Boletim Informativo nº 18/2025

Versão para impressão: pdf logo

Consolo para a Alma

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.”
Isaías 1:18

Nas bem-aventuranças, o Senhor Jesus chama de “bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4). Trata-se do choro daqueles que estão tristes e lamentam por causa de seus pecados. O consolo vem de promessas como a de Isaías 1:18, onde lemos sobre o perdão. Muitos crentes, senão todos, já se debruçaram chorando sobre esse texto, pois diante dele, a alma atribulada encontra o verdadeiro consolo. Meu objetivo hoje é que você jamais duvide da generosidade de Deus em perdoar os nossos pecados, pois tal dúvida se traduziria em incredulidade, e é esse pecado que afasta o pecador da presença do Deus vivo (Hebreus 3:12 e 19). A Bíblia diz que Deus “é rico em perdoar” (Isaías 55:7), mas há outras coisas que precisamos saber. A promessa de Isaías 1:18 é precedida pela advertência: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (Isaías 1:16). Pecar é uma coisa, viver em pecado é outra. Uma coisa é pecar por fraqueza ou ignorância, outra é pecar por arrogância ou falta de temor a Deus. Por último, precisamos saber que nada passa despercebido aos olhos de Deus, até mesmo as questões do foro íntimo, que os tribunais humanos não podem julgar, porque “o homem vê o exterior”, mas Deus julga tudo, pois o SENHOR vê o coração (1 Samuel 16:7). A Bíblia diz que “não há criatura que não seja manifesta” na presença de Deus; “pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13). Deus sabe tudo que se passa no mais profundo do nosso ser. Sabendo disso, podemos fazer uso da oração de Davi (Salmos 51:1-3) e nos aproximar “confiadamente junto ao trono da graça” (Hebreus 4:16), pois ali receberemos perdão amplo, geral e irrestrito; ali veremos nossas transgressões apagadas, nossas iniquidades perdoadas e seremos imediatamente purificados de todos os nossos pecados, pois na cruz, o Senhor Jesus Cristo cancelou todo “o escrito de dívida que era contra nós, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Colossenses 2:14). As Escrituras dizem mais: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13). Creia na radiosa verdade: o sangue de Jesus, o eterno Filho de Deus, “nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). Creia na generosidade de Deus em perdoar, pois Ele perdoa a iniquidade, se esquece da transgressão e tem prazer na misericórdia (Miqueias 7:18).

No amor de Cristo,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Terça-Feira

À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar – sem transmissão on-line. 1) gratidão pelas bênçãos recebidas; 2) intercessão pelas diversas lideranças da igreja; 3) intercessão pelos irmãos, amigos e familiares que enfrentam diversos tipos de problemas ou estão fracos na fé; 4) súplica por direção para projetos pessoais e da igreja; 5) súplica por misericórdia sobre nosso país; 6) Colégio Presbiteriano Simonton. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração por escrito. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Esta semana será ministrada a aula sobre a pergunta nº 16.

Quarta-Feira

Às quartas, na nossa congregação da 429, aulas de Introdução aos Estudos Teológicos a partir das 19h30. Na próxima semana o tema será cristologia. Tem vontade de aprender? Agende-se para estar presente nestes estudos.

Quinta-feira

À partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Quinta-feira passada foi na casa do presbítero Jan e Patrícia, e foi muito bom. Compartilhamos nossas experiências de vida com Deus, oramos, estudamos a Palavra e participamos de um delicioso caldo, e outros acompanhamentos. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Na próxima quinta-feira não teremos nosso encontro de comunhão e oração, a igreja receberá as mães do Colégio Simonton. Dia 15 será na casa da irmã Sônia, e dia 22 na casa da Elaine e Nivaldo. Que tal receber a igreja no dia 29?

Domingo

Às 9h00, Escola Bíblica. A aula para jovens e adultos retornará aos estudos no Credo Apostólico – as crianças possuem seu próprio curriculum e terão aulas em sua própria linguagem.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o liturgista será o presbítero Henrique Marques, e o mensageiro será o reverendo Marthon Mendes, e veremos o que a Bíblia nos ensina no livro de Neemias.

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.

Catecismo Maior de Westminster

160. Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada? Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito, como a palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas. Lucas 8:18; 1 Pedro 2:1-2; Salmos 119:18; Atos 17:11; Hebreus 4:12; 2 Tessalonicenses 2:10; Tiago 1:21; 1 Tessalonicenses 2:13; Hebreus 2:1; Deuteronômio 6:6-7; Salmos 119:11; Lucas 8:15.

Pergunte ao Pastor

Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.

Lei Geral de Proteção de Dados

Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeos e fotografias. Se você tiver alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe um dos nossos diáconos.

Projetos

Estamos trabalhando com o máximo de celeridade para entregar para a igreja: a) o novo gabinete pastoral já está funcional, faltando poucos detalhes para terminar, e se você quiser já pode agendar com o pastor; b) a sala de gravações já está funcionando e disponível para professores que queiram gravar suas aulas e sociedades que queiram gravar seus avisos; c) salas do departamento infantil em fase de finalização.

Escala da Junta Diaconal
Semana de 04 a 10/05

  • Domingo 04/05: Edmar e Samuel
  • Terça 06/05: Dênis
  • Quinta 08/05: Thiago
  • Visitas entre os dias 04/05 e 10/05: Manoel e Raphael

Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Henrique Marques

  • Leitura bíblica (dirigente) – Salmo 96:1-5
  • Oração de invocação (dirigente)
  • Louvor – Hino nº 14
  • Leitura bíblica (responsiva) – Salmo 96:6-10
  • Oração de contrição (confissão de pecados)
  • Louvor – Hino nº 68
  • Leitura bíblica (responsiva) – 96:11-13
  • Oração intercessória – pastorais
  • Louvor – Hino nº 221
  • Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento dos dízimos e ofertas
  • Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas, e pelas crianças
  • Pregação pelo reverendo Marthon Mendes
  • Louvor – Hino nº 320
  • Oração final e bênção apostólica
  • Poslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.

Aniversariantes (04 a 10/05)

  • Dia 04/05 Mariana Barreto Vieira
  • Dia 07/05 Ezrah Neannah Melo Mendes
  • Dia 07/05 Joaquim de Lima Costa
  • Dia 07/05 Maurício Arcanjo Vieira de Deus
  • Dia 10/05 Amanda e Thiago (casamento)

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro.

País de Oração da Semana: Mongólia

A Mongólia, com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes, enfrenta desafios significativos para a igreja cristã protestante reformada. Menos de 2% da população é cristã, enquanto o budismo (53%) e o xamanismo dominam. A igreja, com cerca de 40 mil cristãos, é jovem e enfrenta pressão social e discriminação, especialmente em áreas rurais, onde convertidos são frequentemente rejeitados por famílias e comunidades. A Portas Abertas destaca a necessidade de orar pela proteção dos cristãos contra hostilidades, pelo fortalecimento da liderança da igreja e pela sabedoria na evangelização em um contexto culturalmente resistente. Ore também pelo crescimento espiritual dos novos convertidos e pela unidade entre as denominações cristãs. Apesar dos desafios, a fé está crescendo. Que Deus abra portas para o evangelho na Mongólia!

Referências: Portas Abertas e World Christian Database

Mongólia

Posts Relacionados