“Ai desta nação pecaminosa” (Isaías 1:4)

Ao ler os profetas do Antigo Testamento, muitas vezes sinto como se eles estivessem em nossas praças anunciando a Palavra de Deus. O profeta Isaías, por exemplo, após proferir o seu “ai” contra a “nação pecaminosa” prossegue: “povo carregado de iniquidade”. E Oséias descreve a pecaminosidade falando da mentira que prevalece, dos assassinatos, roubos e impurezas sexuais. “Há violência e homicídios sobre homicídios” (Oséias 4:2). Até parece que estes dois servos de Deus do passado estão se referindo diretamente ao Brasil. Além dos pecados descritos, há também o pior dos embustes que é a vasta divulgação de falsos milagres com a iníqua intenção de subtrair dinheiro dos incautos. E a tristíssima e mui lamentável questão da idolatria. Através da primeira palavra em Isaías 1:4 sentimos o profeta exprimindo sua aflição, sua dor, seu lamento, seu desespero e sofrimento. Mas os homens que “falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21), além de denunciarem o pecado, apontavam a solução. O apóstolo Paulo, em Romanos 6:23, fala sobre a letalidade do pecado, dizendo: “O salário do pecado é a morte”. Mas completa o plano de salvação com uma graciosa palavra: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Voltemos ao profeta Isaías. Proferiu o seu triste “ai” sobre a nação, e prosseguiu falando em nome de Deus: “Lavem-se e purifiquem-se! Tirem da minha presença a maldade dos seus atos; parem de fazer o mal! Aprendam a fazer o bem; busquem a justiça, repreendam o opressor” (1:16-17). Depois, através do mesmo profeta Deus transmite aos pecadores o seu convite gracioso e misericordioso: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã. Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra” (1:18-19). Na sequência, no versículo 20, uma soleníssima advertência: “Mas, se recusarem e forem rebeldes, vocês serão devorados pela espada; porque a boca do SENHOR o disse.” E nós brasileiros conhecemos muito bem o poder assassino e devorador da espada chamada corrupção. Encerro com o profeta Oseias que, após denunciar os pecados, transmite, em nome de Deus, palavras de esperança: “A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro. Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído” (13:9 e 14:1). E encerra o seu Livro com belíssimas palavras: “Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente” (inteligente), “que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão” (14:9).

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados