Boletim Informativo nº 04/2026

Versão para impressão: pdf logo

Antídoto Contra a Angústia

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.”
Habacuque 3:17-18

Tempos difíceis se aproximam aceleradamente, tempos de angústia entre as nações, conforme anunciam as Escrituras: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, as nações ficarão angustiadas, perplexas com o rugir dos mares e a agitação das ondas. Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados” (Lucas 21:25-26). Diante disso, o único antídoto eficaz é o túmulo vazio de Jesus. Crendo que Ele ressuscitou dentre os mortos, estaremos prontos para enfrentar qualquer dissabor, pois essa fé nos conecta às grandes intervenções de Deus na história: a libertação do povo no Egito, a divisão do mar Vermelho, o maná que desceu do céu, a travessia milagrosa do rio Jordão, a preservação dos três companheiros na fornalha ardente, Daniel na cova dos leões e Jonas no ventre do grande peixe. E o melhor de tudo, meu povo querido: “Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9). A Bíblia é clara ao falar da grande tribulação que antecederá a Segunda Vinda do Senhor Jesus. Ter fé não significa viver alienado dos acontecimentos ou desinteressado da realidade que nos rodeia, realidade que confirma as profecias bíblicas. O profeta Habacuque é um grande exemplo: diante dos dias difíceis que se aproximavam de Israel com o cativeiro babilônico, ele confessou seu tremor (“Estremeci por dentro quando ouvi isso; meus lábios tremeram de medo. Minhas pernas vacilaram, e tremi de terror” – Habacuque 3:16), mas, em inabalável fé nAquele que ressuscitaria Jesus, concluiu sua oração com uma doxologia poderosa. Temos o túmulo vazio, minha gente; temos um antídoto infalível contra as angústias do viver.

Com amor,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Terça-feira – Oração

Um novo ano – a mesma fé e o mesmo Deus. Todos os crentes estão convocados para meia hora de oração das 19h30 às 20h00 nas terças-feiras em uma reunião privada, que não é transmitida nem gravada. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja tanto em suas ações internas quanto na sociedade. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Também é muito importante orar pela liderança da igreja, pastor, presbíteros, diáconos, sociedades, departamentos, famílias.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus lhes sustente durante o período de tratamento. De forma especial oremos pela saúde das irmãs Sueli, Lúcia, Áurea, Irany, e os irmãos Miguel, Alaor e presbítero Nivaldo. Em nossas reuniões também aproveitamos para suplicar a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou pode preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer oraremos por você e pelo seu pedido.
Só meia hora de oração. E é pouco! Tem sido tão abençoador que meia hora está começando a ser insuficiente.

Terça-feira – Estudo Bíblico

Caso não consiga comparecer ao período de oração você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
Nesta terça-feira retornamos o tema do nosso estudo bíblico será a pergunta 41 do Breve Catecismo de Westminster com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (você pode pedir a apostila completa em formato digital pelo e-mail marthon@gmail.com). Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguirmos pelo menos mais uma inscrição.

Reunião nos Lares

A partir das 20h00, sempre que há disponibilidade de residência, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos dos Apóstolos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para Edificação, Comunhão e Oração. Aguardamos a disponibilidade dos irmãos para nos receber em sua casa. No mês de fevereiro só temos agendada reunião na 2ª sexta-feira na residência dos irmãos Dênis e Shirley Tavares.

Este Domingo

Às 9h00 Escola Bíblica com aula ministrada pelo pastor Marthon Mendes e o tema será O Pai Nosso e a sua natureza.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras tendo como porta-voz da mensagem o reverendo Marthon Mendes com o tema: Conhecendo o eterno propósito de Deus para a igreja revelado em Jesus Cristo (Efésios 1:1-2).
Prepare-se para o culto com antecedência. Ore ao Senhor pedindo para Ele falar ao seu coração através da leitura da Palavra, cânticos, nas orações e pela pregação. Arranje a sua agenda, se prepare para sair de casa com antecedência e tempo suficiente para chegar na igreja pelo menos 10 minutos antes, cumprimente seus irmãos e acomode-se com uma oração de dedicação antes de começar o culto.

