Boletim Informativo Nº 03/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 18 de janeiro de 2009

E Quando Eles Resistem à Graça?
“Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lucas 18:7-8.

A graça irresistível é um dos cinco pontos do calvinismo. Segundo essa doutrina, nos eleitos, naquelas pessoas que Deus escolheu para a salvação antes dos tempos eternos (Efésios 1:4), a graça é superior à resistência da vontade. Os eleitos, quando se encontram com a oferta da graça, podem até lutar por um tempo, mas acabam se rendendo ao senhorio de Cristo e são salvos. Mas isso não significa que a conversão é imediata. Muitas vezes, Deus pode levar anos para conduzir um pecador até à obediência de Cristo. Provavelmente o apóstolo Paulo já estava em Jerusalém quando Jesus começou o seu ministério, que durou cerca de três anos. E, mesmo após esse tempo, o então Saulo era um perseguidor notável da Igreja, chegando a prender cristãos. Foi preciso que o próprio Senhor lhe aparecesse para que Saulo se transformasse em Paulo (Atos 9:13-19). Em outros casos registrados na Bíblia, a espera foi maior. Em Mateus 15:21-28, lemos a história de uma mulher que sofria há muito tempo com a sua filha endemoninhada. Ao ir atrás de Jesus, ela ainda enfrentou a oposição dos discípulos e um aparente desinteresse de Jesus. No entanto, ela manteve a sua fé e foi recompensada com a libertação de sua filha. Em Marcos 9:14-27, lemos a história de um pai que sofria com um filho endemoninhado desde a infância. A primeira vez que o jovem foi levado aos discípulos, estes não puderam fazer coisa alguma. Mas, na hora certa, quando Jesus se aproximou do jovem, ele foi liberto. Essa verdade também é mostrada nas parábolas da ovelha, da moeda e do filho perdidos (filho pródigo) em Lucas 15. Dá trabalho ir até o deserto em busca da ovelha perdida ou vasculhar uma casa à procura de uma moeda. É angustiante ver um filho perdido sair de casa, se aventurar no mundo e até mesmo colher as conseqüências do pecado antes do arrependimento chegar. Mas o pai, a mãe, os irmãos e os amigos da ovelha perdida continuarão orando, esperando, crendo… na expectativa de que Deus os conduza ao arrependimento. E, se isso não acontecer? Se uma alma não se arrepender, ainda assim precisamos manter a fé de que servimos a um Deus bom, que é amor (1 João 4:8). Os que rejeitam a Cristo o fazem porque querem (Romanos 3:9-12) e não é nosso papel questionar os desígnios de Deus (Romanos 9:20). O nosso dever é o de orar com fé pelos nossos que ainda resistem à graça. E, se for da vontade de Deus, eles também se renderão a Cristo!

Aniversariantes

Dia 18 Natalia Santos Mendes, telefone 3561 3220.
Dia 20 Margarete de Sales Macêdo Carneiro, telefone 3563 4597.
Dia 21 Joabe do Nascimento Oliveira, telefone 3459 1152.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Classe de Casais

Neste ano implantaremos na Escola Dominical uma classe de casais. O casal que deseja participar desses momentos agradáveis e de crescimento mútuo inscreva-se na secretaria da igreja.

Férias Pastorais

O reverendo Geomário viajou no dia 1º de janeiro com sua família. No período em que ele estiver ausente o reverendo Helder assumirá os cultos e atos pastorais.

Secretaria da 3ª IPT

No período de férias do secretário, de 1º a 30 de janeiro de 2009, o atendimento na secretaria não será afetado. O reverendo Sandro estará fazendo tanto as atividades da secretaria como os atendimentos pastorais.

Tempo De Sofrimento

Devemos estar motivados a renovar a nossa fé em meio às dificuldades enfrentadas, pois o filho procurado para ser devorado pelo dragão “há de reger todas as nações com cetro de ferro.” (Apocalipse 12:5). Esta convicção deve dominar o nosso coração. Nos tempos de dificuldades, sempre brotava na alma do povo de Israel o anseio pelo Messias que o libertaria do jugo de seus inimigos. A época em que Miquéias viveu foi marcada por esse desejo. O reino de Judá se encontrava numa difícil situação. A poderosa nação Assíria, com fome de conquistas, lançava seus olhos para a terra de Judá, uma vez que a nação do norte, Israel, agora denominada Samaria, já havia caído, e seus habitantes tinha sido levados cativos para a Assíria. Nesse tempo, Miquéias traz à lembrança do povo a pessoa do Messias, indicando até mesmo o lugar onde ele nasceria. Fala também da eternidade dele, de seu reino e de sua paz. Miquéias profetizou que haveria muito sofrimento para a mãe do Messias até que ele nascesse: “Portanto o Senhor os entregará até ao tempo em que a que está em dores tiver dadoà luz.” (Miquéias 5:3). Muitos tentam identificar “a que está para dar à luz” como Maria, porém é melhor pensar no próprio remanescente de Israel. Deus sempre mantém um remanescente para si. Quando Elias pensava que estava sozinho, Deus lhe disse que havia mais sete mil que ainda eram fiéis e não haviam dobrado os joelhos perante Baal. Com relação a Israel, nunca foi plano de Deus salvar toda a nação, mas o remanescente (Romanos 9:27; Isaías 10:22-23). Este é o povo fiel, o qual Deus vem guardando para si desde o início, desde que prometeu à serpente que ela teria a cabeça esmagada pela descendência da mulher (Gênesis 3:15). Desde aquele momento, Satanás fez todo o esforço para destruir o descendente da mulher. João pinta esse quadro como um dragão diante da mulher pronto para lhe devorar o filho (Apocalipse 12:1-4), querendo, por certo, referir-se a todas as tentativas malignas de impedir a vinda do Messias, que começaram com a morte de Abel e terminaram com a matança dos inocentes em Belém pelas mãos de Herodes. Esta visão do Apocalipseé de importância crucial para entender esse assunto. João vê uma mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo de seus pés e uma coroa de 12 estrelas. Essa mulher, que deve ser identificada como Israel, está grávida. João vê também um dragão forte e poderoso, o qual ele informa ser a mesma antiga serpente chamada Satanás. O dragão pára diante da mulher esperando para devorar o filho que está prestes a nascer (Apocalipse 12:1-6,9). Sabemos que muitas foram as tentativas diabólicas para impedir que Jesus nascesse. Ainda no Éden, Satanás provocou a morte de Abel, acreditando ter assim impedido a vinda do descendente. Em seguida, fez que se misturasse a semente de Sete com a semente maligna de Caim, o que resultou no próprio dilúvio. Mas ele não conseguiu impedir que o Filho nascesse.

País de Oração: Chipre

Localização Oriente Médio
Capital Nicósia
Extensão territorial 9.251 Km2
Idioma Grego e turco
População total 854.673 habitantes
PIB 18.221 milhões de US$
Moeda Libra cipriota

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados