Boletim Informativo nº 29/2019

pdf logo

Versão em PDF

11 de agosto – Dia do Advogado
“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” 1 João 2:1

Como nosso Advogado o Senhor Jesus Cristo nos ajuda e nos consola. Ele é o nosso poderoso Intercessor e Mediador junto ao tribunal celestial. Ele defende os pecadores de forma plenamente eficaz, mas tem como base a identificação do pecador com Ele. Ele é totalmente eficaz tanto na intercessão como também na mediação em favor daqueles que Nele confiam. Quando pecamos, e isso fazemos com muita frequência, é somente Nele que encontramos socorro e cura. O Próprio Pai O ungiu para todo trabalho como Mediador e todo serviço como Salvador. Sua qualificação como Advogado infalível é descrita nas palavras: “Jesus Cristo, o Justo”. Ele é apresentado como Justo, para nos lembrar que todos os seus clientes, sem nenhuma uma única exceção, são culpados, “pois todos pecaram” (Romanos 3:23). Trata-se de uma depravação tão grande e tão plena que não há lugar para uma única exceção. “Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia.” (Isaías 64:6). As ações que praticamos e julgamos como boas “são como trapos sujos” (NTLH). Não há nos clientes nem inocência nem justiça para serem defendidas. Os clientes precisam admitir e confessar suas culpas, como está escrito: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará”, quer dizer, não terá o verdadeiro sucesso na vida, “mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13). “Jesus Cristo, o Justo”, defende seus clientes tendo como base a sua própria justiça. Baseado em sua vida imaculada roga ao Pai que os pecados de seus clientes não sejam imputados a eles e o supremo Juiz não nega seu pedido, pois assim está escrito: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7). Mas o que significa andar na luz? Andar na luz significa viver em honestidade com Deus, consigo mesmo e com as outras pessoas, significa viver em sinceridade, sem tentar encobrir o o que não pode ser encoberto, ou seja, sem tentar encobrir as próprias fraquezas. Aquele que se identifica com “Jesus Cristo, o Justo”, quando tem o seu pecado exposto pela luz, corre imediatamente a Ele, admitindo e confessando sua culpa, e assim encontra: um Ajudador sempre presente, um Consolador sensível, que reúne toda a qualificação necessária para Se compadecer de nós, um Mediador Todo-Poderoso e infalível Intercessor, pois o Pai não nega os pedidos que Ele faz em favor daqueles que se identificam com Ele. Ao olhar para dentro de mim exclamo: “Desventurado homem que sou!” Em seguida pergunto: “Quem me livrará do corpo dessa morte?” Quem me livrará da terrível e eterna condenação? E junto à corte celestial, onde está “Jesus Cristo, o Justo” ouço a resposta: “Graças a Deus por Jesus Cristo”, que me livra da cadeia eterna, ou “da ira vindoura” (Romanos 7:24-25 e 1 Tessalonicenses 1:10). Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino – a definir.
  2. Oração.
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino – a definir.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino – a definir.
  2. Oração de contrição

V – Adoração

  1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  1. Oração e bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXVII
Dos Sacramentos

I. Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a sua palavra. Romanos 6:11; Gênesis 17:7-10; Mateus 28:19; 1 Coríntios 11:23; 10:16 e 11:25-26; Êxodo 12:48; 1 Coríntios 10:21; Romanos 6:3-4; 1 Coríntios 10:2-16.

II. Em todo o sacramento há uma relação espiritual ou união sacramental entre o sinal e a coisa significada, e por isso os nomes e efeitos de um são atribuídos ao outro. Gênesis 17:10; Mateus 26:27-28; Tito 3:5.

III. A graça significada nos sacramentos ou por meio deles, quando devidamente usados, não é conferida por qualquer, poder neles existentes; nem a eficácia deles depende da piedade ou intenção de quem os administra, mas da obra do Espírito e da palavra da instituição, a qual, juntamente com o preceito que autoriza o uso deles, contém uma promessa de benefício aos que dignamente o recebem. Romanos 2:28-29; 1 Pedro 3:21; Mateus 3:11; 1 Coríntios 12:13; Lucas 22:19-20; 1 Coríntios 11:26.

IV. Há só dois sacramentos ordenados por Cristo, nosso Senhor, no Evangelho – o Batismo e a Santa Ceia; nenhum destes sacramentos deve ser administrado senão pelos ministros da palavra legalmente ordenados. Mateus 28:19; 1 Coríntios 11: 20,23-34; Hebreus 5:4.

V. Os sacramentos do Velho Testamento, quanto às coisas espirituais por eles significados e representados, eram em substância os mesmos que do Novo Testamento. 1 Coríntios 10:1-4.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

2. Depois da queda o homem corrompido gerou filhos corrompidos. Então a corrupção, de acordo com o justo julgamento de Deus, passou de Adão até todos os seus descendentes, com exceção de Cristo somente. Não passou por imitação, como os antigos pelagianos afirmavam, mas por procriação da natureza corrompida.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de agosto, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade da UPH.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Zimbábue

Localização África Oriental
Capital Harare
Extensão territorial 390.757 km2
Idioma Inglês, xona e 14 outros
População total 16.913.261 habitantes
PIB 18.037 milhões de US$
Moeda Dolar zimbabueano

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados