Boletim Informativo nº 01/2025
A Realidade da Presença de Deus
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:20
A última manifestação de Jesus a seus discípulos registrada pelo evangelista João está no capítulo 21: “Tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou”. Ele se manifestou operando dois milagres: 1. Após uma noite de pescaria infrutífera, o Senhor os conduziu a um arrastão que lhes rendeu “cento e cinquenta e três grandes peixes” (versículos 3 e 11). 2. O segundo e mais importante milagre foi a restauração de Pedro ao ministério apostólico (versículos 15-19). O Evangelho Segundo João registra mais três aparições de Cristo (João 20:11-18; 19-23; 26-29). Ele surgia repentinamente diante dos discípulos a fim de que eles se acostumassem com Sua presença espiritual; porém, real. Hoje, Jesus não se mostra fisicamente a seus seguidores, mas eles sabem que Ele está conosco (João 14:16). Você não pode vê-Lo agora, mas sua causa, seu problema, suas aflições, desejos e anseios estão diante dEle (Jó 35:14). E a presença dEle é sinônimo de segurança. A história de Gideão é bem conhecida entre nós. Israel estava sob o poder opressor dos midianitas. Eles “subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entrava na terra para a destruir” (Juízes 6:5). “Então, o Anjo do Senhor” (Juízes 6:12) apareceu a Gideão. Observe que o texto diz: “o Anjo do Senhor” e não um anjo, isto é, trata-se da Eterna e bendita Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Eterno Filho de Deus, o mesmo que, séculos mais tarde, após sua encarnação, morte e ressurreição, diria a seus discípulos: “Estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Após convocar Gideão para a guerra, Ele disse: “Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fosse um só homem” (Juízes 6:16). Na batalha, “cada homem manteve sua posição ao redor do acampamento e viu todos os midianitas correrem de um lado para outro gritando apavorados enquanto fugiam” (Juízes 7:21, Nova Versão Transformadora). E quando as trombetas dos homens que estavam com Gideão ressoaram, “o Senhor fez os guerreiros que estavam no acampamento lutarem uns contra os outros com suas espadas. Os que sobreviveram fugiram para lugares distantes” (Juízes 7:22, Nova Versão Transformadora). Quando Josué se preparava para conduzir o povo de Deus à terra prometida, Ele disse a Josué: “Não te deixarei, nem te desampararei. Seja somente forte e muito corajoso. Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:5, 7 e 9, Almeida Revista e Atualizada e Nova Versão Transformadora). Prezado leitor, estimada leitora, creia que o Senhor está presente, creia que sua causa está diante dEle, pois a promessa dEle para você é: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5).
Reverendo José Loures Rosa
Catecismo Maior de Westminster
144. Quais são os deveres exigidos no nono mandamento? Os deveres exigidos no nono mandamento são: a preservação e promoção da verdade entre os homens, e a boa reputação de nosso próximo, bem como a nossa própria, especialmente em testemunho público; guardar e promover a verdade no coração e agir sinceramente, livremente, claramente e plenamente, no que tratamos com verdade, e em tudo o que falamos; falando a verdade e somente a verdade de coração, com sinceridade, em amor, com respeito e amor a cada pessoa envolvida; um coração pronto para receber o testemunho verdadeiro; proteger e defender a inocência; estudar e praticar aquilo que seja de verdadeiro valor e virtude; não encobrir a verdade nem deixar de promovê-la, para causar dano à justiça; não deixar de testemunhar a verdade quando chamado; cuidar de nossa reputação e a de outros; impedir tudo que seja destrutivo para a verdade e a paz. Êxodo 20:16, Zacarias 8:16, Atos 25:10, Salmos 15:2-3, 2 Coríntios 1:17-18, Efésios 4:25, Colossenses 3:9, 1 Pedro 3:16, Romanos 13:7-8, Filipenses 4:8, 2 Coríntios 12:19, Levítico 19:17, Provérbios 31:8-9, 1 Samuel 19:4-5, Lucas 23:41, Josué 7:19, 2 Samuel 14:18-20, Atos 20:27, Gênesis 23:6, Neemias 6:6-8, Salmos 120:3-4.
Cultos de Oração e Estudo Bíblico
Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.
Ofertas Especiais
Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.
Dízimos e Ofertas
Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.
Escola Dominical
O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Aniversariantes (5 a 11/1)
Dia 9 Florinda Catarina Teixeira.
Dia 9 Gláucia e Jorge (casamento).
Faltou o seu nome? Por favor atualize o seu cadastro usando o QR code da página 2.
País de Oração da Semana: Letônia
A Letônia, localizada no norte da Europa, possui uma população predominantemente cristã, com significativa presença luterana. Embora não figure entre os países com perseguição religiosa intensa, a nação enfrenta desafios espirituais e sociais. É importante orar para que as igrejas reformadas locais mantenham a fidelidade ao Evangelho e sejam luz em meio à sociedade secularizada. Interceda também pelo fortalecimento da unidade entre os cristãos, especialmente durante eventos como a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que já foi preparada por igrejas da Letônia. Além disso, peça que líderes e membros das igrejas sejam capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo justiça, paz e amor ao próximo.
Fonte: Portas Abertas e Igreja Reformada Evangélica na Letônia – Wikipédia
