Boletim Informativo nº 13/2024

Versão para impressão: pdf logo

A Festa da Vida
“Jesus disse: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido.”
João 10:1


Por meio das Sagradas Escrituras o Senhor Jesus Cristo nos diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:1). Mas a festa da vida é precedida por sofrimentos, pois, “através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22). Uma das causas das tribulações é a presença do Mal no mundo. O evangelista João nos fala da presença de anticristos no mundo, sendo estes precursores do anticristo (João 2:18). Sobre sua manifestação, o apóstolo Paulo fala sobre algo ou alguém “que agora o detém” (2 Tessalonicenses 2:6-7). Mas o que é “que agora o detém?” A Bíblia não responde a esta pergunta. Há estudiosos que pensam que este “algo” ou “alguém” seria o poder restritivo de Deus. Em meus tempos de comerciário, fui a um depósito buscar informações sobre a demora da entrega de um produto. O portão estava aberto e eu entrei sem saber que ali não havia ninguém naquele momento, exceto um enorme cão de guarda que disparou na minha direção. Pensei: “estou morto!” Mas aquele bicho estava em uma corrente presa a um tubo que ia de uma extremidade a outra do terreno. Ao perceber isso, dei alguns passos para trás e o bicho só alcançou a barra do meu guarda-pó. Não me causou nenhum arranhão. Ao contar minha experiência ao proprietário ele me disse: “durante o dia ele fica naquela corrente. Mas à noite, tiro a corrente e ele domina o terreno inteiro. Se alguém entrar, desprovido de uma boa defesa, estará em maus lençóis”. Aquela corrente restringia o campo de ação daquele animal. Quando os precursores do anticristo terminarem o trabalho de pavimentação do mundo, Deus removerá boa parte do seu poder restritivo de sobre as forças espirituais do mal. O anticristo terá o seu domínio ampliado. Portanto, o poder restritivo de Deus, que limita as suas ações, seria “aquele que agora o detém”. Quando Deus o remover, o anticristo sairá pelo mundo afora causando aflições e mais aflições, como muitos de seus precursores tem feito no Brasil. O cão de guarda não me causou nenhum mal além do enorme susto, mas “o homem da iniquidade”, ou anticristo, terá permissão para perseguir, oprimir o povo de Deus, e até mesmo vencer alguns dentre eles (Daniel 7:25 e Apocalipse 13:7). Mas essa vitória sobre os santos é apenas aparente, pois ele poderá matar o corpo, porém nada poderá fazer contra a alma dos filhos de Deus (Mateus 10:28), pois Deus jamais lhe dará plena liberdade de ação. E a palavra do grande Vencedor para seus filhos é: “Não temais!” Os filhos de Deus estão plenamente convictos de que não morrerão, apenas passarão da morte para a vida (João 5:24). Os filhos de Deus preferirão morrer do que negar a Cristo (Apocalipse 12:11), pois sabem que “o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). A iniquidade, em suas variadíssimas formas tem se multiplicado diante dos nossos olhos, nos mostrando que tem muita gente engrossando as fileiras do anticristo. Eterna destruição os espera (2 Tessalonicenses 1:9). As lutas e tribulações da vida nos mostram que Deus está prestes a inaugurar o Dia da festa da vida. O vencedor não é o anticristo, não é Satanás. O grande vencedor é Cristo. E da mesma maneira que o cão de guarda não me causou nenhum arranhão, o grande Vencedor garante aos seus seguidores: “Não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça” (Lucas 21:18).
Reverendo José Loures Rosa

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 108. Quais são os deveres exigidos no segundo mandamento? Os deveres exigidos no segundo mandamento são – o receber, observar e guardar, puros e inalterados, todo o culto e todas as ordenaças religiosas que Deus instituiu na sua Palavra, especialmente a oração e ações de graças em nome de Cristo; a leitura, a prédica, e o ouvir da Palavra; a administração e a recepção dos sacramentos; o governo e a disciplina da igreja; o ministério e a sua manutenção; o jejum religioso, o jurar em nome de Deus e o fazer os votos a Ele; bem como o desaprovar, detestar e opor-nos a todo o culto falso, e, segundo a posição e vocação de um, o remover tal culto e todos os símbolos de idolatria. Deuteronômio 32:43; Mateus 28:20; 1 Timóteo 6:13-14; Filemon 4:6; Efésios 5:20; Deuteronômio 17:18-19; Atos 15:21; 2 Timóteo 4:2; Atos 10:33; Mateus 28:19, 16:18 e 18:15-17; 1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11-12; Timóteo 5-17-18; Joel 2:12; 1 Coríntios 7:5; Deuteronômio 6:13; Salmo 76:11; Atos 17:16-17; Salmo 16:4; Deuteronômio 7:5; Isaías 30:22.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Cestas Básicas Querida Igreja, a Junta Diaconal está arrecadando materiais para confecção de cestas básicas. Caso você queira contribuir, procure um diácono!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Aniversariantes (14 a 20/4)

Dia 18 Manuel Oliveira.

Posts Relacionados