Boletim Informativo nº 49/2025
A Confiança em Deus é um Estímulo à Oração
“Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”
Miqueias 7.7
A oração possui vários elementos e a fé repousa sobre três verbos: confiar, orar e esperar. A confiança deve preceder a oração, pois se oramos sem esperar resposta, desonramos a Deus. “Esperarei no Deus da minha salvação”, declara o profeta Miqueias, revelando uma espera confiante e firme na salvação do Senhor. Com essa palavra, ele nos ensina que devemos manter fé e esperança em Deus mesmo nas circunstâncias mais difíceis ou aparentemente irreversíveis, porque o Deus a quem servimos é o Deus dos impossíveis; diante dEle não existe irreversível. Além disso, Deus é absolutamente fiel às suas promessas. Por isso, ore com a certeza de que Deus está em você e age por você, ore convicto de que Ele sabe o que faz e sempre realiza o melhor para seus filhos. Siga a orientação do salmista: “Entregue suas aflições ao SENHOR, e ele cuidará de você” (Salmo 55.22); ou, como diz outra tradução: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará”. E ainda: “Descansa no SENHOR e espera nele” (Salmo 37.7). Quando digo que a confiança deve preceder a oração, penso na pessoa que ora dizendo para si mesma: “Vou orar, mas sei que Deus não vai me responder”. Nesse caso, é melhor nem fazer o pedido. Lembremos a maravilhosa promessa do Senhor Jesus: “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Marcos 11.24). Ao nos aproximarmos de Deus em oração, é indispensável fazê-lo com firmeza de fé e confiante expectativa. Oramos certos de que, se for da vontade dEle, seremos atendidos; e certos também de que a resposta do Senhor, qualquer que seja, será sempre a melhor para nós. Elevamos nossas súplicas “Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20). É nessa confiança que oramos.
No eterno amor de Deus,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Por que não?! A igreja está aberta e os crentes convocados para meia hora de oração das 19h30 às 20h00 nas terças-feiras em uma reunião privada, que não é transmitida nem gravada. Mantenha-se em oração pelo colégio Simonton. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja tanto em suas ações internas quanto na sociedade. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Também é muito importante orar pela liderança da igreja: pastor, presbíteros, diáconos, sociedades e departamentos.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus lhes sustente durante o período de tratamento. De forma especial oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Irani, Antônia Mendes (mãe do pastor), Amanda (prima da Verônica) e dos irmãos Miguel, Alaor e presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou pode preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer oraremos por você e pelo seu pedido.
Só meia hora. E é pouco! Tem sido tão abençoador que meia hora está começando a ser insuficiente.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00 estudo bíblico. No mês de dezembro estudaremos a doutrina da eleição, e trataremos da nossa identidade em Cristo com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (você pode pedir a apostila completa em formato digital pelo e-mail marthon@gmail.com). Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição. Retornaremos com os estudos no Breve Catecismo em janeiro.
Quinta-feira
A partir das 20h00, sempre que há disponibilidade de residência, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para Edificação, Comunhão e Oração. Aguardamos a disponibilidade dos irmãos para nos receber em sua casa.
Atenção: A partir de novembro, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês serão na casa dos irmãos Dênis e Shirley. Excepcionalmente no mês de janeiro será na segunda quinta-feira.
Domingo
Às 9h00 Escola Bíblica tendo como tema “Uma Abordagem Bíblica da Encarnação do Redentor”.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras tendo como porta-voz da mensagem o Reverendo Marthon Mendes baseado em 1 Tessalonicenses 5:4-11: Ouça o que Deus Tem a Te Dizer Sobre Você Mesmo.
Prepare-se para o culto com antecedência. Ore ao Senhor pedindo para Ele falar ao seu coração através da leitura da Palavra, cânticos, nas orações e pela pregação. Arranje a sua agenda, chegue 10 minutos antes, cumprimente seus irmãos e acomode-se com uma oração de dedicação antes de começar o culto.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14:22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via PIX especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, Agência 3328, Conta Corrente 13000174-8.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Catecismo Maior de Westminster
- Que aprendemos do primeiro pedido? O primeiro pedido (“Santificado seja o teu nome”) nos ensina a pedir que Deus nos habilite, e a outros, a glorificá-lo em tudo aquilo pelo que ele pode ser glorificado, e que ele disponha todas as coisas para a sua própria glória. Salmos 67:1-3; 99:1-3; Romanos 11:33-36; Apocalipse 4:11.
