Boletim Informativo nº 28/2019

pdf logo

Versão em PDF

O Propósito da Lei
“Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé.” Gálatas 3:24, NTLH

Não estamos debaixo da Lei como meio de salvação, mas estamos debaixo dela como norma de vida, pois seus preceitos morais jamais foram revogados. Qualquer falta de conformidade com ela, ou qualquer transgressão dela, se constitui pecado, e a remuneração deste é a morte (Romanos 6:23). Em Tiago 1:15 também está escrito que “o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. O texto áureo desta reflexão diz que “a lei ficou tomando conta de nós até” a manifestação de Cristo; ou conforme a versão KJ – “A Lei se tornou nosso tutor a fim de nos conduzir a Cristo, para que por intermédio da fé fôssemos justificados”. Portanto, como meio de salvação a Lei é incompetente, mas eficiente para nos conduzir ao Salvador. Assim vemos que desprezar a Lei é entregar-se a irracionalidade. Além de nos dar sabedoria para a salvação pela fé em Cristo, a Lei tem outras utilidades, a saber: mostra o nosso pecado, ou seja, “a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras” (Romanos 3:20, NTLH); e ao colocar o nosso pecado às claras, nos conduz ao arrependimento e nos leva a uma inabalável confiança na graça de Deus. “Sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazermos o que a lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda” (Gálatas 2:16, NTLH). Assim, vemos também que a lei orienta nossa vida, isto é, nos conduz a vida abundante que Cristo, o Salvador trouxe ao mundo, a única vida que vale a pena ser vivida, é o supremo alvo da existência humana. A Lei diria: “faça e viva”, mas ela não diz como fazer e nem tão pouco fornece os recursos necessários para o realizar. Mas a graça maravilhosa diz: “creia e viva”. O desesperado carcereiro filipense perguntou a Paulo e Silas: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30). E a resposta inequívoca foi, é e será até o fim da vida: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo.” (Atos 16:31). A Lei não pode nos salvar porque a nossa carne ficou doente em consequência do pecado (Romanos 8:3). Por mais que nos esforcemos para obedecer a Deus, continuamos sendo pecadores. Somente Jesus pode nos livrar da condenação eterna. Todavia, a obediência aos preceitos morais da Lei é uma consequência da salvação. Mas isso não significa impecabilidade, e também o fato de sermos justificados pela fé não nos libera para viver como transgressores da Lei. A Lei diz que devemos confiar incondicionalmente nos méritos salvíficos de Cristo, do contrário, estaríamos irremediavelmente perdidos. Nosso objetivo com esta reflexão é destacar a função básica da lei que é nos mostrar que necessitamos de um Salvador; e não há outro, além de Jesus, Ele é o único e suficiente. Creia Nele, e você será salvo. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino – a definir.
  2. Oração
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino – a definir.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino – a definir.
  2. Oração de contrição

V – Adoração

  1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  1. Oração e bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXVI
Da Comunhão dos Santos

I. Todos os santos que pelo seu Espírito e pela fé estão unidos a Jesus Cristo, seu Cabeça, têm com Ele comunhão nas suas graças, nos seus sofrimentos, na sua morte, na sua ressurreição e na sua glória, e, estando unidos uns aos outros no amor, participam dos mesmos dons e graças e estão obrigados ao cumprimento dos deveres públicos e particulares que contribuem para o seu mútuo proveito, tanto no homem interior como no exterior. 1 João 1:3; Efésios 3:16-17; João 1:16; Filemom 3:10; Romanos 6:56 e 8:17; Efésios 4:15-16; 1 Tessalonicenses 5:11,14; Gálatas 6:10.

II. Os santos são, pela sua profissão, obrigados a manter uma santa sociedade e comunhão no culto de Deus e na observância de outros serviços espirituais que tendam à sua mútua edificação, bem como a socorrer uns aos outros em coisas materiais, segundo as suas respectivas necessidades e meios; esta comunhão, conforme Deus oferecer ocasião, deve estender-se a todos aqueles que em qualquer lugar, invocam o nome do Senhor Jesus. Hebreus 10:24-25; Atos 2:42,46; 1 João 3:17; Atos 11:29-30.

III. Esta comunhão que os santos têm com Cristo não os torna de modo algum participantes da substância da sua Divindade, nem iguais a Cristo em qualquer respeito; afirmar uma ou outra coisa, é ímpio e blasfemo. A sua comunhão de uns com os outros não destrói, nem de modo algum enfraquece o título ou domínio que cada homem tem sobre os seus bens e possessões. Colossenses 1:18; 1 Coríntios 8:6; 1 Timóteo 6:15-16; Atos 5:4.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

1. No princípio o homem foi criado à imagem de Deus. Foi adornado em seu entendimento com o verdadeiro e salutar conhecimento de Deus e de todas as coisas espirituais. Sua vontade e seu coração eram retos, todos os seus afetos puros; portanto, era o homem completamente santo. Mas, desviando-se de Deus sob instigação do diabo e pela sua própria livre vontade, ele se privou destes dons excelentes. Em lugar disso trouxe sobre si cegueira, trevas terríveis, leviano e perverso juízo em seu entendimento; malícia, rebeldia e dureza em sua vontade e seu coração; também impureza em todos os seus afetos.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de julho, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade da Superintendência da Escola Dominical.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Zâmbia

Localização África Oriental
Capital Lusaca
Extensão territorial 752.618 km2
Idioma Inglês
População total 17.609.178 habitantes
PIB 25.868 milhões de US$
Moeda Quacha

Zâmbia
Zâmbia

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados