O Sentido para a Vida
“Diante disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então Jesus perguntou aos doze: Será que vocês também querem se retirar? Simão Pedro respondeu: Senhor, para quem iremos? O Senhor tem as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que o Senhor é o Santo de Deus.”
João 6:66-69
Ainda era bastante criança quando comecei a trabalhar com o público. Como comerciário, adolescente/adulto, foram cerca de vinte e cinco anos em armazém de “secos e molhados”, com madeiras, produtos para marcenarias e material de construção em geral. Conheci todo tipo de gente e vi pessoas de todas as classes em frenéticas, inúteis e muitas vezes nocivas buscas de sentido para a vida.
Vi homens e mulheres vivendo pobres para morrerem ricos (isso deve ser o cúmulo de alguma coisa), imaginando que na “fascinação das riquezas” (Marcos 4:19) encontrariam o sentido da existência humana. Vi outros que, enganados pelos vícios, foram tragados pelas drogas de todas as espécies, tornando-se seus escravos. Vi outros ainda que, imaginando que o tal sentido estaria na sensualidade, se entregaram às paixões: amantes e mais amantes, noites e noites em braços proibidos. O diabo usa todos esses expedientes “para roubar, matar e destruir” (João 10:10) almas.
Penso que todos os meus queridos leitores e diletas leitoras compreendem bem o propósito do Espírito Santo nas palavras proferidas pelo apóstolo Pedro ao responder para Jesus:
“Senhor, para quem iremos? O Senhor tem as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que o Senhor é o Santo de Deus.”
O ensino é claríssimo: o sentido da vida só pode ser encontrado em Jesus. O ensino apostólico aqui é que, quem abandona Jesus, fica sem opção. O próprio Senhor Jesus Cristo deixa isso suficientemente claro por meio do Evangelho Segundo João:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.”
João 14:6
E, inspirado pelo Espírito Santo, o evangelista João escreveu:
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”
1 João 5:11-12
Firmado na maravilhosa e toda-poderosa graça de Jesus,
Pastor José Loures Rosa