Boletim Informativo Nº 16/2017

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 16 de abril de 2017

Uma Páscoa que Dá Vida e que Sustenta

Próximo à Páscoa e de Israel, o Senhor Jesus apresenta-se como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: “Tomai, comei; isto é o meu corpo […] Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” (Mateus 26:26-28). Contudo, essa declaração não fora compreendida rapidamente. Anteriormente, muitos deixaram Jesus por não receberem as suas palavras (João 6:41-66). Agora, na celebração da Páscoa, horas antes de sua morte, o Senhor Jesus volta a falar dele como o Cordeiro Pascal. Cristo se declarou como a verdadeira Páscoa que traria sustentação aos seus discípulos. Antes da morte de Jesus, seus discípulos precisavam estar esclarecidos do significado que a Páscoa estava tomando. É certo que na celebração da Páscoa não havia muita compreensão, entre os discípulos, das palavras de Jesus (Mateus 26:26-30). Contudo, não faltaram os elementos da Ceia e o seu representante legal. Mais à frente os discípulos compreenderiam o verdadeiro sentido da Páscoa (João 13:7). A Páscoa observada por Israel, 1.500 anos antes de Cristo, estava findando com o início da Nova e eterna Aliança (Êxodo 12; Mateus 26:28). Continuar com as sombras da antiga Páscoa não fazia mais sentido quando o que era sombra se revelara (Hebreus 10). Assim também, nos dias atuais, não faz sentido substituir o Cordeiro Pascal por qualquer outro elemento. Celebrar a Páscoa sem o entendimento correto não traz os benefícios da graça àquele que a participa. Depois da última Ceia que Jesus realizou com os seus discípulos, o cordeiro na mesa de Israel serviria apenas como uma boa comida. Os discípulos de Jesus precisaram compreender a missão de seu Mestre (sua morte) para poderem entender que o seu sacrifício era a Páscoa que todos necessitam (João 1:29; 16:29-33). Contudo, na última ceia, eles não tiveram a compreensão do que estavam participando (João 16:29-33). Para que os discípulos tivessem a compreensão do que a Páscoa estava se tornando, eles precisaram da intervenção direta de Deus; eles precisaram ser ensinados pelo seu Mestre, eles precisaram do Espírito Santo para compreender a Páscoa graciosa. Assim, quando os discípulos compreenderam a Páscoa (1 Coríntios 15:23ss), não deixaram de celebrá-la e ensiná-la (João 16:16-22; 1 Coríntios 11:23-26). Sim! A Páscoa tornou-se lembrança diária na vida dos discípulos de Jesus. Os discípulos passaram a viver a Páscoa. Cristo é a nossa Páscoa. Viva a Páscoa que te deu vida e te sustenta.
Pastor Weber Rodrigues Milhomens.

Aniversariantes

Dia 19 Sophia de Moraes Guerreiro, telefone 98181 9401.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Catecismo Maior de Westminster

80 Poderão os crentes verdadeiros ter certeza infalível de que estão no estado da graça e de que neste estado perseverarão até a salvação?
Resposta
 Aqueles que verdadeiramente crêem em Cristo, e se esforçam por andar perante Ele com toda a boa consciência, podem, sem uma revelação extraordinária, ter a certeza infalível de que estão no estado de graça, e de que neste estado perseverarão até a salvação, pela fé baseada na verdade das promessas de Deus e pelo Espírito que os habilita a discernir em si aquelas graças às quais são feitas as promessas da vida, testificando aos seus espíritos que eles são filhos de Deus. 1 João 2:3; 1 Coríntios 2:12; 1 João 4:13,16; 3:14; 18-21,24; Hebreus 6:11-12; Romanos 8:16; 1 João 5:13; 2 Timóteo 1:12.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de Abril, a reunião de oração é de responsabilidade da União de Mocidade Presbiteriana – UMP.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 16 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 17 Manhã: visita; tarde: cuidar dos pais.
Dias 18 a 22 Reunião BIE, Congresso ACSI – ANEP, São Paulo, SP.
Dia 22 Tarde: atividades pastorais.

Atividades da Semana:
Reverendo Weber

Dias 16 e 17 Manhã: Goiás.
Dia 18 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: reunião.
Dia 19 Manhã: visita; tarde: secretaria.
Dia 20 Manhã: quartel; tarde: visita; noite: IP Recanto das Emas.
Dia 21 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: reunião de oração.
Dia 22 Quartel.

Avisos

 A Junta Diaconal está arrecadando mantimentos não perecíveis para doar aos nossos irmãos que estão necessitando. Não perca a oportunidade de ajudar o seu próximo.
 O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.
 Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário ou o reverendo Weber.
 Departamento Infantil – no culto solene desse domingo as crianças e os adolescentes da igreja apresentarão uma cantata de Páscoa.
 Ministério de Integração e UMP – estão abertas as inscrições para o acampamento que será realizado do dia 12 ao dia 15 do mês de outubro. Vagas para 70 pessoas. Faça a sua inscrição. Para melhores informações, procure o presbítero Jan.
 MEC – no dia 26 de abril, às 20h, no salão social da igreja, teremos reunião do Ministério de Educação Cristã. Pedimos que todos os integrantes estejam presentes.

Vestibular no Mackenzie Brasília

Confessionalidade, tradição e qualidade na educação. Cursos superiores, a distância, de Tecnologia em Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, e cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Para maiores informações acesse o portal www.mackenzie.br, ou pelos telefones 3521 9301 e 3521 9325. Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie. Em breve também cursos presencias da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília! Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie.

País de Oração: Guiné-Bissau

Localização África Ocidental
Capital Bissau
Extensão territorial 36.130 km2
Idioma Português
População total 1.844.325 habitantes
PIB 978 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Guiné-Bissau

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados