O Cristo do Natal oferece perdão amplo, geral e irrestrito (Lucas 15:11-24)

O pai da parábola do filho pródigo representa Deus, que está sempre pronto para receber o pecador que reconhece seus pecados e arrependido se volta para Ele pedindo perdão. As consequências das insensatas atitudes do filho caíram sobre ele, e esmagavam-no. Através do profeta Oseias Deus diz a todos os pecadores que se encontram em situação idêntica: “A sua ruína vem de você, e só de mim, o seu socorro” (13:9). Essa parábola ilustra a graça e a misericórdia de Deus que está sempre pronto a oferecer perdão ao pecador arrependido. Quando retornava para o lar que insensatamente havia abandonado, ainda estava longe e “seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou” (versículo 20). Esse beijo paterno ilustra o perdão do qual estamos falando. Após a alegre recepção, o pai disse aos seus funcionários: “Tragam depressa a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos pés” (versículo22). Esse “banho de loja” que o filho recebeu me faz pensar nas palavras de Deus através do profeta Isaías: “Ainda que os pecados de vocês sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã” (Isaías 1:18). A melhor roupa, o anel e as sandálias fizeram desaparecer todo vestígio da miséria financeira em que o pródigo se encontrava. E as palavras do profeta Isaías nos fazem ver que, quando o pecador se volta para Deus buscando o perdão, toda miséria espiritual desaparece, pois o perdão oferecido é amplo, geral e irrestrito, a pobreza espiritual é banida sob o poder do “evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Efésios 3:8), pois o perdão do Cristo do Natal é ilimitado, abrange pecados passados, presentes e futuros. E é confiado nesse perdão de graça e misericórdia que eu renovo, diante de Deus, os meus votos de Feliz Natal para você.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados