O Cristo do Natal é o Restaurador da vida (Marcos 2:1-12)

O presente texto narra a história de um paralítico curado por Jesus. O enfermo, procurando ver Jesus, viu-se diante de um obstáculo: a aglomeração de pessoas ao redor do divino Mestre impedia-o. Mas quatro de seus amigos não se deram por vencidos; desceram o enfermo pelo telhado até aos pés do Médico divino. Esta história nos ensina que a base da restauração é a fé: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados” (versículo 5). A doutrina fundamental da salvação do pecador é definida pelo próprio Senhor Jesus: “Arrependam-se e creiam no evangelho” (Marcos 1:15). Na história que analisamos Jesus viu a fé daqueles homens, e no texto citado agora nos chama ao “crer”. Este verbo é o correspondente do substantivo fé, o único instrumento por meio do qual podemos agradar a Deus, pois, “sem fé, é impossível agradá-Lo” (Hebreus 11:6);  e é também pela fé que realizamos as obras de Deus. Perguntaram a Jesus: “Que faremos para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: que vocês creiam naquele que ele enviou” (João 6:28-29). O ser humano gosta de buscar conforto em coisas que não satisfazem (Isaías 55:2), tais como: riquezas materiais, entretenimentos e prazeres ilícitos. Somente o Cristo do Natal é que pode realmente satisfazer a alma. “Cristo satisfaz, Cristo satisfaz, satisfaz completamente. Meu mais puro ideal, inspirado pela cruz, é servir e honrar o bom Jesus”  (Hinário Cantor Cristão, 452). É somente Jesus que pode realmente confortar de modo perfeito e eficaz. O paralítico curado em Cafarnaum é uma brilhante prova do poder de Jesus em restaurar e satisfazer. A fé daqueles homens agradou a Jesus que, vendo o sofredor diante de Si, disse-lhe: “Eu digo a você: Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa” (versículo 11). Ao liberar a palavra curadora, o resultado foi: “Ele se levantou e, no mesmo instante, pegando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de todos se admirarem e darem a glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!” (versículo 12). Era de se esperar que a cidade em peso se convertesse a Jesus. Porém, em estado de perplexidade, lemos em Mateus 11:23-24: “E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no inferno! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que foram feitos em você, ela teria permanecido até o dia de hoje. Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você.” Se nestes dias natalinos você ouvir a voz do Cristo do Natal, entregue o seu coração a Ele.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados