Boletim Informativo nº 17/2018

Domingo, 6 de maio de 2018
Socorro Sempre Presente
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.”
Salmo 46:1
Muitos estudiosos identificam o Salmo 46 como a inspiração para o hino 155 do nosso hinário, que diz nas primeiras quatro linhas: “Castelo forte é nosso Deus, espada e bom escudo! Com seu poder defende os seus em todo transe agudo”. Outros identificam seu contexto histórico na ocasião em que Deus livrou Israel dos assírios: “Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.” (2 Reis 19:35). Diante das sérias ameaças do inimigo, o povo estava angustiado e temeroso, pois tudo parecia desmoronar. Quando tudo ao nosso redor parece que está se desmantelando, Deus é um socorro, um abrigo absolutamente confiável. As circunstâncias mudam muito, e no que diz respeito àqueles que são fracos de recursos, as mudanças parecem ser sempre para pior. Mas a aliança de Deus com você não muda, é absolutamente inalterável, descrita através do profeta Isaías nas seguintes palavras: “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti.” (Isaías 54:10). Em meio as muitas incertezas da vida, “Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Sim, Deus é um socorro sempre presente, mas para que esse socorro opere em nosso favor, necessário é que creiamos, que confiemos nEle. Em Mateus 13:53-58, encontramos um relato triste sobre a cidade de Nazaré, cujos habitantes escandalizavam-se em Jesus, e o citado parágrafo encerra dizendo: “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” (versículo 58). A Palavra do Senhor Jesus para cada um dos seus servos é: “Não sejas incrédulo, mas crente.” (João 20:27). Deus é o socorro, verdadeiro, eficiente e constante, em quem você pode confiar. Deus está mais presente em você do que os seus problemas, portanto, sinta-se seguro e forte em Deus. No mundo em que vivemos o mal está fermentado e cresce assustadoramente, por isso a ira dos homens está fervendo. Vivemos sob o reinado da corrupção que corrói tudo o que seria o socorro dos pobres, mas o coração que tem fé em Deus, não treme; “não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares.” (Salmo 46:2). Encerro com a confortadora promessa que vem dAquele que é o nosso socorro sempre presente: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2). Com amor,
Reverendo José Loures
Ordem do Culto
I Préludio:
1. Salmo 100:1 – “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras”.
2. Hino 21: Deus de Abraão.
3. Oração de louvor.
II Contrição:
1. Salmo 32.
2. Hino 79 – Glória ao Salvador.
3. “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:19).
4. Oração silenciosa.
5. Oração audível.
III Pastorais:
1. Avisos.
2. Intercessão – pastor.
IV Adoração:
1. Louvor / ofertório – presbítero Jorge.
2. Hino 60 – Ofertório.
3. Oração.
V Edificação:
1. Leitura e mensagem.
2. Hino 316 – Os Intentos de Deus.
3. Oração final / bênção.
4. Amém tríplice.
Catecismo Maior de Westminster
130. Quais são os pecados dos superiores?
Resposta Os pecados dos superiores, além da negligência dos deveres que lhes são exigidos, são a ambição incontrolável, a busca desordenada da própria glória, repouso, proveito ou prazer; a exigência de coisas ilícitas ou fora do alcance de os inferiores poderem realizar; aconselhando, encorajando ou favorecendo-os naquilo que é mau; dissuadindo, desanimando ou reprovando-os naquilo que é bom; corrigindo-os indevidamente; expondo-os descuidadosamente ao dano, à tentação e ao perigo; provocando-os à ira, ou de alguma forma desonrando-se a si mesmos, ou diminuindo a sua autoridade por um comportamento injusto, indiscreto, rigoroso ou negligente. Êxodo 34:2,4; Filipenses 2:21; João 5:4; Isaías 56:10,11; Atos 4:18; Mateus 23:2,4; Mateus 14:8; Jeremias 5:30,31; Jeremias 6:13,14; João 7:46-48; 1 Pedro 2:19,20; Levítico 19:29; Efésios 6:4; 1 Reis 12:13,14.
Cultos de Oração e Estudo Bíblico
Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.
Ofertas Especiais
Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.
Avisos
• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.
• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.
• Dia 16 de maio, culto na casa do Denis às 20h. Tema: Família.
• Dia 25 de maio, vigília a partir das 20h no templo. Objetivo: Família.
Vestibular no Mackenzie Brasília
Confessionalidade, tradição e qualidade na educação. Cursos superiores, a distância, de Tecnologia em Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, e cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Para maiores informações acesse o portal www.mackenzie.br, ou pelos telefones 3521 9301 e 3521 9325. Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie. Em breve também cursos presencias da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília! Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie.
País de Oração: Nigéria
Localização África Ocidental
Capital Abuja
Extensão territorial 923.770 km2
Idioma Inglês
População total 182.201.962 habitantes
PIB 494.583 milhões de US$
Moeda Naira

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/