Os apelos do evangelho e a reação dos homens

“Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4). Eu não entendo como é que uma pessoa que acredita em Deus, atesta a veracidade das Escrituras Sagradas, tem ciência do iminente encontro com o Senhor Jesus Cristo mas rejeita os apelos do Espírito Santo. O texto acima explica: o príncipe das trevas cegou a mente deles. Aceitam conversar sobre tais temas, mas não os consideram. “Não quero considerar agora os assuntos que dizem respeito ao além túmulo”. Mas o grande problema é que quando decidirem considerar tais assuntos, poderá ser tarde demais para o arrependimento e sobrará tempo apenas para o remorso causado por tantas oportunidades perdidas. Enquanto escrevo, oro em favor destas pessoas pedindo ao gracioso Deus que a luz do glorioso rosto de Cristo brilhe sobre elas. Creio que você também conhece pessoas na triste situação de cegueira mental. Ore por elas para que sejam despertadas e salvas pois, caso contrário, o destino delas será trágico; eterno e irremediavelmente trágico. As pessoas que evitam tomar decisão diante dos apelos do evangelho, estão em busca de quê? Estão em busca do bem, mas não o bem maior ou o bem principal. Estão em busca de boas propriedades, mesas luxuosas com comidas e bebidas finas sobre elas. Mas quando consideramos tais coisas à luz do reino de Deus, qual é o valor delas? As coisas boas desta vida trazem conforto, bem-estar e alegrias, mas não devemos esquecer que a prioridade número UM da vida consiste em buscar o reino de Deus (Mateus 6:33), pois este reino nos faz feliz no presente e eternamente, enquanto as coisas boas da vida são transitórias, podem desaparecer em um piscar de olhos. Quando o homem compreende a importância incomparável do reino de Deus, desiste de tudo para ganhar a Cristo e a salvação. O que antes ele considerava lucro, agora considera como “perda por causa de Cristo” (Filipenses 3:7). Todos aqueles que evitam a tomada de decisão, qualquer que seja o motivo, no fim descobrirão que o fizeram em troca de nada, ou descobrirão que fixaram seus olhos e suas esperanças naquilo que não é nada. Através de uma saudável reflexão, o discernimento das coisas lhe mostrará que há um momento de indispensável decisão, um momento de desapego de tudo aquilo que é incompatível com a vida cristã. Descobrirão que vale a pena abrir mão de tudo que for necessário para vivenciar “o evangelho da glória de Cristo”. Precisamos desfazer de tudo aquilo que não condiz com os santos e ricos ensinamentos de Cristo, ou seja, desapegar de tudo o que seria impedimento para o desenvolvimento da vida cristã.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados