Boletim Informativo nº 33/2025
Unção Celestial
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Salmos 23.4
Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda (Salmos 23.5b). Chamo a sua mui preciosa atenção para o transbordamento do cálice, destacando a influência que o salvo deve exercer na vida dos seus semelhantes. Se o cálice transbordar como resultado da unção, almas serão conduzidas a Cristo. Um dia após o batismo do Senhor Jesus Cristo, João Batista repetiu o seu testemunho sobre o Cordeiro de Deus anunciando: “Eis o Cordeiro de Deus” (João 1.36). Imediatamente dois dos seus discípulos seguiram a Jesus. E Jesus lhes perguntou: “O que vocês estão procurando?” Eles disseram: “Rabi, onde o senhor mora?” (‘Rabi’ quer dizer Mestre). Jesus respondeu: “Venham ver!” Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele aquele dia (João 1.38-39, NAA). Um desses discípulos era André, irmão do apóstolo Simão Pedro. E aquele tempo que passaram com Jesus lhes foi extraordinariamente precioso, pois a unção que suas cabeças receberam mediante os ensinos do Mestre transbordou de tal maneira que André “encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: ‘Achamos o Messias!’ (‘Messias’ quer dizer Cristo). E o levou a Jesus” (João 1.40-41, NAA). Por meio do transbordamento da nossa vida cristã, ou espiritualidade, o bondoso Jesus dá a outros pecadores as refrescantes e vivificadoras águas que fluem dos perenes “rios de água viva”, como Ele mesmo afirmou: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38). Meus queridos irmãos e diletas irmãs em Cristo, necessitamos com urgência dessa poderosa unção sobre nossas cabeças, pois, ao nosso redor, há muitas pessoas para serem levadas a Cristo. Devemos nos esforçar na busca por essa unção, na busca por santidade de vida (Hebreus 12.14), na busca contínua “para receber a aprovação de Deus” a quem servimos. Nos esforçar para ser bons trabalhadores na seara do Mestre e “que não têm de que se envergonhar” diante de Deus e como bons manejadores da “palavra da verdade” (2 Timóteo 2.15, NVT/ARA). Ó Senhor, unge a minha cabeça com o teu poderoso óleo, a fim de que “meu cálice” transborde, e por meio desse transbordar, pecadores sejam conduzidos aos pés do teu bendito Filho.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Convidamos você para meia hora de oração, das 19h30 às 20h00, nas terças-feiras, em uma reunião que não é transmitida nem gravada. Normalmente, oramos agradecendo pelas bênçãos recebidas, intercedendo a Deus pela nossa escola Simonton e congregação na Expansão (429) e pedindo que Ele tenha misericórdia de nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Oramos pelos enfermos, para que Deus os cure, e pelos seus familiares, para que Deus os sustente durante o período de tratamento. De forma especial, oremos pela saúde das irmãs Sueli e Áurea e dos irmãos Miguel e Presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja. Se você tem algum pedido de oração, pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico. A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Pergunta 27, Em Que Consiste a Humilhação de Cristo, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição. Se cada membro da igreja conseguir mais uma inscrição no nosso canal, logo atingiremos os 1000 inscritos. Se você quiser receber a apostila digital, pode solicitar sua inclusão no grupo de estudos, exclusivamente para informações e envio das apostilas, que é diferente do grupo de relacionamentos da igreja.
Quinta-feira
A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para edificação, comunhão e oração. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Uma boa sugestão: que tal comemorar seu aniversário com a igreja em uma destas datas? Ainda não temos local definido para os dias 21 e 28 deste mês de agosto.
Domingo
Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos sobre o Credo Apostólico: Eu Creio na Comunhão dos Santos, com ministração da aula para os adultos pelo Reverendo Marthon Mendes e para os jovens pelo Presbítero Henrique Marques. As crianças e adolescentes têm estudos próprios, em linguagem adequada à sua faixa etária.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras (1 Tessalonicenses 1.1-5: Como Ser uma Igreja Marcante), tendo como pregador o Reverendo Marthon Mendes e liturgista o Presbítero Carlos Moreschi.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25, a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta, utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Qual é o dever dos cristãos após terem participado da Ceia do Senhor? Após terem participado da Ceia do Senhor, os cristãos devem refletir sobre sua participação, examinando se cresceram em graça, se cumpriram seus deveres com sinceridade e se receberam bênçãos espirituais, renovando seu compromisso com Cristo e orando por maior fé e obediência. Salmos 28.7; 85.8; 1 Coríntios 11.7; 11.17-31; Colossenses 3.16-17.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas; tenha paciência. As respostas são publicadas anonimamente em nosso site, exceto se o autor solicitar divulgação do nome.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias. Se você tem alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe a um dos nossos diáconos.
Projetos
Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como, procure o Presbítero Jan Uilles ou o Presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição são muito importantes. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9.7).
Sociedades
Vem aí o NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. O endereço para inscrições e informações é bit.ly/naupa-2026. Já está sendo organizada uma caravana de ônibus saindo de Brasília.
Federação de SAFs
No dia 06 de setembro de 2025, às 14h00, nossa igreja sediará a 6ª Conferência Missionária, organizada pela Sociedade Auxiliadora Feminina. Na ocasião será realizado, após a palestra, um bazar missisonário. Contamos com a participação de toda a igreja.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 17 a 23/08
- Domingo 17/08: Manoel e Raphael
- Terça 19/08: Dênis
- Quinta 21/08: Manoel
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Carlos Moreschi
- Leitura bíblica – Salmo 122
- Oração de invocação
- Leitura bíblica – Salmo 121
- Louvor – Hino nº 165
- Leitura bíblica – Salmo 124
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino nº 107
- Leitura bíblica – Salmo 123
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Pregação – Reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que, assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, tornando-se membro de nossa igreja, será muito bem-vindo. Venha conhecer mais sobre nossa igreja no simpósio. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (17 a 23/08)
Dia 17 Sonia de Miranda Araujo
Dia 20 Gilson Pereira da Silva
Dia 21 Eliete Pereira de Castro
Dia 22 Sérgio Raphael Braga Vieira
Dia 23 Daniele Cristina de Souza Silva
Dia 23 Schirlei Portes de Souza Tavares
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
País de Oração da Semana: Paquistão
O Paquistão, com cerca de 240 milhões de habitantes, é o quinto país mais populoso do mundo, com 96,5% da população sendo muçulmana. Os cristãos, cerca de 2,6 milhões (1,2%), enfrentam perseguição severa, sendo classificados como cidadãos de segunda classe. Muitos vivem em áreas urbanas pobres, enfrentando discriminação no trabalho e na educação. A Portas Abertas classifica o Paquistão como o 7º país na Lista Mundial da Perseguição 2025, devido a leis de blasfêmia que frequentemente resultam em violência contra cristãos. Ore para que a igreja paquistanesa persevere em sua fé, apesar da hostilidade, e para que líderes cristãos sejam capacitados para discipular novos convertidos. Peça proteção para as comunidades cristãs em áreas rurais e por sabedoria para missionários que trabalham em segredo. Ore também pela conversão de perseguidores e pela justiça social no país.
Fontes: Portas Abertas, Operation World
