O Cristo do Natal tem as palavras da vida eterna (João 6:60-69)

Depois que o Senhor Jesus Cristo proferiu o seu ensino sobre o pão da vida, “muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então Jesus perguntou aos doze: Será que vocês também querem se retirar?” (versículos 66-67). A resposta foi: “Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna” (versículo 68). Nesta resposta aprendemos que o Senhor Jesus é o único que tem palavras de vida. Aprendemos também que o Senhor Jesus Cristo não é uma opção de vida, Ele é a única opção, e abandoná-Lo significa ficar sem opção. Isto está implícito nas palavras: “Para quem iremos?” Vamos considerar estas palavras, à luz dos túmulos de fundadores de duas religiões, mais o de Cristo, o glorioso Fundador e Edificador do catolicismo cristão. Consideremos o túmulo de Maomé, fundador do islamismo. Se visitarmos Meca, onde está sepultado o seu corpo, ouviremos alguém nos dizer: “aqui jazem os restos mortais de Maomé”. No ano 607, o papa Bonifácio III, sob a chancela do imperador Focas, declarou a supremacia do bispo de Roma, dando origem ao catolicismo romano. Se formos às grutas do vaticano, e nos aproximarmos da tumba do referido papa, alguém nos dirá: “aqui jazem os restos mortais de Bonifácio III”. Mas quando algumas mulheres foram ver o túmulo do Senhor Jesus, um anjo, cujo aspecto “era como um relâmpago, e a sua roupa era branca como a neve”, disse-lhes: “Não tenham medo! Sei que vocês procuram Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui” (no túmulo); “ressuscitou, como tinha dito. Venham ver onde ele jazia” (Mateus 28:3-6). A qualquer hora que você se aproximar do túmulo de Cristo, em Jerusalém, haverá sempre alguém para lhe dizer: Este é o lugar “onde ele jazia”. Túmulo vazio em sua história é exclusividade do catolicismo cristão. Os túmulos do catolicismo romano estão cheios dos restos mortais de seus papas, cabeças daquela igreja. Mas brevemente teremos um simulacro de ressurreição (Apocalipse 13:3), “para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mateus 24:24). Muito cuidado! A ressurreição é uma das razões pelas quais somente o Cristo do Natal tem as palavras da vida, e abandoná-Lo significa ficar sem opção. Jesus, é somente Jesus que pode dizer: “As palavras que eu lhes tenho falado são espírito e são vida” (versículo 63), pois sobre Ele, o Cabeça da igreja cristã, o dedo de Deus escreveu: “Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo.”  (Colossenses 1:18). Renovo diante de você os meus votos de Feliz Natal, na expectativa de que você creia que vida que vale a pena ser vivida, é somente com o Cristo do Natal, ou seja; salvação, só em Jesus.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados