Boletim Informativo nº 21/2022

Versão para impressão: pdf logo

Medo?!
“(…) na sua angústia eu estarei com ele; eu o livrarei e o glorificarei.”
Salmo 91:15

A angústia é causada pela sensação de medo. “Davi ficou muito angustiado, pois o povo falava de apedrejá-lo” (1 Samuel 30:6). A expectativa de perigos constantes que nos cercam, medo de ficar doente, desempregado, com pouco dinheiro para suprir nossas necessidades, etc, é a grande causadora de medo. Mas o senso de pecado também o é. Após ordenar o censo do povo de Israel, Davi reconheceu que havia pecado nisso. “Muito pequei no que fiz” (2 Samuel 24:10), admitiu ele (2 Samuel 24:10). Ao receber a visita do profeta Gade que lhe foi enviado pelo SENHOR, ele disse: “Estou em grande angústia” (2 Samuel 24:14). Diante da ameaça de apedrejamento (1 Samuel 30:6), “Davi se reanimou no SENHOR”. Também no caso do levantamento do censo, ele se refugiou nas misericórdias de Deus respondendo ao profeta: “caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias” (2 Samuel 30:14). Qualquer que seja o caso, o socorro vem do Senhor (Salmo 50:15 e Oseias 13:9). Somente o Deus imortal pode nos livrar e proteger do que é mortal. Vivemos em um mundo que é um verdadeiro campo de batalhas entre as forças espirituais do bem e do mal (Efésios 6:12); mas, “se Deus é por nós, quem será contra nós? Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores” (Romanos 8:31 e 37). Portanto, refugie-se em Deus e não permita que o medo o controle, domine, ou seja seu guia ou motivação. Você sabe que a reação de medo por parte dos espias, que foram enviados a espiar a terra de Canaã, causou morte e destruição entre os israelitas que saíram do Egito. A dura sentença de Deus é descrita em Números 14:29: “Todos vocês cairão mortos neste deserto! Todos com mais de 20 anos que foram contados no censo morrerão”. A Bíblia não nos garante imunidade contra os perigos. “Você pisará leões e cobras” (Salmo 91:13). A figura dos “leões” é utilizada como símbolo de todos os inimigos conhecidos, e a das cobras os secretos e traiçoeiros. Não estamos imunes aos ataques e os nossos pés estão em constante contato com os piores inimigos. A Bíblia não nos garante imunidade, mas garante que: “Em todas estas, somos mais que vencedores” (Romanos 8:37). Por mais que o inimigo seja poderoso para devorar ou por mais peçonhentos que seja, ele será totalmente destruído, esmagado por Aquele em Quem você confia e se refugia. Não existe poder capaz de destruir nem veneno com recursos suficientes para fazer apodrecer a sua alma. Seguro pelo Onipotente você será mais que vencedor, e presto vem o dia em que o próprio Deus enxugará dos seus olhos todas as lágrimas (Apocalipse 7:17).

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 28. Quais são as punições do pecado neste mundo? As punições do pecado neste mundo são: ou interiores, como cegueira do entendimento, sentimentos depravados, fortes ilusões, dureza de coração, remorso na consciência e afetos baixos; ou exteriores como a maldição de Deus sobre as criaturas por nossa causa e todos os outros males que caem sobre nós em nossos corpos, nossos bens, relações e empregos -juntamente com a morte. Efésios 4:18; Romanos 1:28; 2 Tessalonicenses 2:11; Romanos 2:5; Isaías 33:14; Romanos 1:26; Gênesis 3:17; Deuteronômio 28:15; Romanos 6:21,23.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001‑64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Acampamento Tema: “Fala, Senhor” (1 Samuel 3-1:4). Valores: R$ 60,00 para crianças de 6 a 11 anos e R$ 120,00 para maiores de 12 anos. Data: de 12 a 15 de novembro. O valor pode ser parcelado até o dia 10 de outubro. Participe!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Acompanhamento Acadêmico

A SAF está com um projeto que visa acompanhar as crianças e adolescentes do ensino fundamental, 1° ao 9° ano, e também alunos que irão prestar vestibular, ENEM ou PAS, nas suas atividades acadêmicas. Esse acompanhamento acontecerá nas terças-feiras nos dois períodos, com duração de duas horas. Teremos professores de matemática, português, inglês e outras disciplinas. Professora Cristina irá ensinar técnicas de redação. Os interessados deverão fazer sua inscrição com Margarete ou Sandra, podendo ser via WhatsApp. Quem for se inscrever deve informar o turno, se pela manhã ou a tarde e a disciplina em que está com dificuldade. Estejam orando por esse projeto e inscrevendo os seus filhos e netos. Iniciamos as atividades no dia 2 de agosto, com a graça de Deus!

Aniversariantes da semana (11 a 17/9)

Dia 13 Humberto Santos Martins.
Dia 14 Laura Tavares Vila Boas Melo.

Posts Relacionados