Boletim Informativo nº 32/2023

Versão para impressão: pdf logo

Mulher
“Disse mais o SENHOR Deus; Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”
Gênesis 2:18

Nas versões NVT e NVI: “alguém que o ajude e o complete, alguém que o auxilie e lhe responda.” E em Gênesis 2:18 na KJV lemos: “Não é bom que o ser humano viva sem a companhia de um semelhante; farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda”. E no versículo 21 ARA, lemos: “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, (…) tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne”. E do Manual do Culto cito a seguinte joia literária sobre a mulher: “O homem é a cabeça da criação, mas a mulher é a coroa. Não foi ela tirada de sua cabeça como se houvesse de dominá-lo; nem de seus pés, como se houvesse de ser pisada por ele; mas do seu lado, para ser sua igual; de sob o seu braço, para ser por ele amparada e protegida; de junto do seu coração para ser o objeto de seu amor, e o centro dos seus afetos” (Manual do Culto, Casa Editora Presbiteriana S/C, página 32). Li a seguinte explicação de palestrantes: “A mulher não foi criada como um ser inferior ao homem, diminuída ou mais frágil do que ele. Mas, sim, como uma força complementar, para ajuda-lo” (citada no Google). Ainda no Google encontrei o seguinte significado bíblico para idônea: “confiável, correta, honesta, responsável, fiel e capaz. Também tem o sentido de alguém igual ou do mesmo nível”. E quando adicionamos mulher + homem dentro dos critérios bíblicos, a soma ou resultado é: FE-LI-CI-DA-DE, pois está escrito: “O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR.” (Provérbios 18:22). No contexto conjugal encontramos um imperativo dirigido aos maridos no trato com as esposas: “tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida” (1 Pedro 3:7), isto é, a esposa receberá, junto com o marido, o mesmo “dom da vida, que é dado por Deus” (NTLH). E no contexto da fé também lemos sobre a idoneidade da mulher como membro do corpo de Cristo: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). “Todos vós sois um em Cristo Jesus”, quer dizer, o Salvador, a quem você ama e adora, removeu todas as distinções e, sendo assim, a honestidade no comportamento requer tratamento honroso, respeitoso e digno para com as mulheres.
Reverendo José Loures Rosa

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 75. Que é santificação? Santificação é a obra da graça de Deus, pela qual os que Deus escolheu, antes da fundação do mundo, para serem santos, são nesta vida, pela poderosa operação do seu Espírito, aplicando a morte e a ressurreição de Cristo, renovados no homem interior, segundo a imagem de Deus, tendo os germes do arrependimento que conduz à vida e de todas as outras graças salvadoras implantadas em seus corações, e tendo essas graças de tal forma excitadas, aumentadas e fortalecidas, que eles morrem, cada vez mais para o pecado e ressuscitam para novidade de vida. Efésios 1:4; 1 Coríntios 6:11; 2 Tessalonicenses 2:13; Romanos 6:4-6; Filemon 3:10; Efésios 4:23-24; Atos 11:18; 1 João 3:9; Judas 20; Efésios 3:16-19; Colossenses 1:10-11.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Cestas Básicas Querida Igreja, a Junta Diaconal está arrecadando materiais para confecção de cestas básicas. Caso você queira contribuir, procure um diácono!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Acompanhamento Acadêmico

A SAF está com um projeto que visa acompanhar as crianças e adolescentes do ensino fundamental, 1° ao 9° ano, e também alunos que irão prestar vestibular, ENEM ou PAS, nas suas atividades acadêmicas. Esse acompanhamento acontecerá nas terças-feiras nos dois períodos, com duração de duas horas. Teremos professores de matemática, português, inglês e outras disciplinas. Professora Larissa irá ensinar técnicas de redação. Os interessados deverão fazer sua inscrição com Margarete ou Sandra, podendo ser via WhatsApp. Quem for se inscrever deve informar o turno, se pela manhã ou a tarde e a disciplina em que está com dificuldade. Estejam orando por esse projeto e inscrevendo os seus filhos e netos. Reiniciamos as atividades no dia 14 de março, com a graça de Deus!

Aniversariantes (6 a 12/8)

Dia 7 Helane e Samuel (casamento).
Dia 9 Norma Andreia Candido Moreira.

Posts Relacionados