Exemplo, Exemplo, Exemplo!
“Ensine seus filhos no caminho certo.”
Provérbios 22:6 (NVT)
A tríplice repetição do substantivo “exemplo” no título da mensagem é citada por alguns estudiosos que afirmam que um pai deve três coisas ao filho: “exemplo, exemplo e exemplo.”
Nas falhas na educação dos filhos, dois males andam sempre juntos: mau exemplo e negligência na disciplina. Parece haver uma espécie de círculo vicioso entre esses dois, isto é, uma repetição contínua e sem progresso. Os resultados são prejudiciais, pois conduzem a juventude a um abismo chamado licenciosidade.
A expressão “no caminho” é muito significativa, pois indica que os pais devem ser um exemplo para os filhos, sabendo que não existe didática mais eficaz. A criança aprende mais vendo do que ouvindo. Uso o sinal de trânsito como ilustração para contestar uma triste frase dita por muitos pais a seus filhos: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.” Eles agem como a placa que aponta o caminho, mas não está “no caminho”.
Há muitos pais falhando no sentido de ser exemplo para seus filhos. Ensinar “no caminho” significa ser o guia, aquele que vai à frente e que, enquanto caminha, ensina por meio de palavras de sabedoria. O apóstolo Paulo, grande cultivador de pensamentos e ações espirituais, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu:
“Continuem a pôr em prática tudo quanto aprenderam, receberam, ouviram de mim e me viram fazer, e o Deus de paz estará com vocês.”
Filipenses 4:9 (BV)
Este é um grande exemplo de como ensinar no caminho.
Que Deus abençoe todos os pais e mães na nobre e grande tarefa de criar os filhos para que se tornem verdadeiros paradigmas, especialmente no que diz respeito ao reverente temor a Deus, à edificação da igreja de Cristo e à proclamação do Evangelho para a salvação dos incrédulos.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa