“Arrependei-vos!”

A imperiosa chamada ao arrependimento se constitui na essência da pregação do Evangelho. João Batista, o precursor do Senhor Jesus Cristo, iniciou seu ministério pregando: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2). No capítulo 4 de Mateus lemos que o Senhor Jesus Cristo, após ser batizado, vencer a Satanás nas tentações no deserto, ser informado da prisão de João Batista, seu precursor; deixou Nazaré indo morar em Cafarnaum para se cumprir a profecia de Isaías, que disse: “Terra de Zebulom, terra de Nafatali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Mateus 4:16-16 citando Isaías 9:1-2). “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17). Estas duas referências são suficientes para mostrar a urgentíssima necessidade e a inigualável importância do arrependimento. A Bíblia diz que sem santificação “ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14), e o primeiro passo da santificação é o arrependimento. E o arrependimento verdadeiro se caracteriza pelo desejo sincero de não transgredir mais o mandamento profanado, ou seja, arrependimento verdadeiro significa ódio ao pecado. O arrependimento é a porta que dá acesso ao perdão, e nos braços dessa dupla, encontramos a graça salvadora de Cristo. “Arrependei-vos!” O convite ao arrependimento nos é apresentado no modo imperativo, o que indica sua necessidade essencial,  inadiável, indispensável, vital e absolutamente necessário; além de ser urgente, pois se diante de uma falta que necessita de arrependimento você decidir: “Arrepender-me-ei à 0h de amanhã”, pode ser que aconteça de você ser chamado à eternidade às 23h59 de hoje; e aí, será tarde demais! “Arrependei-vos!”

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados