Pergunte ao Pastor – 16/09/2012

“Caro Pastor, graça e paz.

A bíblia declara de forma bem clara tanto a soberania de Deus quanto a responsabilidade e as livres decisões humanas. Mas como conciliar estas duas verdades? A soberania divina faz de mim uma marionete, um robô ou coisa parecida? E por outro lado, se sou livre pra escolher, como Deus pode ser soberano?
Tenho consciência que nenhuma das doutrinas é falsa só porque não entendemos, mas creio que há um caminho para facilitar nosso entendimento. Gostaria, se possível, que o senhor citasse um ou dois exemplos de relato bíblico que mostre tanto a soberania de Deus quanto a responsabilidade humana.

Graça a paz!”

Caro Diogenes,
Graça e paz!

A Bíblia é clara tanto quanto à soberania de Deus como da responsabilidade humana. Estas duas verdades podem ser conciliadas se compreendemos a forma correta de uma pessoa andar. Quem anda numa perna só (soberania de Deus) está deficiente. Quem procura andar na outra perna somente (responsabilidade humana) também está deficiente. Logo precisamos das duas pernas para andar: a da soberania de Deus e a da responsabilidade humana. Deus não nos fez marioentes, robôs ou coisa parecida. É verdade que somente Adão possuiu livre arbítrio (capacidade de agir contra sua natureza). Após o pecado temos apenas livre agência (agimos conforme nossa natureza). Somos livres para escolher somente conforme nossa natureza. Não sabemos escolher conforme o propósito de Deus. Daí a ação sobena de Deus para atrair o nosso coração e mudar a nossa disposição interior. Quanto aos relatos bíblicos podemos ver os exemplos apontados por Paulo quando escreve aos Romanos no capítulo nove.

Fico à disposição.
Em Cristo,
Rev. Geomário.

Em Cristo,
Reverendo Geomário Moreira Carneiro

Posts Relacionados