Peregrinadores a Caminho de Emaús (Lucas 24:13-35)

“Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando” (versículo 29). Os dois peregrinos, enquanto caminhavam, conversavam “a respeito de tudo o que tinha acontecido” (versículo 14). Seus pés estavam na estrada, mas suas mentes e corações permaneciam junto à cruz no Calvário. “Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles” (versículo 15). Mas estavam tão desalentados, tão ansiosos e tão preocupados, que não puderam reconhecer o Senhor Jesus. Pensavam que Ele estava morto e sepultado e, sendo assim, não esperavam encontrá-Lo. Estavam também desiludidos, pois esperavam que o Rei assumisse logo o seu trono e governasse com o seu cetro de justiça e equidade, libertando os oprimidos, como disseram: “Tínhamos esperança de que ele fosse aquele que resgataria Israel” (versículo 21). E o Cristo redivivo os censurou, dizendo: “Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória” (versículo 25). E o Mestre lhes abriu as Escrituras, “começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras” (versículo 27). Chegando em Emaús, e estando Jesus à mesa com os dois peregrinos, “pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles” (versículo 30). Abriram-se então os olhos dos peregrinos e reconheceram que estavam diante dAquele a quem os crentes amam e adoram (versículo 31). O versículo 27 nos ensina que a visão dAquele que venceu a morte é necessariamente precedida pela fé na Palavra de Deus. Diante do túmulo de Lázaro Jesus falou à irmã do morto: “Eu não disse a você que, se cresse, veria a glória de Deus?” (João 11:40). Aos saduceus, que diziam “não haver ressurreição”, Jesus disse: “O erro de vocês está no fato de não conhecerem as Escrituras” (Mateus 22:23 e 29). Voltemos ao versículo 17 do texto, onde está a pergunta de Jesus aos dois peregrinos: “O que é que vocês estão discutindo pelo caminho?” O onisciente Mestre não sabia? Claro que sabia, mas fez a pergunta a fim de que eles lançassem sobre Ele todo desalento, toda preocupação e toda ansiedade a fim de que fossem tomados pela paz de Deus, “a paz que excede a todo entendimento”. A presença do Cristo redivivo, e a genuína explanação das Escrituras, transforma a nossa muitas vezes dura peregrinação em um passeio maravilhoso. Através de sua Palavra Deus diz a você e a mim a respeito do Senhor Jesus: “Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever” (1 Pedro 1:8). Que o Espírito Santo encha o seu coração daquela alegria que nada nem ninguém pode tirar (João 16:22). Fique conosco, Senhor Jesus!

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados