O Fruto do Espírito – Bondade (Gl. 5:22)

Nas comemorações do Natal a igreja canta: “Jesus, o Amado, o Sumo Bem!” (NC, 237). Em seus louvores a igreja proclama que Ele é absolutamente bom, é perfeito, e no vocabulário humano não há palavras para descrever a beleza de sua santidade. É santo e bom por Si mesmo e não há limites em sua bondade, é completamente bom, e trata-se de bondade incontestável, pois Ele “é bom também para os ingratos e maus” (Lc. 6:35). E o supremo alvo do cristão é ser como Ele: “Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto; quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é” (1 Jo. 3:2). Mas agora, a prova necessária de que estamos em Cristo, o Bom, são as manifestações da bondade através de nós. Jesus é o “Sumo Bem”, e se o Espírito de Jesus habita em nós necessariamente seremos bondosos, pois a bondade é fruto do Espírito. Essa virtude jamais será resultado do esforço próprio. Quem tem o Espírito de Cristo é dirigido por Ele e deseja o que é bom; não apenas pratica o que é bom, mas tem espírito de bondade, é compulsivo na prática do amor, pois bondade é isso, bondade é amor em ação. Ser crente em Jesus significa andar no compasso do Espírito Santo, e esse andar exterioriza o fruto do Espírito. O Senhor Jesus Cristo é o Exemplo perfeito daquilo que devemos ser neste mundo corrupto. Quem tem o Espírito de Cristo deve provar que o tem, isto é, vivendo no meio de pessoas más, no meio de pessoas corrompidas, brilhando como as estrelas no céu. Que o Espírito Santo tenha misericórdia de nós.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados