Boletim Informativo nº 13/2025

Versão para impressão: pdf logo

“Mas Agora”

“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção.”
Romanos 3:21-22

Meu propósito com esta reflexão é mostrar como são emocionantes as duas palavras iniciais de Romanos 3:21. No primeiro capítulo da Carta aos Romanos, Paulo apresenta o evangelho como “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (versículo 16). Na sequência, ele fala sobre a depravação do ser humano. No capítulo 2, ele descreve a culpabilidade da raça humana decaída e o juízo de Deus, destacando que “tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal” (versículo 9). O capítulo 3 mostra “todos os homens na condição de pecadores”. A depravação é tão ampla e abrangente que não há lugar nem mesmo para uma única exceção, pois “não há justo, nem um sequer” (versículo 10b). Agora nos deparamos com as benditas duas palavras iniciais de 3:21: “Mas agora”. O homem se justificaria perante Deus se pudesse fazer o bem, mas jamais alguém pode ser suficientemente bom a ponto de agradar a Deus por suas próprias forças. “Acaso o etíope pode mudar a cor de sua pele? Pode o leopardo tirar suas manchas? De igual modo, você é incapaz de fazer o bem, pois se acostumou a fazer o mal” (Jeremias 13:23, NVT). Assim sendo, a única esperança para o pecador está na “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo” (Romanos 3:22). Em Cristo, “o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Romanos 3:28), pois na cruz do Senhor Jesus Cristo, a justiça de Deus se cumpriu de forma ampla, geral e sem restrições. No Calvário, a justiça de Deus se cumpriu sem incertezas, definitivamente e de forma irrefutável. Emociono-me com as palavras iniciais de Romanos 3:21 quando as vejo com Romanos 8:1: “Mas agora (…), já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Emociono-me também quando as junto com Hebreus 8:12: “Mas agora, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei”, diz o Deus Salvador. E, por último, destaco que maior emoção sinto quando as emendo a Mateus 4:16, quando, após o batismo e a tentação do Senhor Jesus Cristo, o evangelista apresentou o Evangelho dizendo ao mundo: “Mas agora, o povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Romanos 3:21 e Mateus 4:16). Sinto-me deliciosamente emocionado com tais palavras da Santa Bíblia.
No eterno amor de Deus,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Terça-Feira

À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar. 1) gratidão pelas bênçãos; 2) intercessão por pastores, missionários, presbíteros, diáconos, lideranças e professores da igreja; 3) intercessão pelas famílias, enfermos, pelos que enfrentam problemas, pelos fracos na fé; 4) súplica por direção para projetos pessoais e da igreja como reformas e pelo Colégio Simonton; 5) súplica por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
À partir das 20h00, estudo bíblico com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster com transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube. Por um lapso a aula ministrada terça-feira passada foi a pergunta nº 09. Esta semana será ministrada a aula sobre a pergunta nº 10.

Quarta-Feira

Às quartas, na nossa congregação da 429, aulas de Introdução aos Estudos Teológicos, à partir das 19h30.

Quinta-feira

À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Quinta-feira passada foi na casa dos irmãos Gilson e Cida, com quase 20 presentes. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. O local da reunião da próxima quinta será informado pelos meios usuais. Dia 10 será na casa da irmã Fran. Fale com o presbítero Jorge Marques ou pelo telefone da igreja – números de contato na capa do boletim. Reserve sua data para abril: 03, 17 e 24.

Domingo

Às 09h00, Escola Bíblica. Classes para adultos e jovens, aula nº 14, com o tema “Eu creio que Jesus nasceu de uma virgem chamada Maria”. Adolescentes e crianças possuem seu próprio curriculum e com aulas em sua própria linguagem.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o liturgista será o presbítero Leone Teixeira, e o mensageiro será o reverendo Marthon Mendes com o tema “Qual a sua disposição para servir ao senhor em sua obra?” (Neemias 1.11-2.6).

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.

Catecismo Maior de Westminster

155. Como a Palavra se torna eficaz para a salvação? O Espírito de Deus torna a leitura, e especialmente a pregação da Palavra, um meio eficaz para iluminar, convencer e humilhar os pecadores; para os levar e atrair a Cristo; para os conformar à sua imagem e subjugá-los à sua vontade; para os fortalecer contra as tentações e corrupções; para os edificar na graça e estabelecer seus corações em santidade e consolação por meio da fé para a salvação. Salmos 19:7; 119:130; Atos 20:32; 26:18; Romanos 1:16; 10:13-17; 15:4; 16:25; 1 Coríntios 1:18; 2 Coríntios 3:18; 10:4-5; Efésios 1:13; Filipenses 2:12-13; Colossenses 1:6; 2 Timóteo 3:15-17; Hebreus 4:12; Tiago 1:18; 1 Pedro 1:23; 2:2.

Pergunte ao Pastor

Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.

Lei Geral de Proteção de Dados

Informamos aos nossos amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias.

Projetos

Estamos trabalhando com o máximo de celeridade para entregar para a igreja: a) o novo gabinete pastoral já está funcional; b) sala de gravações já está funcionando; c) salas do departamento infantil em fase de finalização. A climatização da igreja será feita assim que alguns pequenos entraves forem solucionados. Agradecemos de coração aos irmãos que estão empenhados em trabalhar e contribuir para que estes projetos sejam concluídos em breve.

Escala da Junta Diaconal
Semana de 31/03 a 06/04

Terça, 01/04: Dênis
Quinta, 03/04: Manoel
Visitas, 31/03 a 06/04: Raphael e Thiago
Domingo, 06/04: Samuel e Edmar

Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Leone Teixeira

Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 50:1-15
Oração de adoração (dirigente) – Hino nº 21
Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 51:1-10
Oração de contrição (confissão de pecados) – Hino nº 68
Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 52:8,9
Oração pelos enfermos – pastorais
Leitura (todos) – Deuteronômio 14:22-26
Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos
Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças
Pregação pelo reverendo Marthon Mendes – Tema: “Qual a sua disposição para servir ao senhor em sua obra?” (Neemias 1.11-2.6)
Oração final e bênção apostólica
Poslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.

Aniversariantes (30/03 a 05/04)

Dia 31/03 Davi Marins Moreschi de Carvalho
Dia 01/04 Francy e Clayton (casamento)
Dia 01/04 Hezrom Hessed Melo Mendes
Dia 02/04 Lindinalva Aragão Costa

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro usando o QR code ao lado.

País de Oração da Semana: Malta

Malta, um arquipélago no Mediterrâneo com cerca de 540 mil habitantes, é um país onde 82,6% da população se identifica como católica (Censo 2021), mas a presença protestante reformada é pequena. A organização Portas Abertas não lista Malta entre os países com perseguição significativa, indicando liberdade religiosa relativa. Contudo, o secularismo crescente e a influência católica dominante desafiam o testemunho das igrejas reformadas. Oremos para que o Espírito Santo fortaleça as congregações protestantes, como a Trinity Church Malta, na pregação do evangelho puro (Romanos 1:16). Que Deus desperte corações para a fé reformada em meio a uma cultura historicamente católica. Ore também pelos jovens, pois apenas 52% frequentam a igreja regularmente (Malta Today, 2005), refletindo a secularização. Que a Palavra alcance os 3 mil muçulmanos e outros grupos minoritários, trazendo unidade em Cristo.

Fonte: Portas Abertas, Trinity Church Malta

Malta

Posts Relacionados