Projetos
Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como procure o presbítero Jan Uilles ou o presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou por necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria!
Homens em Ação
Homens presbiterianos em ação… Este é parte do lema da União Presbiteriana de Homens. Alguns dos homens da igreja assumiram o compromisso de revitalizar a ação dos homens da nossa igreja, e estão programando uma reunião para confraternização e despertamento no dia 13 de dezembro. Será nas dependências da igreja, a partir das 18h00.
Sociedade Auxiliadora Feminina
A Confederação de SAFs do Sínodo Planalto usará as dependências da nossa igreja, no dia 13 de dezembro, para oferecer um café da manhã e culto de gratidão a Deus pela vida dos nossos pastores e suas respectivas famílias.
União Presbiteriana de Adolescentes
Inscrições encerradas para o NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026 na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Já está sendo organizada caravana de ônibus saindo de Brasília.
Novos Membros
Se você desejar fazer da nossa igreja a sua igreja, com todos os privilégios que os membros possuem, você será muito bem-vindo. Torne-se membro de nossa igreja. Para saber mais fale com um dos presbíteros ou com o pastor. Todas as classes retornam ao funcionamento normal, inclusive a classe de Discipulado [para aqueles irmãos que estão chegando de igrejas não presbiterianas] e Catecumenato [para aqueles que ainda não foram batizados e professaram publicamente a sua fé] destinada aos candidatos a novos membros, no mesmo horário da Escola Bíblica. Professores: presbítero Jorge Marques e Thiago Marques.
Agenda Especial de Final de Ano
Por ocasião das festividades de final de ano a reunião de dia 23/12, terça-feira [oração e doutrina] fica suspensa para realização de culto ao Senhor celebrando a encarnação do Redentor na quarta-feira, 24 de dezembro, a partir das 20h00.
A reunião da terça-feira subsequente, 30/12, também não ocorrerá, mas haverá culto de gratidão ao Senhor por mais um ano findo, a partir das 20h00.
Escala da Junta Diaconal
- 07/12 Domingo: Edmar e Samuel
- 09/12 Terça: Dênis
- 11/12 Quinta: Samuel
Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Carlos Moreschi
- Leitura bíblica – Salmo 16
- Oração de invocação
- Louvor – Hino 50
- Leitura bíblica – Salmo 14
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino 109
- Leitura bíblia – Salmo 17:1-6
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Pregação: Reverendo Marthon Mendes
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Aniversariantes (07/12 a 13/12)
07/12 Sueli de Sá Costa
08/12 Sandra e Paulo (cas.)
12/12 Rosemary e Maurício (cas.)
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita assim que possível. Nos informe quando e teremos prazer em visitar você e sua família.
País de Oração da Semana: Samoa
Samoa, arquipélago no Pacífico Sul com cerca de 206 mil habitantes (2025), é uma nação predominantemente cristã, com 98% da população se declarando cristã, incluindo fortes denominações protestantes. A Igreja Cristã Congregacional de Samoa, de tradição reformada, é a maior, com cerca de 33%, seguida por católicos (19%) e metodistas. Desde 2017, a constituição reconhece o cristianismo como fundamento do Estado. No entanto, desafios incluem pressão social para conformidade religiosa em vilarejos, mistura de tradições culturais pré-cristãs com a fé, nominalismo entre jovens, influência secular da diáspora e potenciais ameaças externas como o expansionismo chinês. Igrejas reformadas enfrentam questões de unidade e adaptação cultural. Ore para que o Senhor fortaleça as igrejas congregacionais e reformadas fiéis à Palavra, conceda sabedoria aos pastores para integrar cultura e Evangelho, proteja contra secularismo e nominalismo, e use os cristãos para evangelizar os poucos não-cristãos e promover reconciliação. Interceda pela juventude e por verdadeiro reavivamento espiritual.
Fontes: Portas Abertas, Wikipedia, US State Department, Operation World
