Boletim Informativo nº 40/2025
Pai Nosso
“Pai nosso, que estás nos céus (…), santificado seja o teu nome”
Mateus 6:9b
A santificação do nome de Deus deve ser o primeiro objeto de nossas petições. Como santificamos o Nome? O Terceiro Mandamento responde: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (Êxodo 20:7), ou seja, não use o nome de Deus sem o respeito devido, de forma indevida, como, por exemplo, quando alguém recebe um convite, sabe que não irá, mas diz: “Irei, se Deus quiser!” O uso leviano do nome de Deus não está nas repetições, mas no uso sem responsabilidade implícita. Usar o nome de Deus em vão significa usá-lo sem a devida seriedade. A santificação do Nome, que está acima de todo nome, implica não usá-lo de forma inadequada e honrá-lo em tudo que falamos, pensamos, fazemos e deixamos de fazer. O apóstolo Pedro nos dá a receita: “Procurem viver de maneira exemplar entre os que não creem. Assim, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, verão seu comportamento correto e darão glória a Deus quando ele julgar o mundo” (1 Pedro 2:12, NVT). Como você pode perceber, o correto procedimento do crente santifica o nome de Deus até mesmo entre os incrédulos, que são levados a glorificá-lo. O apóstolo Paulo também oferece uma receita: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Esta é a regra, a norma de conduta ou princípio que norteia a vida do crente em meio a uma sociedade corrupta e corruptora. “Santificado seja o teu nome”, sim, santíssimo Senhor, que o teu glorioso Nome seja santificado em meus pensamentos, palavras, ações e atitudes, e que meus pés andem somente por caminhos onde os santos podem transitar. Amém.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Por que não? A igreja está aberta e os crentes são convocados para meia hora de oração, das 19h30 às 20h00, nas terças-feiras, em uma reunião que não é transmitida nem gravada. Mantenha-se em oração pelas tratativas referentes ao Colégio Simonton, agora para definição dos termos jurídicos da parceria. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Também é muito importante orar pela liderança da igreja: pastor, presbíteros, diáconos, sociedades e departamentos.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus os sustente durante o período de tratamento. De forma especial, oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Dona Antônia Mendes (mãe do pastor) e dos irmãos Miguel e Presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração, pode enviá-lo via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração, você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00, estudo bíblico apostilado com o tema Estudos no Breve Catecismo de Westminster, Pergunta 34: Que é adoção? Resposta: Adoção é um ato da livre graça de Deus, pelo qual somos recebidos no número e temos direito a todos os privilégios dos filhos de Deus, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição.
Se você quiser receber a apostila digital, pode solicitar sua inclusão no grupo de estudos, exclusivamente para informações e envio das apostilas, que é diferente do grupo de relacionamentos da igreja.
Quinta-feira
A partir das 20h00, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para edificação, comunhão e oração. Na última quinta-feira, o encontro foi na casa do Presbítero Luis Fernandes e da Senhora Ivalda. Você pode receber um dos encontros na sua casa, mesmo que ainda não seja membro da igreja. Datas disponíveis: 9, 16 e 23 de outubro.
Domingo
Às 9h00, Escola Bíblica. Aula para jovens e adultos com classe unificada. Esta semana, durante a EBD, a igreja conhecerá o casal Jonathan Philip da Silva e Josiane Assunção da Silva, que apresentará o projeto missionário denominado “Projeto Filipe”. Demais classes terão aula em seus currículos e linguagem apropriados.
Pais: Não deixem de trazer seus filhos para participarem das atividades do Departamento Infantil. As aulas são preparadas com muito carinho e cuidado para a edificação de seus filhos.
Às 18h30, Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras, tendo como porta-voz da mensagem o Reverendo Marthon Mendes com o tema “A origem da alegria que toma conta do coração do cristão”, baseado em 1 Tessalonicenses 2:17-20.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14:22-25, a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via Pix, especifique o que é dízimo e o que é oferta, utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Como orar em nome de Cristo? Orar em nome de Cristo é, em obediência à sua ordem e confiando em sua promessa, pedir em oração com base em sua mediação, não usando apenas o seu nome, mas buscando a graça e a força do Espírito Santo para nos capacitar a orar corretamente. João 14:13-14; 16:24; Hebreus 4:14-16; 1 João 5:13-15.
Pergunte ao Pastor
Envie sua pergunta para pergunte@3ipt.org.br. Todas as perguntas são respondidas; tenha paciência. As respostas são publicadas anonimamente em nosso site, exceto se o autor solicitar divulgação do nome.
Lei Geral de Proteção de Dados
Informamos aos nossos irmãos, amigos e visitantes que as imagens do culto podem ser disponibilizadas na rede mundial de computadores em vídeo e fotografias. Se você tem alguma objeção à publicação de sua imagem, por gentileza, informe a um dos nossos diáconos.
Projetos
Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como, procure o Presbítero Jan Uilles ou o Presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição são muito importantes. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Coríntios 9:7).
Sociedades
bit.ly/naupa-2026 Este é o endereço para inscrições e informações do NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026 na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. Já está sendo organizada caravana de ônibus saindo de Brasília.
UCP & UPA
Dia 11, teremos o mini-retiro no Espaço Refúgio. Esperamos que todos os participantes aproveitem bastante este tempo, e contamos com as orações daqueles que não puderam participar. Nossa devocional será ministrada pelo evangelista Alejandro.
XXIV Simpósio
O assunto deste ano será Grandes Temas da Bíblia. Este ano, além dos amigos e familiares dos membros da igreja, também é voltado para você. Veja no nosso folder, faça sua inscrição e convide seus amigos e familiares.
PRDF
O Presbitério do Distrito Federal se reunirá no próximo domingo, dia 5, às 7h30, nas dependências da Segunda Igreja Presbiteriana de Samambaia, para tratar do assunto: Distribuição de Campos e Finanças. Oremos por esta reunião.
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Henrique Marques
- Leitura bíblica: Salmo 115.1
- Oração de invocação
- Leitura bíblica: Salmo 115
- Louvor: Hino 18
- Leitura bíblia: Isaías 53
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor: Hino 120
- Leitura bíblica: Salmo 115.9-13
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Pregação: Reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que, assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Se desejar fazer desta casa sua casa de oração, tornando-se membro de nossa igreja, será muito bem-vindo. Que o Senhor o abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.
Aniversariantes (5/10 a 11/10)
Dia 05/10 Heliades Dias da Silva Júnior
Dia 08/10 Tiago de Almeida Marques
Dia 11/10 Isaac Chemp Silva
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
País de Oração da Semana: Quirguistão
O Quirguistão, nação montanhosa da Ásia Central com cerca de 7 milhões de habitantes, enfrenta desafios para a igreja cristã em um contexto predominantemente muçulmano (90% da população). Segundo o Portas Abertas, o país está na 27ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025, devido à opressão islâmica e ao controle estatal. Cristãos, especialmente convertidos do islamismo, enfrentam discriminação, ameaças e violência de familiares e comunidades. Ore para que os cristãos quirguizes, incluindo os de igrejas reformadas, tenham coragem para viver sua fé e compartilhar o Evangelho em meio à hostilidade. Peça por proteção aos convertidos e sabedoria aos líderes cristãos para fortalecerem a igreja. Interceda pela economia, com 20% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, para que Deus sustente as famílias cristãs. Ore também pela liberdade religiosa em um país com crescente repressão.
Fontes: Portas Abertas, Operation World
