Boletim Informativo nº 15/2025

Antes de Dar um Ovo de Páscoa para uma Criança
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16
Antes de dar um ovo de Páscoa para uma criança, sugiro que você, como cristão que valoriza o ensino das Escrituras, reflita sobre o que vai ler a seguir: i. Diga-lhe que o ovo de chocolate é uma mistura de simbologia pagã (o ovo como símbolo da renovação da vida) com uma tradição comercial em que pessoas inteligentes e com muito dinheiro pagam de 5 a 20 vezes mais do que o normal por uma mesma porção de chocolate apenas porque ele é modelado como um ovo e enfeitado com papéis coloridos e fitas; ii. Esclareça que você poderia dar o chocolate em qualquer forma (ovo, tablete, bola, tartaruga) e em qualquer época, mas que o costume, a pressão do marketing que diz que uma criança não pode ter sua expectativa frustrada, o impulso comercial e o desejo de ser como todo mundo levam você a torrar dinheiro que com certeza está sobrando; iii. Informe que o chocolate não existia nem na primeira Páscoa (no Egito, que já cumpriu seu propósito), nem na última Páscoa (na Palestina – e que hoje é celebrada pelos cristãos bíblicos como a Ceia do Senhor). Informe ainda que os elementos usados em ambas as Páscoas (carne de carneiro assada, ervas amargas, pão e vinho) nada tinham a ver com os ovos de chocolate consumidos hoje; iv. Lembre que o animal que tomava parte na Páscoa era um cordeiro, de um ano, sem defeito, que era morto e sua carne comida pelos hebreus, e não um coelho, que, aliás, assim como o cordeiro, também não põe ovos; v. A rigor, os cristãos nem sequer celebram mais a Páscoa. Nesta época, celebramos a nova aliança no sangue de Jesus, sua morte e ressurreição, então, tanto faz gastar um monte de dinheiro em ovos que em muitos casos é só “sabor chocolate” porque, afinal, não custa entrar no clima – mas não relacione o ovo de chocolate com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; vi. Não confunda a criança, diga-lhe que o verdadeiro Cordeiro de Deus é Jesus, e que Ele morreu na cruz numa sexta-feira e ressuscitou ao terceiro dia, para que pecadores que nEle cressem fossem libertos da morte eterna e do inferno; vii. Diga-lhe que ambos, você e a criança, são pecadores e que, mesmo comendo o ovo de chocolate, se não crerem neste Jesus que morreu e ressuscitou, irão para o inferno, mas os que crerem viverão eternamente. Parece trabalhoso demais? Então celebre a vitória de Jesus sobre a morte e a ressurreição de Jesus e pare de ensinar a seus filhos a entrar no costume comercial, como, talvez, você tenha sido ensinado por seus pais e pelo marketing. Lembre-se: você não está apenas dando um agrado – você está educando. Jesus morreu e ressuscitou! Ele fez isso por mim e por você!
Reverendo Marthon Mendes
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar. 1) Gratidão pelas bênçãos recebidas; 2) Intercessão pelas diversas lideranças da igreja; 3) Intercessão pelos irmãos, amigos e familiares que enfrentam diversos tipos de problemas ou estão fracos na fé; 4) Súplica por direção para projetos pessoais e da igreja; 5) Súplica por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Esta semana, será ministrada a aula sobre a pergunta nº 13.
Quarta-Feira
Às quartas, na nossa congregação da 429, aulas de Introdução aos Estudos Teológicos a partir das 19h30. Aula I (Conceitos e Fontes de Doutrina); Aula II (Estrutura da Teologia Sistemática) e Aula III (Teontologia: A Doutrina do Ser de Deus) já foram ministradas. Tem vontade de aprender? Agende-se para estar presente nestes estudos.
