro, pois ele foi descendo e descendo conforme lemos a sequência: desceu a Jope, desceu ao porão do navio, desceu ao fundo do mar e depois desceu para a barriga de um grande peixe preparado por Deus (Jonas 1). Finalmente, a história de Judas Iscariotes. Este homem não soube colocar um freio em sua desonestidade, e chegou a um pecado de extrema hediondez, que foi o trair a Jesus, o melhor Amigo (Mateus 26:16). Com estes quatro homens aprendemos que um pecado chama outro, ou seja, o pecado produz mais pecados. Por isso, diante do perigo das tentações o Senhor Jesus nos adverte solenemente: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Ao rugir das tentações, FUJA! Que ao contrário do pecado que gera pecado, que o nosso viver seja “como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18).
Reverendo José Loures

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 55. Como faz Cristo a sua intercessão? Cristo faz a sua intercessão apresentando-se em nossa natureza continuamente perante o Pai no céu, pelo mérito da sua obediência e sacrifício cumpridos na terra, declarando ser a Sua vontade que seja aplicado a todos os crentes respondendo a todas acusações contra eles; adquirindo-lhes paz de consciência, não obstante as faltas diárias, dando-lhes acesso com confiança ao trono da graça e aceitação das suas pessoas e serviços. Hebreus 9:24 e 1:3; João 17:9,20,24; Romanos 5:1-2; 1 João 2:1-2; Hebreus 4:16; Efésios 11:6; 1 Pedro 2:5.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Cestas Básicas Querida Igreja, a Junta Diaconal está arrecadando materiais para confecção de cestas básicas. Caso você queira contribuir, procure um diácono!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Acompanhamento Acadêmico

A SAF está com um projeto que visa acompanhar as crianças e adolescentes do ensino fundamental, 1° ao 9° ano, e também alunos que irão prestar vestibular, ENEM ou PAS, nas suas atividades acadêmicas. Esse acompanhamento acontecerá nas terças-feiras nos dois períodos, com duração de duas horas. Teremos professores de matemática, português, inglês e outras disciplinas. Professora Larissa irá ensinar técnicas de redação. Os interessados deverão fazer sua inscrição com Margarete ou Sandra, podendo ser via WhatsApp. Quem for se inscrever deve informar o turno, se pela manhã ou a tarde e a disciplina em que está com dificuldade. Estejam orando por esse projeto e inscrevendo os seus filhos e netos. Reiniciamos as atividades no dia 14 de março, com a graça de Deus!

Aniversariantes (19 a 25/3)

Dia 20 Sandra Lúcia Silva de Almeida Rodrigues.

Minha Colcha de Retalhos

Nosso irmão Valter Júnior estará conosco hoje à noite, apresentando o seu novo livro – “Minha Colcha de Retalhos” (Editora Palavra, 252 páginas). O livro reúne uma coletânea de 130 textos escritos por ele nos últimos 13 anos sobre vida cristã, comunhão e família. Como uma colcha de retalhos, que traz calor nos dias frios e frescor nos dias quentes, essa peça tecida por Valter, à luz das Escrituras, quer também abrigar você em sua jornada de fé, ora oferecendo alento, ora trazendo alertas. Confira também o Projeto João 9, idealizado pelo irmão Valter, que busca alcançar os deficientes visuais no Brasil: projetojoao9.com.

Posts Relacionados