Boletim Informativo nº 37/2025
Morada Celestial
“Habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.”
Salmos 23:6b
Na Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, lemos que “as Escrituras nos dão paciência e ânimo para mantermos a esperança” (Romanos 15:4, NVT). O Salmo 23 certamente ocupa um lugar de destaque nessa inesgotável, radiosa e infalível fonte de esperança, pois nas moradas do Senhor receberemos as consolações do Senhor Jesus Cristo, o Rei do amor. Nessas moradas, Ele nos apascentará e nos guiará para as fontes da água da vida, e o próprio Deus enxugará toda lágrima dos nossos olhos (Apocalipse 7:17). A “casa do Senhor” refere-se à Cidade de Deus, onde não há crise habitacional. O evangelista João registrou as palavras do Senhor Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (João 14:6). Esse mesmo evangelista, em suas visões apocalípticas, contemplou a majestosa cidade e viu um anjo conferindo suas dimensões. A cidade tem o formato de um quadrado, com dois mil e duzentos quilômetros de comprimento, largura e altura. O muro da cidade tem 65 metros de espessura, é toda de ouro puro e construída sobre alicerces ornamentados com doze pedras preciosas (Apocalipse 21:16-19, NVT). Tais medidas e ornamentos revelam a majestade da santa cidade e mostram que há lugar para todos aqueles que creem no santo e glorioso nome do Senhor Jesus Cristo. Todo aquele que tem fé em Jesus canta jubilosamente com o salmista: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre” (Salmos 23:6). Em seus comentários da Bíblia, Halley cita A. T. Beecher, escrevendo: “Este Salmo tem voado para cima e para baixo na terra, como um pássaro, cantando o mais doce cântico jamais ouvido. Tem acalmado mais aflições do que todas as filosofias do mundo. Prosseguirá gorjeando para vossos filhos, para os meus, e para os filhos deles, até o fim do tempo. Quando tiver realizado sua missão, voará de volta para o seio de Deus, recolherá as asas e continuará para sempre, cantando no feliz coro daqueles que ajudou a levar para lá” (Manual Bíblico, por Henry H. Halley, página 232). Que o amado Salmo do Pastor seja para você uma perene fonte de consolo e esperança.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Convidamos você para meia hora de oração, das 19h30 às 20h00, nas terças-feiras, em uma reunião que não é transmitida nem gravada. Normalmente, oramos agradecendo pelas bênçãos recebidas, intercedendo a Deus pela nossa escola Simonton e congregação na Expansão (429), que vivem momentos de definições muito importantes. Venha orar, intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Oramos pelos enfermos, para que Deus os cure, e pelos seus familiares, para que Deus os sustente durante o período de tratamento. De forma especial, oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Dona Antônia Mende (mãe do pastor) e dos irmãos Miguel e Presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja. Se você tem algum pedido de oração, pode enviá-lo via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou preencher o cartão na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico. A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Pergunta 31: Que é vocação eficaz? Resposta: Vocação eficaz é a obra do Espírito Santo, pela qual, convencendo-nos do nosso pecado e da nossa miséria, iluminando nossos entendimentos pelo conhecimento de Cristo e renovando a nossa vontade, nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição. Se você quiser receber a apostila digital, pode solicitar sua inclusão no grupo de estudos, exclusivamente para informações e envio das apostilas, que é diferente do grupo de relacionamentos da igreja.
Quinta-feira
A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para edificação, comunhão e oração. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Os dias 18 e 25 de setembro estão à sua disposição.
Domingo
Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos sobre o Credo Apostólico, com ministração da aula para os adultos pelo Reverendo Marthon Mendes e para os jovens pelo Presbítero Leone com o tema: Eu Creio na Vida Eterna. As crianças e adolescentes têm estudos próprios, em linguagem adequada à sua faixa etária. Atenção: No próximo domingo, teremos aula com um tema específico e desafiador para a igreja do nosso tempo: Como Ser Mais que Vencedor em um Mundo que se Satisfaz com um Cristianismo Mediano! Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras, tendo como porta-voz da mensagem o Reverendo José Loures Rosa, sempre nos abençoando com edificantes mensagens do evangelho.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14:22-25, a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta, utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Por que devemos orar em nome de Cristo? A oração deve ser feita em nome de Cristo porque Ele é o único Mediador entre Deus e os homens, e somente por meio dEle nossas orações são aceitas por Deus. João 14:13-14; 16:23-24; 1 Timóteo 2:5; Hebreus 7:25.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas; tenha paciência. As respostas são publicadas anonimamente em nosso site, exceto se o autor solicitar divulgação do nome.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias. Se você tem alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe a um dos nossos diáconos.
Projetos
Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como, procure o Presbítero Jan Uilles ou o Presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição são muito importantes. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9:7).
Sociedades
Vem aí o NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. O endereço para inscrições e informações é bit.ly/naupa-2026. Já está sendo organizada uma caravana de ônibus saindo de Brasília.
SAF Convida: Mocidade e Adolescentes Presbiterianos
Paradão? Por quê? De jeito nenhum! No dia 20 de setembro, às 14h, celebração do Dia do Jovem Presbiteriano e do Adolescente Presbiteriano com a SAF, promovendo uma tarde de jogos. Não é por falta de atividade! E nem por falta de oportunidade. E não vai ser por falta de vontade, não é? Vença o comodismo, largue o sofá e o computador e venha!
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Jorge Marques
- Leitura bíblica – Salmo 29:1 e 2
- Oração de invocação
- Leitura bíblica – Salmo 16
- Louvor – Hino 27
- Leitura bíblica – 1 Pedro:1-3
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino 157
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Pregação – Reverendo José Loures Rosa
- Louvor – Hino 316
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que, assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, tornando-se membro de nossa igreja, será muito bem-vindo. Que o Senhor o abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (14 a 20/09)
Dia 16 Amanda Rodrigues Sousa
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
País de Oração da Semana: Polônia
Na perspectiva da igreja cristã protestante reformada, a Polônia, com cerca de 38 milhões de habitantes, é majoritariamente católica (cerca de 87%, segundo o Instituto de Estatísticas da Polônia), mas enfrenta desafios espirituais e sociais que clamam por oração. A organização Portas Abertas destaca que, embora a Polônia não esteja na Lista Mundial da Perseguição, cristãos protestantes, especialmente de igrejas reformadas, podem enfrentar discriminação social em comunidades predominantemente católicas. Ore para que a igreja protestante, que representa menos de 1% da população, tenha liberdade para compartilhar o Evangelho e firmeza diante de pressões culturais. Ore também pela unidade entre denominações cristãs, para que superem divisões históricas e promovam o amor de Cristo. Além disso, peça por sabedoria aos líderes cristãos em meio a questões sociais, como a secularização crescente e tensões políticas. Que a Polônia experimente um avivamento espiritual, refletindo a glória de Deus.
Fontes: Portas Abertas, Instituto de Estatísticas da Polônia
