Pergunte ao Pastor – 03/09/2014

“Olá pastor, minha dúvida é se um pastor pode realizar um casamento de uma noiva grávida vestida de branco? Ele vai realizar um casamento de uma noiva grávida e vestida de branco nos próximos dias. Esse mesmo pastor se recusou a me casar de branco porque eu não era mais virgem e contei isso a ele junto com meu noivo na época. Agora estou casada apenas no civil. Eu não quis entrar na igreja vestida com outra cor, seria uma vergonha pra mim, me sinto arrasada até hoje por isso, me sinto pecadora, humilhada, me afastei da igreja por conta disso.
Atualmente não frequento nenhuma igreja, me sinto inferior ás outras pessoas, inclusive a noiva que se casará grávida com toda honra e riqueza. É horrível se sentir inferior, pequena… Me chamo Solange, tenho 25 anos, e gostaria muito de superar esse sentimento contra o pastor.”

Caro Anônimo,
Graça e Paz!

O pastor não realiza casamento. O pastor ministra a bênção matrimonial. Quando o casamento for religioso com efeito civil, o pastor também realiza o ato civil com habilitação do cartório. Logo, o fato da noiva está grávida e vestida de branco não tem a ver com o ato religioso. Isto está ligado à nossa cultura, onde o branco simboliza pureza. Neste caso cabe aos nubentes se apresentarem de acordo com a consciência cristã deles. Talvez este pastor também não saiba da gravidez da noiva ou já tenha mudado de opinião. Penso, Solange, que você deve experimentar o perdão de Deus e procurar na graça de Deus superar esse sentimento em relação ao pastor. Minha oração é que você consiga superar esta situação.

Em Cristo,
Rev. Geomário

Em Cristo,
Reverendo Geomário Moreira Carneiro

Posts Relacionados