A Perseverança que Vem de Cristo

“Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança” (Tiago 1:2-3). Diante dessa necessidade de perseverar você tem duas opções: receber a graça da perseverança das mãos de Cristo ou ficar sem ela. E o Salvador afirma: “É pela perseverança que vocês ganharão a sua alma” (Lucas 21:19). O próprio Salvador nos diz: “se você permanecer fiel mesmo diante da morte, eu lhe darei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10). Para permanecermos fiéis, dependemos da graça de Deus, ou seja, quando somos tentados”, é Ele que nos mostra “uma saída para que” consigamos resistir, perseverar, até “mesmo diante da morte” (1 Coríntios 10:13). É por isso que pregamos: quem salva é só Jesus! “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). O texto de hoje trata do objetivo das provações, e o autor sagrado diz que devemos recebê-las como “motivo de grande alegria” pelos resultados que produzem. A alegria aqui diz respeito a alegria da alma que por sua vez reflete nossa comunhão com o Pai celestial. Tal alegria é produto da perseverança, por isso é perfeita e nos vem como resultado da harmonia com Deus. Esta alegria não diz respeito a algo que satisfaça ao corpo, e por isso é possível mesmo diante de circunstâncias adversas. O termo provação significa todas as formas de situações aflitivas, desgostos ou tribulações. O texto diz “várias provações”. Por isso, quando estivermos passando por uma, devemos ficar preparados para a próxima, pois assim é a vida na terra. Vencemos um Golias, surge um Saul; depois dos amalequitas aparece uma Bate-Seba, e na sequência um revoltoso Absalão. Paulo e Barnabé fortaleciam a alma dos crentes mostrando-lhes “que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22).  Há provações que nos sobrevém pelo simples fato de sermos humanos, e outras, pelo fato de sermos crentes em JESUS. Seus agentes mais conhecidos são: o mundo, a carne e o Diabo. Dizem as Escrituras: “a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”, ou seja, produz para nós uma glória de valor eterno. “Considero que nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (2 Coríntios 4:17, Romanos 8:18, Tiago 1:12). Que o Senhor conduza os nossos corações “à perseverança que vem de Cristo”.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados