Pergunte ao Pastor – 01/10/2012

“Caro Pastor, este texto sobre o uso da palavra amém é seu?

“AMÉM!” OUu “AMÉM?”
“Amém” é uma expressão bastante utilizada nas igrejas de hoje. Ela é usada,
por exemplo, no abrir das Bíblias: “abramos a Bíblia no Salmo 13, amém?”, ou, “quem encontrou, diga amém!”; ou ainda quando alguém saúda a igreja dizendo assim: “Graça e paz, amém?”. Percebe-se que a palavra “amém” tem se tornado um jargão. Para tudo se usa o “amém”:, mesmo quando não se tem o que dizer e fazer. Qual é a maneira correta de usar tal expressão? De acordo com o dicionário Aurélio, “amém” significa
“palavra litúrgica de aclamação, que indica anuência firme, concordância
perfeita; assim seja”. No Antigo e no Novo Testamento, a palavra é utilizada para expressar uma afirmação certa em vista do que foi dito. É usada depois de pronunciamento de maldições solenes (Números 5:22; Deuteronômio 27:15) e depois de orações e hinos de louvor (1 Crônicas 16:36; Neemias 8:6; Salmo 41:13; Mateus 6:13; Filipenses 4:20; Apocalipse
7:12). Em suma, o termo é utilizado
para confirmar uma verdade e não para indagar algo, além disso, o “amém”, nas orações, serve para expressar certeza e segurança no Senhor, a quem o homem dirige a sua oração. Sabendo disso, seguem
algumas implicações do uso da palavra “amém”: primeiro, utilizada no término de uma leitura bíblica no culto; em orações cantadas (hinos e cânticos espirituais); orações feitas por irmãos durante o culto ou reuniões de oração; ao término da mensagem do pregador e ao findar do culto, exemplo: o amém tríplice. Segundo, o “amém” é respondido
quando se é entendido aquilo que é falado ou cantado (1 Coríntios 14:16). Dizer “amém” após a oração indica coletivamente
que a oração, feita por uma pessoa, é de fato a oração de todos os irmãos. Terceiro, deve ser usado sempre como ato afirmativo ou de exclamação, nunca de interrogação (1 Crônicas 16:36; Salmo 89:52; Apocalipse 7:12). Diante do que a Bíblia diz, usar o termo amém como jargão é desajustar completamente o sentido de tal termo. Não há nada de errado em se questionar se os ouvintes estão entendendo, mas, para isso, não é preciso utilizar o “amém?”, mas sim “ok?” ou “tudo bem?”, ou, no abrir da Bíblia: “todos abriram?”, “encontraram o texto?”. Que a bênção de Deus permaneça sobre nós conforme o querer d’Ele. Amém!”

Caro André,

Como respondi diretamente a você: Esse texto sobre o AMÉM não é meu. Mas, ele reflete o que eu penso sobre o assunto.
Caso você precise de mais informações, estou às ordens.

Em Cristo,
Rev. Geomário.

Em Cristo,
Reverendo Geomário Moreira Carneiro

Posts Relacionados