Quinta-feira
A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para Edificação, Comunhão e oração. Quinta-feira passada foi na casa da irmã Fran e foi uma bênção. Compartilhamos nossas experiências de vida com Deus, oramos, estudamos a Palavra e participamos de um delicioso lanche. Você pode receber um dos encontros em sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Dia 17 será na casa do presbítero Leone. Que tal receber a igreja em sua casa no dia 24?
Domingo
Às 09h00, Escola Bíblica. A aula para jovens e adultos será com o tema “A Instituição da Primeira Páscoa”. Adolescentes e crianças possuem seu próprio currículo, com aulas em sua própria linguagem. Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo, o liturgista será o presbítero Henrique Marques e o mensageiro será o reverendo José Loures Rosa. Também teremos apresentação da Cantata de Páscoa, às 18h30, e, no dia 20, programação especial, com culto celebrando a ressurreição de Jesus e café da manhã à partir das 7h00.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64, ou pelo QR Code ao lado.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
157. Como deve ser lida a palavra de Deus? A palavra de Deus deve ser lida com diligência, preparação e oração; de modo que a recebamos com fé, amor, humildade e temor reverente, como a verdadeira palavra de Deus, e a pratiquemos em nossa vida. Salmos 119:11,18,97; 2 Crônicas 34:21; Isaías 66:2; Hebreus 2:1-3; 4:2; 2 Pedro 1:19-21; 2 Tessalonicenses 2:10; 1 Tessalonicenses 2:13; 2 Timóteo 3:15-17; 1 Pedro 2:1-2; Lucas 8:11,15,18; Atos 17:11; Tiago 1:21-22,25.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeos e fotografias. Se você tiver alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe um dos nossos diáconos.
Projetos
Estamos trabalhando com o máximo de celeridade para entregar para a igreja: a) o novo gabinete pastoral já está funcional, faltando poucos detalhes para terminar, e, se você quiser, já pode agendar com o pastor; b) a sala de gravações já está funcionando e disponível para professores que queiram gravar suas aulas e sociedades que queiram gravar seus avisos; c) as salas do departamento infantil estão em fase de finalização. A climatização da igreja será feita assim que alguns pequenos entraves bancários forem solucionados. Agradecemos de coração aos irmãos que estão empenhados em trabalhar e contribuir para que estes projetos sejam concluídos em breve.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 14 a 20/04
- Terça, 15/04: Manoel
- Quinta, 17/04: Samuel
- Visitas, 14/04 a 20/04: Raphael e Edmar
- Domingo, 20/04: Samuel e Dênis
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Henrique Marques
- Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 16
- Oração de invocação (dirigente)
- Leitura bíblica (responsiva) – João 20:1-17
- Louvor – Hino nº 52
- Leitura bíblica (responsiva) – Atos 2:22-38
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino nº 115
- Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 16:8-9
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos – Deuteronômio 14.22-25
- Louvor – Hino nº 58
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças
- Cantata de Páscoa
- Pregação pelo reverendo José Loures Rosa
- Louvor – Hino nº 270
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (13 a 19/04)
Dia 15/04 Luiz Fernando de Almeida Silva
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro usando o QR code ao lado.
País de Oração da Semana: México
O México, com cerca de 130 milhões de habitantes, é majoritariamente cristão (95%, sendo 10% protestantes), mas enfrenta desafios espirituais e sociais. A Portas Abertas classifica o país na 38ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2025, destacando violência contra cristãos em áreas indígenas e rurais, onde convertidos enfrentam hostilidade, expulsão de comunidades e ataques a igrejas por rejeitarem práticas sincréticas. O narcotráfico e a corrupção também ameaçam pastores e líderes reformados que denunciam injustiças. Ore para que a igreja protestante no México seja fortalecida em sua missão de pregar o evangelho com coragem. Peça proteção aos cristãos perseguidos, sabedoria aos líderes para discipular novos convertidos e renovação espiritual em meio à violência. Que a palavra de Deus traga esperança e transformação, unindo a igreja reformada para impactar a nação.
Referências: Portas Abertas, Voice of the Martyrs
