Boletim Informativo nº 31/2025
Cristo e a Igreja
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.”
Efésios 2:10
Nos meus primeiros dias na igreja, eu me envolvia intensamente – ajudava em todas as atividades, congressos, passeios e trabalhos evangelísticos. Preguei pela primeira vez quatro dias após minha pública profissão de fé. Não era ativismo, mas um desejo profundo de me conectar com a nova família. Queria compreender o que era a igreja e decifrar aquela multidão de siglas (UMP, UPA, SAF, UPH, MUSI etc.). Precisava entender a instituição da qual começava a fazer parte. Demorei para perceber que era essencial enxergar a igreja pelo olhar de Jesus – só assim eu saberia meu propósito ali. Merida, em Ame a Igreja, destaca que a igreja não deve ser entendida por experiências ou preferências pessoais, mas pelas lentes das Escrituras. Comumente, chamamos a igreja de “minha igreja”, mas pertencer a uma igreja significa dedicar-se vitalmente a uma comunidade centrada no evangelho – se não for assim, não é igreja verdadeira – onde há serviço mútuo com alegria, para cumprir a missão confiada por Cristo. O evangelho é sério, mas nunca triste. Evangelho é “boas novas”, alegria pelas bênçãos que Deus derramou sobre o crente por meio de Cristo, uma alegria exuberante e transbordante. Mesmo em meio ao sofrimento, o crente encontra alegria na salvação graciosa em Cristo Jesus (2 Coríntios 6:10). A igreja militante é formada por aqueles que têm o privilégio de pertencer ao povo da nova aliança de Deus, salvos pelo arrependimento e fé em Cristo, recebem o Espírito Santo e se reúnem localmente para ouvir a pregação da Palavra, cultuar e adorar sob liderança capacitada por Deus, que conduz a igreja no serviço mútuo e no testemunho da fé aos de fora. A Bíblia rejeita a ideia de uma igreja unipessoal, pois Cristo se entregou para remir um povo zeloso de boas obras (Tito 2:14). Cristo morreu para salvar você, para que fosse parte de um povo purificado por Ele. Antes da fé, o indivíduo é apenas uma ovelha perdida, mas, pela fé, torna-se parte do povo de Deus (1 Pedro 2:10). Ninguém pode pertencer ao povo de Deus sem fazer parte de uma igreja local, visível, exceto em contextos extremos de perseguição ou isolamento forçado. Você prova ser parte da igreja eterna ao se identificar com uma comunidade local, vivendo a união espiritual com Cristo junto a outros que também experimentam essa vida. O Novo Testamento deixa claro que o pertencimento à igreja é fundamental, com cristãos genuinamente comprometidos com a igreja local. Pertencimento é um privilégio – e uma responsabilidade – de todo cristão. Pertencer é mais do que estar presente; é ser parte do povo de Deus e se comprometer com sua igreja na terra.
Reverendo Marthon Mendes
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Convidamos você para meia hora de oração, das 19h30 às 20h00, nas terças-feiras, em uma reunião que não é transmitida nem gravada. Oramos agradecendo pelas bênçãos recebidas, intercedendo para que Deus tenha misericórdia de nossa nação e pedindo sabedoria e vigor para as lideranças da igreja. Intercedemos por irmãos, amigos e familiares que enfrentam problemas ou estão fracos na fé. Oramos pelos enfermos, para que Deus os cure, e por seus familiares, para que Deus os sustente durante o tratamento. De forma especial, oremos pela saúde das irmãs Áurea e Sueli, e dos irmãos Miguel, Presbítero Jorge e Presbítero Nivaldo. Suplicamos por direção para nossos projetos pessoais e da igreja. Se você tem um pedido de oração, envie via WhatsApp para (61) 99107-8708 ou preencha o cartão na mesinha da entrada da igreja. Mesmo que não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico. A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, pergunta 25, O Redentor Sacerdotal, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, inscreva-se no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição. Se cada membro da igreja conseguir mais uma inscrição, logo atingiremos os 1000 inscritos. Para receber a apostila digital, solicite sua inclusão no grupo de estudos, exclusivamente para informações e envio das apostilas, que é diferente do grupo de relacionamentos da igreja.
