Boletim Informativo nº 21/2025

A Bíblia e a Felicidade do Ser Humano
“Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida”
Deuteronômio 32:47
A felicidade eterna de qualquer pessoa está inseparavelmente ligada à maneira como ela se relaciona com o Livro de Deus. O texto é bem claro ao dizer que ela é a nossa vida. Aqueles que a praticam têm paz (Salmos 119:165) e são bem-aventurados, felizes ou bem-sucedidos (Tiago 1:21-25). Este texto de Tiago nos orienta a remover de nossas vidas toda forma de impureza e maldade, aceitar humildemente a Palavra de Deus (versículo 21); praticar a Palavra (versículo 22) e perseverar na prática da Palavra. Agindo assim, seremos bem-aventurados em nossas realizações, ou felizes naquilo que fizermos (versículo 25). Mas são poucos os que amam o precioso Livro e o guardam no coração. Muitos o ignoram completamente. Um dos oráculos que o apóstolo Pedro escreveu sobre as Escrituras está em 2 Pedro 3:16: “os ignorantes e instáveis deturpam”. Além dos “ignorantes e instáveis”, também os mercadores da fé, falsos mestres, falsos profetas e falsos apóstolos modificam o sentido ou a intenção dos ensinamentos bíblicos. E o fazem para sua própria destruição (2 Pedro 3:16, parte final). Um texto que os crentes aprendem desde a mais tenra idade é Salmos 1:1-3, onde lemos: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido”. Você tem sido um leitor sistemático da Palavra de Deus? O seu hábito de leitura do precioso Livro tem um sistema? Permita-me uma sugestão: leia dois capítulos por dia, escolhendo o melhor horário para isso. Exemplo: se você tem o hábito de se levantar às 06h00, levante às 05h45. Para ler dois capítulos em 15 minutos, não precisa ficar ansioso, meu amigo, nem ter pressa, minha amiga. É tempo suficiente para uma leitura ativa. Se na leitura de hoje surgir alguma dúvida, as leituras dos próximos dias lançarão luz sobre tal incerteza. Comece no Livro de Gênesis e leia sequencialmente até Apocalipse. Leia, conheça a sua Bíblia.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-Feira
À partir das 19h30, a igreja se reúne para orar – sem transmissão on-line. 1) gratidão pelas bênçãos recebidas; 2) intercessão pelas diversas lideranças da igreja; 3) intercessão pelos irmãos, amigos e familiares que enfrentam problemas ou estão fracos na fé; 4) súplica por direção para projetos pessoais e da igreja; 5) súplica por misericórdia sobre nosso país; 6) Colégio Simonton. Utilize o cartão que se encontra na mesinha na entrada e deixe seu pedido de oração. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você.
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, pergunta 19, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube.
Quinta-feira
À partir das 20h00 a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que você ainda não seja membro da igreja. Na próxima quinta-feira ainda não temos local definido. Você ainda pode ser o nosso anfitrião. Dia 05 de junho será na casa do presbítero Leone. Que tal receber a igreja nos dias 19 e 26 de junho?
Domingo
Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos sobre o Credo Apostólico: Eu Creio que Jesus Ressuscitou dos Mortos – as crianças e adolescentes possuem seu próprio curriculum e terão aulas em sua própria linguagem.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras. Neste domingo o liturgista será o presbítero Carlos Moreschi, e o mensageiro será o reverendo Marthon Mendes.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001‑64.
Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Quais são as partes de um sacramento? As partes de um sacramento são duas: uma, um sinal exterior e sensível usado segundo a própria instituição de Cristo; a outra, uma graça interior e espiritual significada pelo sinal. Mateus 26:26-27; Mateus 28:19; 1 Coríntios 11:23-26.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas, portanto, por favor tenha paciência. As repostas são publicadas em nosso site anonimamente, exceto quando solicitada a divulgação do nome pelo autor.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeos e fotografias. Se você tiver alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe um dos nossos diáconos.
Projetos
Estamos trabalhando com o máximo de celeridade para entregar para a igreja: a) o novo gabinete pastoral já está funcional, faltando poucos detalhes para terminar e se você quiser já pode agendar com o pastor; b) a sala de gravações já está funcionando e disponível para professores, coordenadores e demais interessados que queiram gravar suas aulas e sociedades que queiram gravar seus avisos; c) salas do departamento infantil em fase de finalização.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 25 a 31/05
- Domingo 25/05: Edmar e Thiago
- Terça 27/05: Samuel
- Quinta 29/05: Manoel
- Visitas no período 25/05 e o 31/05:Manoel e Raphael
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: presbítero Carlos Moreschi
- Leitura bíblica– Salmo 11
- Oração de invocação
- Leitura bíblica – Salmo 12
- Louvor – Hino nº 26
- Leitura bíblica – Salmo 14
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino nº 71
- Leitura bíblica – Salmo 13
- Oração pelos enfermos – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor
- Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas e pelas crianças
- Pregação pelo reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, será muito bem-vindo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (25 a 31/05)
- Dia 25 Heitor Santos Araujo
- Dia 25 Maria Aparecida Aragão da Silva
- Dia 25 Mateus Cerqueira Almeida
- Dia 26 Jader Machado
- Dia 30 Márcia da Conceição Santana Costa
- Dia 31 Samuel Augusto Lins
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja, e deseja que nós nos alegremos com você, por gentileza, atualize o seu cadastro.
País de Oração da Semana: Namíbia
A Namíbia, com uma população de cerca de 3,1 milhões de habitantes e uma densidade populacional de apenas 2,2 pessoas por km², é um país onde o cristianismo predomina, com aproximadamente 97% da população identificando-se como cristã, sendo 65% protestantes, dos quais 44% são luteranos. No entanto, a Igreja enfrenta desafios. Muitas comunidades cristãs, especialmente em áreas rurais, combinam crenças tradicionais africanas com o cristianismo, o que pode comprometer a pureza da fé reformada. Além disso, a desigualdade social, o desemprego elevado e a pobreza persistente, agravados pela herança colonial, desafiam a missão da Igreja. Ore para que os líderes cristãos sejam fortalecidos na pregação do evangelho puro, para que a Igreja cresça em discipulado fiel e para que a justiça social seja promovida, trazendo transformação espiritual e material à nação.
Fontes: Portas Abertas, Joshua Project, Wikipedia
