Boletim Informativo nº 34/2025
Resultados da Oração de Confissão
“Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te.”
Salmos 32.5-6a
Hoje, falaremos sobre dois homens que, reconhecendo seus pecados, entraram em um salvífico arrazoado com Deus, conforme Ele requer, segundo as palavras proferidas por meio do profeta Isaías: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Isaías 1.18). O primeiro é o publicano, com o qual aprendemos que a oração de confissão move o amor que justifica o pecador. O evangelista Lucas narra que ele subiu ao templo com o propósito de orar, assim como um fariseu que “orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano”. Mas o publicano, estando em pé, longe, não ousava nem levantar os olhos ao céu, batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim (tem pena de mim, NTLH; tem misericórdia de mim, NVT), pecador! (Lucas 18.9-13). O Senhor Jesus conclui esta parábola dizendo que o publicano “desceu justificado para sua casa”, e não o fariseu (Lucas 18.14). O segundo homem é o ladrão na cruz, com quem aprendemos que a oração de confissão move o poder de Deus para salvar o pecador. Neste homem, encontramos um clássico exemplo de oração de confissão e arrependimento, que brota de um espírito humilhado. Ele, penitentemente, reconheceu suas culpas, admitindo o caráter justo da punição que recebia, dizendo: “A nossa punição é justa, porque estamos recebendo o castigo que os nossos atos merecem”. Em seguida, orou: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23.39-42). O Salvador disse àquele pecador, em seus últimos instantes de vida: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.43). Conforme a garantia de Efésios 3.20, aquele pecador recebeu infinitamente mais do que pediu, pois pediu apenas uma lembrança e ouviu da sacrossanta boca do Redentor a garantia de que, naquele mesmo dia, estaria com Jesus no eterno e formoso lar.
Com fé no amor e poder de Jesus para salvar – seu conservo no Senhor
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Convidamos você para meia hora de oração, das 19h30 às 20h00, nas terças-feiras, em uma reunião que não é transmitida nem gravada. Normalmente, oramos agradecendo pelas bênçãos recebidas, intercedendo a Deus pela nossa escola Simonton e congregação na Expansão (429) e pedindo-lhe que tenha misericórdia de nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Oramos pelos enfermos, para que Deus os cure, e pelos seus familiares, para que Deus os sustente durante o período de tratamento. De forma especial, oremos pela saúde das irmãs Suely, Áurea e dos irmãos Miguel e Presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja. Se você tem algum pedido de oração, pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico. A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Pergunta 28, A Exaltação de Cristo, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição. Se cada membro da igreja conseguir mais uma inscrição no nosso canal, logo atingiremos os 1000 inscritos. Se você quiser receber a apostila digital, pode solicitar sua inclusão no grupo de estudos, exclusivamente para informações e envio das apostilas, que é diferente do grupo de relacionamentos da igreja.
Quinta-feira
A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para edificação, comunhão e oração. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Próxima quinta será na casa da irmã Francy.
Domingo
Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos sobre o Credo Apostólico: Eu Creio na Remissão dos Pecados, com ministração da aula para os adultos pelo Reverendo Marthon Mendes e para os jovens pelo Presbítero Leone Braga. As crianças e adolescentes têm estudos próprios, em linguagem adequada à sua faixa etária.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras (1 Tessalonicenses 1.1-5: Como Reconhecer a Manifestação da Eleição Divina), tendo como pregador o Reverendo Marthon Mendes e liturgista o Presbítero Leone Braga.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14.22-25, a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta, utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Como os cristãos devem orar após terem participado da Ceia do Senhor? Os cristãos devem orar com gratidão pelas bênçãos recebidas na Ceia do Senhor, pedindo a Deus que os fortaleça em sua fé, aumente seu amor por Cristo e os capacite a viver em obediência, para a glória de Deus. Salmos 28.7; 103.1-5; Colossenses 3.16-17; 1 Coríntios 11.17-31.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas; tenha paciência. As respostas são publicadas anonimamente em nosso site, exceto se o autor solicitar divulgação do nome.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias. Se você tem alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe a um dos nossos diáconos.
Projetos
Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como, procure o Presbítero Jan Uilles ou o Presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição são muito importantes. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9.7).
Sociedades
Vem aí o NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. O endereço para inscrições e informações é bit.ly/naupa-2026. Já está sendo organizada uma caravana de ônibus saindo de Brasília.
No dia 06 de setembro, às 14h00, nossa igreja sediará a Conferência Missionária, organizada pela Sociedade Auxiliadora Feminina. Na ocasião, será realizado, após a palestra, um bazar missionário. Contamos com a participação de toda a igreja.
Escala da Junta Diaconal
Semana de 24 a 30/08
- Domingo 24/08: Manoel e Raphael
- Terça 26/08: Manoel
- Quinta 28/08: Manoel
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Leone Braga
- Leitura bíblica – Salmo 99:1-4
- Oração de invocação
- Louvor – Hino 10
- Leitura bíblica – Salmo 99:5-9
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino 79
- Leitura bíblica – Salmo 30:1-5
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Pregação – Reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que, assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, tornando-se membro de nossa igreja, será muito bem-vindo. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (24 a 30/08)
Dia 25 Luiz Fernandes Silva
Dia 27 Elizabete Pereira Bezerra
Dia 28 Mayla Giovanna Mosse Silva
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
País de Oração da Semana: Paraguai
O Paraguai, com cerca de 7,4 milhões de habitantes, é um país sul-americano conhecido por sua cultura guarani e economia agrícola. Aproximadamente 88% da população é cristã, com uma presença evangélica de cerca de 6%. Embora a liberdade religiosa seja garantida, a Portas Abertas destaca desafios como o sincretismo religioso e a influência de práticas tradicionais em comunidades rurais. A igreja enfrenta dificuldades para alcançar indígenas e jovens em áreas urbanas, onde o secularismo cresce. Ore para que a igreja paraguaia seja fortalecida na pregação do evangelho puro, resistindo ao sincretismo. Peça por sabedoria aos líderes cristãos no discipulado de novos convertidos e por proteção às comunidades cristãs em regiões isoladas. Ore também pela juventude, para que seja alcançada por missionários, e por justiça social em um país com desigualdades econômicas.
Fontes: Portas Abertas, Operation World
