Boletim Informativo nº 16/2025

Deus É Imparcial no Trato com as Pessoas
“Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas”
Atos 10:34, NAA
Certa vez, um cidadão se aproximou de mim perguntando: “O Deus a quem vocês pregam permite que almas sejam lançadas no inferno?” Respondi que a Palavra de Deus é a nossa religião e que, ao lermos, encontramos nela uma lista de pecados onde se lê que os que vivem na prática deles “não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21). Ele retrucou: “Esse não é o meu Deus! No coração do Deus a quem eu conheço, há lugar para todas as pessoas.” Deus Se dirige a todas as pessoas indistintamente, dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Ah! Todos vocês que têm sede, venham às águas” (Mateus 11:28, ARA, e Isaías 55:1, NAA). O reino de Deus está aberto para todos, sim, mas não para tudo. Está escrito: “Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal” (Romanos 2:9), sem nenhuma distinção. Totalmente imparcial, pois “Deus não trata as pessoas com qualquer tipo de parcialidade” (Atos 10:34, KJV). Ao perdoar os pecados de uma mulher apanhada em flagrante adultério, o Senhor lhe disse: “Vai e não peques mais” (João 8:11), mostrando que o reino glorioso está aberto para todos, mas não para a impureza. No Segundo Mandamento da santa Lei de Deus está escrito: “Não farás para ti imagem de escultura” (Êxodo 20:4). E, por meio do profeta Isaías, Ele nos adverte: “A minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42:8), deixando suficientemente claro que o seu reino está aberto para todos, mas não para a idolatria. E o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu que aqueles “que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus (…) sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder”, estarão para sempre separados de Deus (2 Tessalonicenses 1:8-9). Após a prisão de João Batista, o Senhor Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: “O tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15). Deus abençoe a sua alma.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar. 1) Gratidão pelas bênçãos recebidas; 2) Intercessão pelas diversas lideranças da igreja; 3) Intercessão pelos irmãos, amigos e familiares que enfrentam diversos tipos de problemas ou estão fracos na fé; 4) Súplica por direção para projetos pessoais e da igreja; 5) Súplica por misericórdia sobre nosso país. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Esta semana, será ministrada a aula sobre a pergunta nº 14.
Quarta-Feira
Às quartas, na nossa congregação da 429, aulas de Introdução aos Estudos Teológicos a partir das 19h30. A próxima aula é sobre a doutrina da Trindade. Tem vontade de aprender? Agende-se para estar presente nestes estudos.
Quinta-feira
À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Compartilhamos nossas experiências de vida com Deus, oramos, estudamos a Palavra e participamos de um delicioso lanche. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Dia 24 será na casa do presbítero Jorge e da irmã Gláucia. Abertas as datas de maio.
Domingo
Às 7h00, culto celebrando a ressurreição de Jesus. A mensagem terá como tema “A Páscoa e os Cristãos”. Após o culto haverá confraternização com café da manhã na igreja.
Às 18h30, culto solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo, o liturgista será o presbítero Jan Uiles, e o mensageiro será o reverendo Marthon Mendes.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
158. Por quem deve a Palavra de Deus ser pregada? A Palavra de Deus deve ser pregada somente por aqueles que são suficientemente dotados e devidamente aprovados e chamados para esse ofício. 1 Timóteo 2:7; 2 Timóteo 1:11; Jeremias 14:15; Romanos 10:15; Hebreus 5:4; 1 Coríntios 12:28-29; Mateus 28:19-20.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeos e fotografias. Se você tiver alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe um dos nossos diáconos.
Projetos
Continuamos avançando para melhorar as instalações da igreja. Agradecemos aos voluntários que têm se empenhando para, em seu ritmo e com os recursos que dispomos, entregar para a igreja: a) o novo gabinete pastoral; b) sala de gravações; c) salas do departamento infantil, em fase de finalização. A climatização teve sua data de realização revista, mas continua sendo um alvo para o mais breve possível. Agradecemos de coração aos irmãos que estão empenhados em trabalhar e contribuir para que estes projetos sejam concluídos em breve.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 21 a 27/04
- Terça, 22/04: Thiago
- Quinta, 24/04: Dênis
- Visitas, 21/04 a 27/04: Raphael e Thiago
- Domingo, 27/04: Thiago e Dênis
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Jan Uiles
- Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 96:1-4
- Oração de invocação (dirigente)
- Louvor – Hino nº 42
- Leitura bíblica (responsiva) – Êxodo 12:11-12
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 32:1
- Leitura bíblica (responsiva) – Romanos 6:1-11
- Louvor – Hino nº 272
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças
- Pregação pelo reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (20 a 26/04)
Dia 24 Gabriela Oliveira Rodrigues de Sousa
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro.
País de Oração da Semana: Moldávia
A Moldávia, uma nação de 2,5 milhões de habitantes na Europa Oriental, enfrenta desafios significativos para a igreja cristã protestante reformada. Apesar de 98% da população se identificar como cristã, predominantemente ortodoxa, os protestantes, que representam cerca de 4% (aproximadamente 100 mil pessoas), enfrentam discriminação social e restrições governamentais. Segundo a Portas Abertas, a Moldávia não está na Lista Mundial da Perseguição, mas a pressão sobre evangélicos é notável, especialmente em áreas rurais, onde pastores enfrentam hostilidade de líderes ortodoxos. A economia frágil, com um PIB per capita de US$ 5.714 (2023), e a instabilidade política, agravada pela proximidade com a Ucrânia, dificultam o trabalho missionário. Ore pela liberdade religiosa, para que os protestantes possam evangelizar sem medo. Ore também pela unidade da igreja, fortalecimento de líderes e impacto social em meio à pobreza e corrupção. Que a mensagem do Evangelho alcance corações moldavos!
Referências: Portas Abertas, World Christian Database, Banco Mundial
