Ver não podia, mas podia ouvir e falar (Lucas 18:35-43)

O texto referido descreve a cura do cego de Jericó. Este homem não podia ver, mas podia ouvir e clamar. Ouvindo o barulho de uma multidão que passava, perguntou do que se tratava. E ouvindo que era JESUS que passava, pôs-se a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim!” Esta é mais uma narrativa que retrata que o Senhor Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso e de infinitas misericórdias. O Mestre ia passando, cumprindo sua missão redentora. O barulho da multidão não impediu que os onipotentes ouvidos captassem o som da voz que suplicava. Em Marcos 6:31 lemos que Jesus e seus discípulos “não tinham tempo nem para comer”. Talvez isso explique o fato de que “os que iam na frente repreendiam” o cego “para que se calasse” (versículo 39). Mas em vez de calar-se, o cego “gritava cada vez mais – Filho de Davi, tenha compaixão de mim!” Não tinha tempo nem para comer, teria tempo para atender a um pobre cego sentado à beira do caminho? Quando se trata de Jesus, a resposta é SIM! E Jesus, ouvindo o clamor do cego, parou e atendeu. O Médico dos médicos perguntou: “O que é que você deseja de mim, rapaz?!” A resposta do cego foi clara e objetiva: “Senhor, que eu possa ver de novo.” E o poderoso Salvador liberou a Palavra que cura: “Pois então veja! A sua fé salvou você”. E Lucas, “o médico amado”, um dos evangelistas que registrou este, fato escreveu: “Imediatamente ele passou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus” (versículo 43). Cumpriu-se mais uma vez a Palavra que Deus nos diz: “Eu sou o SENHOR, aquele que cura vocês” (Êxodo 15:26). Duas palavras para finalizar: 1. Brevemente, no glorioso Dia de Cristo, compreenderemos que a fé em Jesus não conhece derrotas. 2. A mensagem evangélica do presente milagre que diz a todos os cegos espirituais: clamem pela misericórdia de Cristo, peçam a Jesus para ter compaixão de vocês. “Ah! Se todo pecador clamasse: Senhor, sou cego, toma-me pela mão, no meio das trevas do pecado e à beira do precipício eterno, e cura-me! Senhor, dá-me a vista espiritual da tua misericórdia, do teu amor, do teu sacrifício, da tua salvação e da tua glória!” (Egidio Gioia, em Notas e Comentários à Harmonia dos Evangelhos, página 275). Se clamar, será prontamente atendido, pois Jesus jamais rejeitou o clamor de um pecador. Ele mesmo disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37).

No infinito amor de Cristo – pastor José Loures.

Posts Relacionados