Boletim Informativo Nº 22/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 29 de maio de 2011







A Mulher de Cafarnaum
“(…) certa mulher, (…) tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste.” Marcos 5:25b,27.


Aqui está um texto que nos fala da mulher de Cafarnaum que foi curada ao tocar nas vestes de Jesus. Ou seja, Marcos diz que Jesus reconheceu que dele saíra poder: “Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes?” (Marcos 5:30). Esta é a descrição dada por Marcos em relação ao toque da mulher de Cafarnaum. Marcos nos ensina aqui, neste seu relato sobre a mulher de Cafarnaum, como Jesus reagiu ao perceber que dele saíra poder. Assim Jesus olhava ao redor para ver quem lhe havia tocado as vestes: “Para uma mulher que tinha sido uma rejeitada social por muitos anos, a cura só se completa quando Jesus a identifica publicamente, elogiando sua fé, declarando a todos que ela está curada (versículo 34) e purificada.” (BG 1155). Marcos nos mostra claramente que sua narrativa apresenta o contato pessoal com Jesus como o maior objetivo de vida. Agora, Marcos nos mostra também que os envolvidos nessa história são testemunhas da cura efetivada naquela mulher. Assim somos informados que os discípulos reagiram: “Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou?” (Marcos 5:31). O fato é: “Um toque de fé é sentido por Jesus, mesmo no meio de uma multidão numerosa, onde muitos o estavam tocando.” (BG 1155). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que o cristão precisa ter como o seu maior objetivo de vida um contato pessoal com Jesus pela fé. O evangelista Marcos considera essencial o toque da fé para se estabelecer um contato com Jesus. Esta santa instrução, vista nesta narrativa de Marcos sobre a mulher de Cafarnaum, se constitui num ensino precioso, no sentido de mostrar alguns pontos acerca do nosso maior objetivo de vida. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu quero tocar em Jesus pela fé. Marcos destaca o que precisa estar em apreço: o toque da fé acontece quando o contato pessoal com Jesus é o nosso maior objetivo de vida. Nesse texto, vamos destacar quatro fatos importantes: em primeiro lugar, muitos comprimem a Cristo, mas poucos o tocam pela fé (versículos 27,34). Jesus sempre atraiu a multidão, não obstante a maioria das pessoas que o buscava não ter um contato com ele. Muitos seguem a Jesus por curiosidade, mas não auferem nenhum benefício dele (Marcos 5:27,34). Em segundo lugar, aqueles que tocam a Jesus pela fé são totalmente curados (versículo 34). Dois fatos destacados: (1) sua cura foi imediata. A cura que ela procurou em vão durante doze anos foi realizada num momento. (2) Sua cura foi completa. Embora o seu caso fosse crônico, ela foi completamente curada. Em terceiro lugar, aqueles que tocam em Jesus são conhecidos por ele (versículos 32,33). Jesus perguntou: “Quem me tocou nas vestes?” (Marcos 5:30). Você pode ser uma pessoa estranha para a multidão, mas não para Jesus. Seu nome pode ser apenas “alguém” e Jesus saberá quem é você. Em quarto lugar, aqueles que tocam em Jesus devem fazer isso conhecido aos outros (versículo 33). Precisa contar aos outros da sua fé.

Aniversariantes
 
Dia 31/5 Samuel Augusto Lins, telefone 3356 1768.
Dia 3/6 Fernando Ferreira da Silva, telefone 3336 1816.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 59 Os Concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil são assembléias constituídas de ministros e presbíteros regentes.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 5 de junho, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Sandra.
– 3 a 5 anos Viviane e Natália M.
– 6 a 8 anos Marlyene.
– 9 a 12 anos Jônatas.
 
X Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça”
 
No ano de 2011 realizaremos o X Simpósio de Evangelização, e para comemorarmos este feito, faremos uma reestruturação do material e treinamento das equipes, e contamos com o maior envolvimento da igreja. Participe das equipes de intercessão, recepção, acompanhantes, secretaria, louvor, culto infantil e cafezinho. Envolva-se com este trabalho!
 
