Boletim Informativo nº 39/2025

Versão para impressão: pdf logo

O Silencioso Clamor das Pedras

“Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.”
Lucas 19:37-40

Por ocasião da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, diante do louvor jubiloso da multidão dos discípulos, os fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende os teus discípulos!” (Lucas 19:39). E o meigo Salvador respondeu: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19:40). Com estas palavras, o Senhor Jesus afirma que aquela multidão não se calaria, pois o Deus Eterno colocou as palavras na boca daqueles discípulos. “Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” (Amós 3:8). A morte silenciou a voz da multidão dos discípulos daquela época. Jesus profetizou a destruição do templo quando um de seus discípulos exclamou: “Mestre! Que pedras, que construções!” Mas Jesus lhe disse: “Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada” (Marcos 13:1-2). Isso se refere ao julgamento de Deus sobre Jerusalém por ter rejeitado a Jesus. Segundo Josephus, milhares morreram de fome antes da queda da cidade em 70 d.C. (O Evangelho Segundo Lucas, Anthony Lee Ash, Editora Vida Cristã, página 278). Não é de admirar que o Senhor Jesus tenha chorado à vista da cidade (Lucas 19:41-44). Lemos: “Te arrastarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação” (Lucas 19:44, ARA), ou seja, Jerusalém não reconheceu que, na pessoa do Senhor Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus a visitou. A expressão “teus filhos” refere-se aos habitantes da cidade. Arqueólogos têm apresentado pedras que comprovam a destruição da cidade e do templo de Jerusalém. Assim, da maneira como “os céus proclamam a glória de Deus”, sem palavras e sem som, e “no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz” (Salmos 19:1-4), ouvimos o silencioso clamor das pedras arqueológicas, testificando a veracidade e confiabilidade das palavras do Senhor Jesus Cristo, alertando-nos sobre as funestas consequências do pecado da incredulidade. Em seu clamor sem palavras, as pedras nos dizem que faremos muito bem acolhendo com fé e humildade as palavras do Rei da justiça, da paz e do amor. Portanto, “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:7-8).

Com amor,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Terça-feira – Oração

Por que não? A igreja está aberta e os crentes convocados para meia hora de oração, das 19h30 às 20h00, nas terças-feiras, em uma reunião que não é transmitida nem gravada. Mantenha-se em oração pelas tratativas referentes ao Colégio Simonton, agora para definição dos termos jurídicos da parceria. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus os sustente durante o período de tratamento. De forma especial, oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Dona Antônia Mendes (mãe do pastor) e dos irmãos Miguel e Presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração, pode enviá-lo via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.

Terça-feira – Estudo Bíblico

Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Pergunta 33: Que é justificação? Resposta: Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos diante dEle, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida só pela fé, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição.
Se você quiser receber a apostila digital, pode solicitar sua inclusão no grupo de estudos, exclusivamente para informações e envio das apostilas, que é diferente do grupo de relacionamentos da igreja.

Quinta-feira

A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15, 34) para edificação, comunhão e oração. Na última quinta-feira, o encontro foi na casa do Presbítero Luis Fernandes e da Senhora Ivalda. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Datas disponíveis: 2, 9, 16 e 23 de outubro.

Domingo

Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos com classe unificada, com tema específico e desafiador para a igreja do nosso tempo, que precisa aprender, à luz das Escrituras, como ser mais que vencedores em um mundo que se satisfaz com um cristianismo apático, descompromissado e mediano. Continuaremos de onde paramos com a lição: Levantando Mãos Santas: O Comprometimento do Cristão com a Igreja Local. Demais classes terão aula em seus currículos e linguagem apropriados.
Pais: Não deixem de trazer seus filhos para participarem das atividades do Departamento Infantil. As aulas são preparadas com muito carinho e cuidado para a edificação de seus filhos.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras, tendo como porta-voz da mensagem o Reverendo Marthon Mendes com o tema “Qual a Voz que Você Deve Ouvir?”, baseado em 1 Tessalonicenses 2:13-16.

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14:22-25, a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor.Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta, utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.

Catecismo Maior de Westminster

  1. Por que devemos orar em nome de Cristo? A oração deve ser feita em nome de Cristo porque Ele é o único Mediador entre Deus e os homens, e somente por meio de Sua justiça e intercessão nossas orações são aceitas por Deus. João 14:13-14; 16:23-24; Hebreus 7:25; 1 Timóteo 2:5.

Pergunte ao Pastor

Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas; tenha paciência. As respostas são publicadas anonimamente em nosso site, exceto se o autor solicitar divulgação do nome.

Lei Geral de Proteção de Dados

Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias. Se você tem alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe a um dos nossos diáconos.

Projetos

Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como, procure o Presbítero Jan Uilles ou o Presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição são muito importantes. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9:7).

Sociedades

Vem aí o NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. O endereço para inscrições e informações é bit.ly/naupa-2026. Já está sendo organizada uma caravana de ônibus saindo de Brasília.

XXIV Simpósio

O assunto deste ano será Grandes Temas da Bíblia. Este ano, além dos amigos e familiares dos membros da igreja, também é voltado para você. Veja no nosso folder, faça sua inscrição e convide seus amigos e familiares.

Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Carlos Moreschi

  • Leitura bíblica: Isaías 9:1-2
  • Oração de invocação
  • Louvor: Hino 54
  • Leitura bíblica: Isaias 9:3-5
  • Oração de contrição (confissão de pecados)
  • Louvor: Hino 74
  • Leitura bíblia: Isaías 9:6-7
  • Oração intercessória – pastorais
  • Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
  • Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
  • Pregação: Reverendo Marthon Mendes
  • Oração final e bênção apostólica
  • Poslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que, assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, tornando-se membro de nossa igreja, será muito bem-vindo. Que o Senhor o abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.

Aniversariantes (28/09 a 04/10)

Dia 29 Miguel Batista Soares

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.

País de Oração da Semana: Quênia

O Quênia, com cerca de 55 milhões de habitantes, é um país majoritariamente cristão (85%), mas enfrenta desafios significativos para a igreja, especialmente em regiões com forte presença islâmica. Segundo o Portas Abertas, o Quênia está na 49ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025, devido à opressão islâmica e à violência étnica. Cristãos em áreas como o nordeste e a costa enfrentam ataques de grupos extremistas como o Al-Shabaab, que visam igrejas e convertidos do islamismo, frequentemente com atentados violentos. Ore para que os cristãos quenianos, especialmente os de origem muçulmana, tenham coragem e proteção para viver sua fé em meio à perseguição. Peça por sabedoria para as igrejas reformadas compartilharem o Evangelho em contextos hostis e por um avivamento que fortaleça a unidade da igreja. Interceda pelos líderes cristãos, para que sejam guiados pelo Espírito Santo, e pela paz em regiões de conflito.
Fontes: Portas Abertas, Operation World

Quênia

Posts Relacionados