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14:22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para ajudar na contabilização dos recursos por parte da tesouraria, ao entregar seus dízimos e ofertas via PIX ou transferência bancária, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, Conta Corrente 13000174-8. Quando você identifica sua transferência você ajuda o presbítero Jan, nosso tesoureiro, a fazer o relatório financeiro da igreja.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.

Projetos

Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como procure o presbítero Jan Uilles ou o presbítero Leone Braga. Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria!

Catecismo Maior de Westminster

  1. Qual é o nosso dever para com a Palavra de Deus? O nosso dever para com a Palavra de Deus é recebê-la com fé, amor e obediência; guardá-la em nosso coração e praticá-la em nossa vida; lê-la, ouvi-la e meditar nela com temor e reverência; e transmiti-la fielmente aos outros. Deuteronômio 6:6-9; Salmos 119:11; Provérbios 2:1-5; Mateus 28:19-20; Colossenses 3:16; Tiago 1:21-25.

Novos Membros

Se você desejar fazer da nossa igreja a sua igreja, com todos os privilégios que os membros possuem, você será muito bem-vindo. Torne-se membro de nossa igreja. Para saber mais fale com um dos presbíteros ou com o pastor. A classe de Discipulado [para aqueles irmãos que estão chegando de igrejas não presbiterianas] e Catecumenato [para aqueles que ainda não foram batizados e professaram publicamente a sua fé] destinada aos candidatos a novos membros, no mesmo horário da Escola Bíblica e tem funcionamento contínuo, ou seja – você pode começar de qualquer lição. Professores presbítero Jorge Marques e Thiago Marques.

Colégio Presbiteriano Simonton

Você já fez a matrícula de seu filho, sobrinho ou neto no Simonton? Ainda dá tempo! Se você tem algum conhecido que tenha criança em idade de estudar no Simonton, divulgue nossa escola. O Colégio já está aos cuidados de novo parceiro administrativo.

Escala da Junta Diaconal

  • 25/01 Domingo: Edmar e Thiago
  • 27/01 Terça: Manoel e Dênis
  • 29/01 Quinta: Samuel

Liturgia do Culto Noturno
Presbítero Leone Braga

  • Leitura bíblica – Salmo 134:1-3
  • Oração de invocação
  • Leitura bíblica – Salmo 139:1-12
  • Louvor – Hino 27
  • Leitura bíblica – Salmo 139:13-24
  • Oração de contrição (confissão de pecados)
  • Louvor – Hino 67
  • Leitura bíblica – Salmo 131:1-3
  • Oração intercessória – pastorais
  • Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
  • Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
  • Pregação: Reverendo Marthon Mendes
  • Oração final e bênção apostólica
  • Poslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita assim que possível. Aguardamos apenas que você informe quando for possível e teremos prazer em visitar você e sua família.

Aniversariantes (25/01 a 31/01)

25/01 Vítor Augusto Soares Lins
25/01 Cida e Gilson (cas.)
30/01 Débora Fernandes da Silva
30/01 Cláudia e Roberto Vieira (cas.)
30/01 Juliana e Manoel (cas.)

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.

País de Oração da Semana: Serra Leoa

A Serra Leoa, na África Ocidental, tem cerca de 8,8 milhões de habitantes, sendo aproximadamente 78% muçulmanos e 21% cristãos (incluindo minorias evangélicas e protestantes). Há liberdade religiosa constitucional, sem perseguição estatal sistemática. No entanto, convertidos do islamismo enfrentam pressão familiar, rejeição social e desafios culturais em algumas regiões. A igreja evangélica cresce lentamente e precisa de discipulado fiel para combater o nominalismo. Ore para que o Senhor proteja os convertidos, fortaleça as pequenas igrejas reformadas, promova conversões genuínas entre muçulmanos, dê ousadia aos crentes para testemunhar e expanda o evangelho puro em meio à pobreza e diversidade religiosa.
Fontes: Joshua Project, Operation World, U.S. Department of State Report on International Religious Freedom

Serra Leoa

Posts Relacionados