Acamps UPA
 
Nos dias 4 e 5 de junho, sábado e domingo, a partir das 9h, a União Presbiteriana de Adolescentes promoverá um acampadentro no Instituto Presbiteriano Simonton. Não perca!
 
Resoluções do Conselho
 
– O Conselho convoca assembléia extraordinária para o dia 12 de junho de 2011, para eleição de 2 (dois) diáconos e 1 (um) presbítero.
– Recebe-se documento da União Presbiteriana de Adolescentes da 3ª IPT, solicitando verba de R$ 500,00 (quinhentos reais), para realização de acampamento no Instituto Presbiteriano Simonton, no dia 4 de junho de 2011. O Conselho aprova o repasse, sem ressalvas.
– O Conselho toma conhecimento de que o irmão David Alves Nunes, em comunicado ao reverendo Geomário, no dia 1º de maio de 2011, está morando atualmente na cidade de Patrocínio, MG, frequentando as igrejas presbiterianas da referida cidade, deixando em Brasília sua esposa e filhos, alegando impossibilidade de continuar seu relacionamento conjugal. Tendo ainda este Conselho o entendimento de que neste caso deva se aplicar o artigo 22, parágrafo 2º, in fine da CI/IPB.
– Registra-se a insatisfação deste Conselho quanto à tramitação do projeto de lei 122/2006, a chamada “Lei da Homofobia”, que afeta de forma negativa as famílias e consequentemente a sociedade como um todo.
 
Programação do Coral Puro Amor
 
O Coral Puro Amor fará apresentações nos dias:
Dia 11/6 Aniversário do Coral na 3ª IPT.
Dia 19/6 IPB de Águas Claras.
Toda a igreja está convidada a participar!
 
Dia da Mocidade Presbiteriana
 
A Secretaria Sinodal da Mocidade do Sínodo Central de Brasília convida para o encontro de Jovens Presbiterianos: “Juntos e Mixturados”, no dia 28 de maio, às 19h, na Igreja Presbiteriana Alvorada, para celebrarmos o Dia da Mocidade Presbiteriana. Participe!
 
Espaço SAF
 
Venha aprender a fazer cachecol no tear de pregos, toda terça-feira, a partir das 15h, no salão social da 3ª IPT. Inscrição na secretaria da igreja. Taxa: 1 Kg de alimento não perecível.
 
Afatá — Abre-te!
 
Este é o tema do 5º Encontrar-te, nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2011, no Acampamento Gileade — Ponte Alta do Gama. Inscrições: R$ 60,00. Valores especiais para quem levar amigos não evangélicos. Participe! Maiores informações com Raquel Mano pelo telefone 8495 7271 ou pelo e-mail raqueldepaivamano@yahoo.com.br. Participe!
 
II Encontro de Atualização Teológica
 
Participe do II Encontro de Atualização Teológica, promovido pelo Sínodo de Taguatinga, que terá como tema: “O papel do oficial da igreja, segundo Calvino”. Será realizado na 4ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 17, às 20h, e 18, das 9h às 17h, com direito a café da manhã, almoço e lanche. Preletores convidados: reverendo Hermisten da Costa e reverendo Antônio Carlos de Menezes. Taxa de inscrição: R$ 10,00.  
 
Culto da Família

 

O Sínodo de Taguatinga — STG, e seus respectivos presbitérios, em gratidão pela família presbiteriana na nossa região, têm a honra de convidar você e sua família para culto em ações de graças ao Eterno Deus, no dia 4 de junho, às 19h30, na 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. 

País de Oração: Síria

Localização Oriente Médio
Capital Damasco
Extensão territorial 184.050 Km2
Idioma Árabe
População total 22.505.091 habitantes
PIB 53.945 milhões de US$
Moeda Libra

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados