Boletim Informativo nº 49/2023

Versão para impressão: pdf logo

Mãos que Perdoam
“Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei.” E outra vez: “O Senhor julgará o seu povo.” Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Hebreus 10:30-31

Na Carta aos Hebreus 10:31 há uma palavra que pode ser assustadora: “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Todo pecador que despreza a misericórdia e a salvação de Deus de forma firme e definitiva terá experiências com os horrores do julgamento de Deus, ou terá experiências eternas com o desagrado dEle. Com sua permissão, ilustro esse “cair” com uma “precipitação” minha sobre o solo. Ao ser chamado ao púlpito para entregar a mensagem, para lá me dirigi. Não percebi que uma das cerâmicas por onde passei estava molhada. Escorreguei e não me foi dado tempo para dizer que não queria cair e nem tão pouco para executar qualquer manobra defensiva. Fui ao chão! Creio que, por intervenção angelical, não sofri nada além do mui passageiro desagrado. A queda na morte espiritual é semelhante ao meu tombo. Rápida, e fora do controle de quem cai. É assustador! A queda espiritual é diferente, conforme podemos deduzir do Salmo 1:1: primeiro o pecador “anda ou segue no conselho dos ímpios”, depois “se detém no caminho dos pecadores”, e em seguida “se junta, ou se assenta, na roda dos escarnecedores” ou “zombadores” da fé e da Palavra de Deus. Essa cadeira em que se assenta é falsa promete alegrias e dá tristezas, é enganadora, promete vida e entrega morte. É dessa cadeira que o pecador “cai nas mãos do Deus vivo”, cai para receber punição por pecados que não foram tratados com o sangue do Eterno Filho de Deus, que “nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). A orientação das Escrituras é muito clara: não é para andar “no conselho dos ímpios” nem para se deter “no caminho dos pecadores” e nem tão pouco para se assentar “na roda dos escarnecedores”. A orientação é clara e imperiosa: “foge”, fuja destas companhias! “Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude.” (2 Timóteo 2:22). O que o nosso texto ensina é que esse “cair” diz respeito a uma desagradabilíssima e eterna queda, pois fala das “mãos do Deus vivo”, quer dizer, dAquele que vive eternamente. Trata-se de um tombo totalmente fora do controle de quem cai, isto é, “cair” nas mãos de Deus para receber punição por pecados praticados e que o transgressor não se arrependeu; em vez disso, rejeitou a misericórdia de Deus, não buscou o amor que perdoa. “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, mas o pecador tem outra opção, ele pode “cair” nas MÃOS QUE PERDOAM, mãos que apagam as transgressões do pecador, que lavam completamente as iniquidades de qualquer coração e purificam de todo pecado (Salmo 51:1-2). Mas que ninguém se iluda, o perdão de Deus é necessariamente precedido pelo arrependimento. Pecador arrependido não conhecerá o fogo consumidor de Deus (Hebreus 12:29), conforme Ele mesmo tem dito: “Para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hebreus 8:12).
Reverendo José Loures Rosa

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 92. Que revelou Deus primeiramente ao homem como regra da sua obediência? A regra de obediência revelada a Adão no estado de inocência, e a todo o gênero humano nele, além do mandamento especial de não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, foi a lei moral. Gênesis 1:27; Romanos 10:5 e 2:14:15; Gênesis 2:17.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Cestas Básicas Querida Igreja, a Junta Diaconal está arrecadando materiais para confecção de cestas básicas. Caso você queira contribuir, procure um diácono!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Acompanhamento Acadêmico

A SAF está com um projeto que visa acompanhar as crianças e adolescentes do ensino fundamental, 1° ao 9° ano, e também alunos que irão prestar vestibular, ENEM ou PAS, nas suas atividades acadêmicas. Esse acompanhamento acontecerá nas terças-feiras nos dois períodos, com duração de duas horas. Teremos professores de matemática, português, inglês e outras disciplinas. Professora Larissa irá ensinar técnicas de redação. Os interessados deverão fazer sua inscrição com Margarete ou Sandra, podendo ser via WhatsApp. Quem for se inscrever deve informar o turno, se pela manhã ou a tarde e a disciplina em que está com dificuldade. Estejam orando por esse projeto e inscrevendo os seus filhos e netos. Reiniciamos as atividades no dia 14 de março, com a graça de Deus!

Aniversariantes (3 a 9/12)

Dia 4/12 Lorena e Leone (casamento).
Dia 4/12 Mirelle e Henrique (casamento).
Dia 7/12 Sueli de Sá Costa.
Dia 8/12 Sandra e Paulo (casamento).

Posts Relacionados