O Cristo do Natal e a eternidade (Lucas 16:19-31)

Todos nós estamos a caminho da eternidade. Desde a minha adolescência tenho ouvido uma pergunta de singular importância: “Onde você passará a eternidade?” Deus nos apresenta em sua Palavra duas únicas opções: no céu, com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Mateus 25:34), ou no tormento eterno, “com o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). Por isso Deus nos diz também que devemos aceitar a Cristo agora, pois qualquer adiamento, por menor que seja a fração de tempo, poderá ser fatal para a alma, que poderá encontrar uma triste e irremediável situação. O texto de hoje nos apresenta duas cenas: uma na transitoriedade terrena, outra que se desenrola na eternidade. Nos deteremos na segunda, focalizando dois protagonistas; Lázaro, que morreu para o pecado, e outro, identificado na parábola apenas como “o rico”, que morreu em pecado. Este, encontrando-se “no inferno, estando em tormentos, levantou os olhos” e viu Lázaro no reino dos céus, ao lado de Abraão, o pai da fé, em felicidade eterna (versículo 23). E o que estava em tormento fez um pedido a Abraão nos seguintes termos: “Pai Abraão, tenha misericórdia de mim! E mande que Lázaro molhe a ponta do dedo em água e me refresque a língua, porque estou atormentado neste fogo” (versículo 24). Em sua resposta Abraão não falou em purgatório, nem missas e nem tão pouco em indulgências, pelo contrário, deixou suficientemente claro que é totalmente impossível alterar o destino de quem já se foi, e que há somente duas opções: no céu com o bondoso Cristo do Natal, ou no inferno com o diabo. Este é o ensino da Palavra de Deus. Em sua resposta ao rico, Abraão acrescentou: “E, além de tudo, há um grande abismo entre nós e vocês, de modo que os que querem passar daqui até vocês não podem, nem os de lá passar para cá”. Estas palavras nos conduzem em um rapidíssimo salto à Hebreus 3:7-8, onde está escrito: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”. Crendo que você conhece e aceita a doutrina bíblica sobre as duas únicas opções para a humanidade após a morte, reitero meus votos de FELIZ NATAL; sim, Feliz Natal com JESUS!

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados