Boletim Informativo Nº 15/2009
Domingo, 12 de abril de 2009
Guarda-te dos Deuses da Terra
“Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.” Êxodo 34:10.
Aqui está um texto que nos fala do dever que temos de nos guardar dos deuses da terra. O legislador Moisés apresenta aqui a forma em que vivia a sociedade do seu tempo, envolvida com falsos deuses. Diz ele, revelando a ordem divina: “Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.” (Êxodo 34:11). Os cristãos pertencem a Deus e não têm nenhum compromisso com os falsos deuses. Mas, qual é o propósito de Moisés ao falar da situação de envolvimento com os deuses da terra, sinal do engano do povo? Esse envolvimento como sinal de engano tão claro, tem o propósito de nos mostrar que não devemos confiar em nós mesmos; antes, devemos nos abster de fazer aliança com os moradores da terra onde estamos, para que não nos sejam por cilada (Êxodo 34:12). São palavras de advertência e orientação para os cristãos. Isto vem ainda expresso nas palavras de Moisés, ao declarar: “Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos.” (Êxodo 34:13). Este versículo 10 do livro do Êxodo capítulo 34 reflete a verdadeira orientação para o nosso viver numa sociedade minada por falsas religiões e falsos deuses. Não se pode negar que em nosso tempo o espírito do neopaganismo tem se multiplicado. Aqui está aquilo que é mais valioso: eu preciso saber me conduzir numa sociedade minada por falsas religiões. Esta santa instrução sobre o dever que temos de nos guardar dos deuses da terra, é fundamental ao nosso viver. O autor destaca o que precisa estar em apreço: são os nossos deveres para com o Deus revelado nas Escrituras. Nossa única regra de fé e prática é a Bíblia. Vamos aqui destacar três elementos no paganismo pré-cristão nessa declaração de Moisés: em primeiro lugar, um senso de piedade (Êxodo 34:10). O senso de piedade (latim pietas) a que estamos nos referindo tem a ver com o instinto religioso natural de respeito a algo maior que o ser humano. Isto implica na humildade de se reconhecer como parte subordinada do grande processo e esquema universal (Êxodo 34:10). Vemos o reflexo dessa mentalidade no neo-paganismo na adoção do chamado modelo newtoniano (Deuteronômio 5:2; Salmo 77:14). Em segundo lugar, uma moralidade objetiva e absoluta (Êxodo 34:11). Deus adverte contra as práticas apóstatas (Deuteronômio 6:25). O que chamamos de moralidade objetiva e absoluta, refere-se ao fato de que os antigos pagãos que levavam a sério o seu paganismo insistiam na existência de leis morais inquestionáveis, inegociáveis e permanentes (Êxodo 34:11-12,17). A seleção de leis cúlticas aponta para a área onde Israel tem pecado ou está fraco (Êxodo 23:20-33). Em terceiro lugar, um senso de religiosidade (Êxodo 34:12). O senso de transcendência a que nos referimos é o maravilhar-se diante do mistério, que levava o pagão pré-cristão ao ato de adoração (Êxodo 23:32-33) O Senhor está fazendo sua aliança.
Aniversariantes
Dia 14 Alaor Teixeira da Silva, telefone 8412 5851.
Dia 17 Sabrina dos Santos Viana, telefone 8184 4098.
Dia 18 Manuel Oliveira, telefone 3561 1874.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
Classe de Casais
Estão abertas as inscrições para a classe de casais. Matrículas na secretaria de nossa igreja.
Reforma Protestante
Participe do Encontro Brasileiro de Estudos em João Calvino, nos dias 26 a 28 de maio de 2009, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, SP, com a participação do conferencista internacional Dr. John Hesselink. Inscrições pelo site www.mackenzie.br. Vagas Limitadas!
Educando para Cidadania
A Associação Nacional de Escolas Presbiterianas (ANEP) fará o seu VIII Encontro nos dias 21 a 23 de maio de 2009, no Instituto Presbiteriano Mackenzie-Brasília. Serão realizadas palestras, oficinas e mesas redondas com profissionais renomados da área de educação. Inscreva-se já! Maiores informações pelos telefones (61) 2106 9002 e 2106 9050.
IPB 150 Anos
O Presbitério do Distrito Federal promoverá, no dia 18 de abril de 2009, às 20h, na 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia, o culto em comemoração aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Participe com toda sua família!
Resoluções do Conselho
– Toma conhecimento do regimento interno da Junta Diaconal, encaminha cópia para análise por membros do Conselho para deliberação na próxima reunião.
– Resolve solicitar transferência dos irmãos Samuel, Hellane e César da 1ª IPC para a 3ª IPT.
– Elege a irmã Ana Quitéria para a tesouraria da 3ª IPT em substituição ao presbítero Denis;
– Em relação à mudança de horário da Escola Dominical o Conselho resolve encaminhar ao Ministério de Educação Cristão para análise da matéria e posterior deliberação do Conselho.
União Presbiteriana de Homens
Homens, participem do congresso sinodal do trabalho masculino que acontecerá no próximo sábado, dia 18 de abril, a partir das 7h30, na 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia, iniciando com um delicioso café da manhã.
Igreja Presbiteriana Pioneira
A IPP-BSB convida você para as comemorações do 49º aniversário de organização daquela igreja, que serão realizadas nos seguintes dias e horários: 19 de abril, às 19h, presbítero Josimar Rosa; 20 de abril, às 19h30, reverendo Obedes Junior; e no dia 21 de abril, às 19h30, reverendo Roberto Brasileiro.
País de Oração: Djibuti
Localização África
Capital Djibuti
Extensão territorial 23.200 Km2
Idioma Árabe e francês
População total 847.715 habitantes
PIB 835 milhões de US$
Moeda Franco do Djibuti

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/