Boletim Informativo nº 23/2022

Versão para impressão: pdf logo

O Viver pela Fé
“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.”
Gálatas 2:20

O viver de Cristo em nós significa que o poder da morte espiritual foi anulado. “Vive em mim”, trata-se da permanente habitação do Espírito Santo em nós. E a Bíblia nos exorta: “Não apagueis o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19). O verbo “apagar” traz à nossa lembrança a figura do fogo, um dos símbolos do Espirito. Devemos nos esforçar para manter a bendita chama constantemente acesa. As palavras “estou crucificado com Cristo” (Gálatas 5:19), nas versões NVT, NVI e KJV, estão no início do versículo 20. “Eu fui morto com Cristo na cruz”. Isso significa que participamos dos benefícios da morte do Salvador, que querem dizer: perdão e desejo de não pecar mais. “Já não sou eu quem vive” — “Não sou eu”, entendo esta expressão como se referindo a algo totalmente fora do alcance da pessoa que dispõe apenas de seus próprios recursos. Neste caso, a espiritualidade não passaria de boas intenções e uso de jargões evangélicos. “Cristo é que vive em mim” — O resultado do viver de Cristo em nós é a vida eterna, é um viver em comunhão com Ele, em participação conjunta de sua vida. A vida da pessoa que foi feita morada de Cristo (João 14:23), torna-se compatível com a vida do Salvador, e tal compatibilidade é o laço de amor que prende o pecador ao suave jugo de Cristo. Sem essa comunhão ou compatibilidade de vida ninguém entraria nas moradas celestiais. “Vivo pela fé no filho de Deus” — Somos transformados e alimentados por essa fé que consequentemente se torna o instrumento da vida eterna, e tal fé “é dom de Deus, é um presente dado por Deus” (Efésios 2:8, ARA e NTLH). Não se trata de uma qualidade comum no homem caído, não é a simples correspondência de uma reação humana, é uma ação do “Autor e Consumador da fé” (Hebreus 12:2). É Ele que começa e termina “a boa obra em nós” (Filipenses 1:6), pois é através de sua bondade que somos conduzidos ao arrependimento, ou é a bondade dEle que faz com que mudemos de vida (Romanos 2:4). A fé é um dom enxertado em nós, e não é motivo de orgulho, mas sim de reverente temor (Romanos 11:20). Quem não concorda comigo nesta questão tem o meu respeito e, especialmente, tem o meu amor em Cristo. “Que me amou e se entregou por mim” — O peso das suas culpas foi transferido para os amorosos ombros de Cristo. Ele voluntariamente recolheu os seus pecados para Si. Agora você não depende mais da Lei para ser salvo, até porque ela jamais salvou alguém. Agora você está livre da culpa e do poder do pecado, e no Dia de Cristo estará livre também da presença do pecado. Você pode e deve cantar alegremente: estou livre do pecado, da morte e do diabo.

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 30. Deixa Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria? Deus não deixa todos os homens perecer no estado de pecado e miséria, em que caíram pela violação do primeiro pacto comumente chamado o pacto das obras; mas, por puro amor e misericórdia livra os escolhidos desse estado e os introduz num estado de salvação pelo segundo pacto comumente chamado o pacto da graça. 1 Tessalonicenses 5:9; Gálatas 3:lc; Tito 3:4-7 e 1:2.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001‑64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Acampamento Tema: “Fala, Senhor” (1 Samuel 3-1:4). Valores: R$ 60,00 para crianças de 6 a 11 anos e R$ 120,00 para maiores de 12 anos. Data: de 12 a 15 de novembro. O valor pode ser parcelado até o dia 10 de outubro. Participe!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Acompanhamento Acadêmico

A SAF está com um projeto que visa acompanhar as crianças e adolescentes do ensino fundamental, 1° ao 9° ano, e também alunos que irão prestar vestibular, ENEM ou PAS, nas suas atividades acadêmicas. Esse acompanhamento acontecerá nas terças-feiras nos dois períodos, com duração de duas horas. Teremos professores de matemática, português, inglês e outras disciplinas. Professora Cristina irá ensinar técnicas de redação. Os interessados deverão fazer sua inscrição com Margarete ou Sandra, podendo ser via WhatsApp. Quem for se inscrever deve informar o turno, se pela manhã ou a tarde e a disciplina em que está com dificuldade. Estejam orando por esse projeto e inscrevendo os seus filhos e netos. Iniciamos as atividades no dia 2 de agosto, com a graça de Deus!

Aniversariantes da semana (25/9 a 1/10)

Dia 26/9 José Loures Rosa.
Dia 28/9 Daniel Aragão Costa.
Dia 29/9 Miguel Batista Soares.

Posts Relacionados