Quinta-feira
A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para edificação, comunhão e oração. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Uma boa sugestão: que tal comemorar seu aniversário com a igreja em uma dessas datas? Ainda não temos local definido para a próxima quinta-feira e para todo o mês de agosto.
Domingo
Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos sobre o Credo Apostólico: Eu Creio na Santidade da Igreja, com ministração da aula pelo Reverendo Marthon Mendes. As crianças e adolescentes têm estudos próprios, em linguagem adequada à sua faixa etária.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras, tendo como pregador o Reverendo Marthon Mendes.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14:22-25, a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta, utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Como deve ser administrada a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor deve ser administrada com a devida reverência e conforme a instituição de Cristo, com a distribuição do pão e do vinho, acompanhada de oração, ação de graças e a explicação do significado do sacramento, para que os participantes sejam fortalecidos na fé e na comunhão com Cristo. Mateus 26:26-28; 1 Coríntios 11:23-26; Marcos 14:22-24; Lucas 22:19-20.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas; tenha paciência. As respostas são publicadas anonimamente em nosso site, exceto se o autor solicitar divulgação do nome.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias. Se você tem alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe a um dos nossos diáconos.
Projetos
Você ainda pode participar dos nossos projetos com suas doações. Para saber como, procure o Presbítero Jan Uilles ou o Presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição são muito importantes. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9:7).
Federação de SAFs
No dia 6 de setembro de 2025, às 14h, teremos no salão da igreja a Jornada Missionária, com bazar missionário. Convidamos toda a igreja para participar desse momento especial na casa do Senhor.
Simpósio
Infelizmente, não conseguimos realizar o Simpósio sobre os Grandes Temas do Evangelho: Criação, Queda, Redenção e Consumação. Com a graça do nosso bom Deus, desejamos realizá-lo no mês de outubro, mês da Reforma Protestante.
Sociedades
Vem aí o NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. O endereço para inscrições e informações é bit.ly/naupa-2026. Já está sendo organizada uma caravana de ônibus saindo de Brasília.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 03 a 09/08
- Domingo 03/08: Manoel e Thiago
- Terça 05/08: (a definir)
- Quinta 07/08: (a definir)
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Jan Uiles
- Leitura bíblica – Salmo 103:1
- Oração de invocação
- Louvor – Hino nº 26
- Oração de adoração
- Leitura bíblica – Salmo 103
- Louvor – Hino nº 108
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Oração intercessória – pastorais
- Pregação – Reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que, assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, tornando-se membro de nossa igreja, será muito bem-vindo. Venha conhecer mais sobre nossa igreja no simpósio (informações neste boletim). Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (03 a 09/08)
Dia 04/08 Gisele Marques de Souza
Dia 07/08 Helane e Samuel (cas.)
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
País de Oração da Semana: Panamá
O Panamá, com cerca de 4,4 milhões de habitantes, é um país da América Central conhecido por seu canal interoceânico. Cerca de 85% da população se identifica como cristã, com 20% sendo protestantes, mas a igreja enfrenta desafios como o sincretismo com práticas espiritistas e a influência do secularismo. A economia, baseada no comércio e no turismo, sofre com desigualdade social, afetando comunidades vulneráveis. Ore para que as igrejas protestantes no Panamá sejam firmes na pregação do evangelho puro, resistindo ao sincretismo. Peça por líderes capacitados para discipular novos convertidos e por estratégias missionárias que alcancem os jovens e as comunidades indígenas. Ore também pela justiça social, para que o governo enfrente a corrupção e promova igualdade. Que o Espírito Santo fortaleça a igreja panamenha para ser luz em meio aos desafios.
Fontes: Portas Abertas, Operation World
