Pergunte ao Pastor – 02/12/2007

“Pastor, o Sr. poderia falar acerca de como se deu a multiplicação da raça humana? Deus criou Adão e Eva, e eles tiveram filhas e filhos. Porém, como se multiplicaram? Eles casaram entre si? Se sim, não é pecado?
Outra dúvida: quando Caim mata Abel, ele fica com medo de ser morto, e Deus diz então que colocaria um sinal para que ninguém o matasse. Quem seriam estas outras pessoas por quem Caim temia ser morto, se só haviam seus pais e possíveis irmão na face da Terra?
Desde já agradeço.”

Glauco, creio que a resposta é simples. Existe um princípio jurídico que diz que "Não há crime sem lei anterior que o defina". Da mesma forma, não há pecado enquanto o Senhor não o definir como tal.No início, obviamente, Caim só poderia se casar com uma de suas irmãs. Não havia nenhuma condenação quanto a isso, portanto, não havia pecado. Vale lembrar que, em Gênesis 20:12, descobrimos que Abraão era casado com sua meia-irmã Sara. As condenações a este tipo de casamento só apareceram na Lei de Moisés. Logo, até Moisés, casar-se com a irmã não era pecado.Quanto a quem poderia matar Caim, a resposta é simples. Ou ele seria morto por um de seus irmãos, ou por seus pais, ou talvez por algum sobrinho, sobrinho-neto ou outro parente, uma vez que a única família existente era a de Adão.

Em Cristo,
Reverendo Helder Nozima

Posts Relacionados